Que o CPF (cadastro de pessoa física) é um documento importante já falamos aqui várias vezes. O documento, gerado pela Receita Federal, serve a princípio para identificação de seus contribuintes no Imposto de Renda. Hoje é mais usado do que o próprio documento de identificação, o RG.

Um decreto do Ministério da Economia e Controladorias Geral da União (CGU) fez do CPF um documento de referência. Com isso, o governo federal terá acesso às suas informações públicas, de benefícios e serviços públicos. E não precisará ter vários documentos para isso.

Quais documentos terão o CPF como referência?

Quando isso vai acontecer?

Todo o serviço público terá o prazo de um ano para atualizar sua base de dados para incluir o CPF como documento de referência. É importante enfatizar que o decreto não cria um documento único, apenas força o serviço público a usar o CPF como documento principal de identificação do cidadão. Por exemplo, em relação a carteira de motorista, o condutor ainda precisará portar a CNH para dirigir, não será trocado pela apresentação do CPF.

O que eu preciso fazer?

Nada! Os departamentos e órgãos públicos terão que fazer a migração automática do número de referência para o CPF.

Qual o vantagem dessa mudança para mim?

Imagine que quando você for consultar seu benefício público, ou situação da sua carteira de motorista, você vai precisar mais ter vários números contigo. É só informar o número do CPF que as informações já serão encontradas.

Quer dizer que vamos ter um documento único?

Não! Mesmo com essa mudança, o decreto não prevê a criação de um documento físico único, no qual você pode usar em todas as situações, apenas que os números do CPF será referência padrão.

Não existem muitas informações sobre o impacto na vida do dia a dia da população. O CPF já é o documentos mais usado em cadastros e consultas, então aparentemente nada muda. Poder usar o número do CPF nas consultas de beneficiosos públicos será bom também, não é?
Deixe nos comentários o que você desse decreto! 🙂

[cta texto=”Confira nosso Canal” url=”https://www.youtube.com/user/SerasaConsumidor?sub_confirmation=1&utm_source=ensina&utm_medium=texto&utm_campaign=linknotexto”]

Consulte grátis o seu Serasa Score!

VEJA AGORA SUA PONTUAÇÃO.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora