Ter suas finanças em dia e uma vida mais tranquila é o sonho de todos. Na prática, é preciso estudar e se dedicar aos conceitos básicos da educação financeira para alcançar isso. Mas nem sempre o conteúdo financeiro é de fácil compreensão e acesso para todos. É justamente por isso que o Serasa Ensina existe. Para trazer ainda mais conhecimento sobre o tema, convidamos a jornalista e escritora Patrícia Lages para nos ajudar nessas dicas.

Já consultou seu CPF hoje?

Consulte agora o CPF

O objetivo é fugir do economês e despertar interesse de quem acha que esse assunto é muito complicado. O primeiro passo para evitar situações que prejudicam a saúde do seu bolso é aprender.

Existem várias formas de aprendizado, inclusive junto com entretenimento. Aprender a cuidar do seu dinheiro não precisa ser uma tarefa árdua e chata. Podemos adquirir conhecimento com filmes, séries e livros que não necessariamente são específicos de finanças. Confira a lista de conteúdo financeiro abaixo com opções variadas e descomplicadas.

Conteúdo financeiro – Séries

  • SUITS:
    Apesar de não se tratar de finanças, a série traz uma boa lição. Ela aborda a rotina em um escritório de advogados. A cada episódio um problema insolúvel é apresentado. No final, eles sempre conseguem achar uma solução depois de analisar e estudar muito bem o problema. De acordo com a Patrícia, a dinâmica parece com os problemas financeiros. No início podem parecer enormes, mas só precisam de um pouco de estudo e dedicação para serem resolvidos.
  • O SÓCIO: Reality show que mostra como pequenas empresas que estão em dificuldades ou à beira da falência podem se reerguer. O bilionário Marcus Lemonis usa sua experiência para investir nas empresas e salvá-las em troca de uma participação societária. Mostra erros comuns que você deve evitar ao abrir o próprio negócio.
  • GIRL BOSS: É a história de uma jovem anarquista que usa suas habilidades em revender roupas para criar um negócio lucrativo na internet. A série mostra os problemas e dificuldades de abrir o próprio negócio até atingir o sucesso.

Consulte grátis seu Score

Conteúdo financeiro – Livros

  • PAI RICO, PAI POBRE de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

    É um clássico das finanças. Fala da importância de alcançar a independência financeira. O livro mostra o caminho para aprender sobre investimentos, imóveis, empreendedorismo e uso de táticas financeiras.

  • BOLSA BLINDADA de Patrícia Lages

    Patricia aponta que o maior inimigo da estabilidade financeira é a falta de conhecimento. De forma inteligente e bem-humorada, ela conta sua história de como saiu do endividamento. Também aponta passos que qualquer pessoa pode seguir para tomar as rédeas da vida financeira.

  • BOLSA BLINDADA 2 de Patrícia Lages

    Na continuação, Patricia apresenta planilhas, listas e sistemas de organização especialmente elaborados por ela. Ele apresenta recursos para adquirir hábitos saudáveis pro seu bolso.

  • MENTES CONSUMISTAS de Ana Beatriz Barbosa Silva

    A psiquiatra Ana Beatriz fala do aumento do número de pessoas em busca de ajuda contra angústia, ansiedade e depressão. Boa parte desses problemas são causados por compulsão por compras. Ela aborda o aspecto psicológico do descontrole financeiro e as consequências para a vida das pessoas. Com o livro, é possível aprender a identificar esses transtornos e saber dicas eficientes para combatê-lo.

  • AS DOZE REGRAS PARA A VIDA de Jordan Peterson

    Com uma linguagem mais elaborada, o livro também aborda aspectos comportamentais da sociedade. O autor Jordan Peterson é um psicólogo renomado que escreve sobre doze princípios para viver uma vida com significado. Para Patricia, essas doze lições deveriam estar nas escolas de tão úteis, não só para a vida financeira.

  • O PODER DO HÁBITO de Charles Duhigg

    Fala da ciência por trás dos nossos hábitos. Mostra como pessoas comuns conseguiram ter sucesso apenas mudando os padrões que moldavam os aspectos da própria vida. O autor apresenta uma nova percepção da natureza humana e seu potencial para a transformação. Também é válido para todos os aspectos da vida, não apenas financeiro.

Dica bônus: Trilha Financeira da Serasa

A dica extra de conteúdo da Patrícia Lages é a nossa trilha financeira. Ela é uma das instrutoras do curso e afirma que não indica apenas porque faz parte da trilha. “Não é sempre que as pessoas têm acesso a um conteúdo de tanta qualidade de forma gratuita. Indico sem constrangimento porque vale muito a pena. Foi um investimento grande da Serasa. Através do curso, podemos contribuir para uma melhora nas questões financeiras na vida das pessoas”.

A trilha financeira é o curso digital para ajudar você a cuidar melhor das finanças, organizar suas contas e prioridades. Entre os módulos estão orçamento, dívidas, produtos financeiros, renda e muito mais. Tudo isso no conforto da sua casa e com zero prejuízo! Confira alguns tópicos abordados ao longo da trilha:

  • Organizar e classificar as despesas
  • Gastos fixos ≠ variáveis
  • Essencial, necessário, supérfluo
  • Controle dos ganhos e gastos
  • Cortes possíveis nos gastos
  • Geração de renda extra do zero
  • Conta corrente/poupança/salário digital
  • Cheque, cheque pré-datado, cheque especial, cheque sem fundo
  • DOC x TED, saque, depósitos, taxa administrativa, diferença de bancos Digitais e bancos tradicionais
  • Juros e negociação
  • Superendividamento

Com tantas opções fica fácil começar a pensar com mais carinho na educação financeira, não é? Aprofundamos esse tema no nosso podcast. O episódio da semana traz a entrevista completa com Patrícia Lages. Além das dicas, ela também conta sua história de ex-endividada e como transformou essa dificuldade em um caso de sucesso. Vale a pena conferir!

Gostou desse conteúdo? Compartilha com quem está precisando dar o pontapé inicial na educação financeira! Para mais dicas, visite nosso canal no Youtube, lançamos vídeos toda quarta e sexta-feira.

canal no YouTube.

Consulte grátis o seu Serasa Score!

VEJA AGORA SUA PONTUAÇÃO.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora