Reforma de casa. Se você se arrepiou só de ler essas palavras, saiba que não está sozinho. A vontade de dar uma repaginada no seu lar e deixar seu cantinho mais confortável pode ser grande.

Consulte grátis seu CPF

Mas os problemas e, principalmente, os custos dessas mudanças podem ser desanimadores para qualquer um. O Serasa Ensina está aqui para te ajudar a fazer uma reforma barata e criativa.

Se o que você deseja é reformar a casa de forma estrutural, temos um conteúdo perfeito para isso. Clique para saber dicas desde o planejamento até a execução da sua reforma. Mas se está em busca de truques de decoração com economia, continue a leitura.

O que veremos aqui:

  • Por onde começar;
  • Tipos de reforma;
  • Como se inspirar;
  • Dicas de planejamento;
  • Materiais substitutos;
  • O que é DIY?
  • Como comprar usado?
  • Canais de decoração e reforma;

E muito mais!

Reforma de casa: Por onde começar?

Um bom ponto de partida é ter referências de como você quer modificar seus ambientes. Busque por inspirações no Instagram, Pinterest e onde preferir.

Muitas vezes basta digitar termos como “reforma de banheiro”, “reforma de cozinha”, “decoração de quarto” no Google. E pronto.

Uma avalanche de imagens de referência vai aparecer na sua tela. Agora é só escolher o estilo que mais te agrada e colocar a mão na massa.

Troca ou reforma de móveis

Pode parecer óbvio, mas o truque de movimentar os móveis pode deixar os ambientes totalmente diferentes. Sem contar que você não gasta nenhum real fazendo isso (e ainda pode perder umas calorias).

Outra ideia legal é tentar reformar os móveis que você já tem para dar outro estilo para a decoração. Uma simples pintura em um móvel mais antigo pode transformá-lo em um item novo.

Reformas de banheiro

Aquele azulejo da vovó te incomoda? Não se preocupa, tudo tem jeito. Basta comprar uma tinta de azulejo especial para banheiros e cozinhas.

Uma lata custa em média 50 reais e pode renovar completamente seu banheiro em questão de horas.

Mas se você busca reformas de banheiro mais profundas, tome alguns cuidados. Encanamentos e vazamentos costumam ser caros para consertar.

Então não busque a mão de obra mais barata. Lembre-se da frase da vovó: o barato pode sair caro!

Plantas

Um dos recursos decorativos mais econômicos e eficazes que existe é colocar mais verde nos seus cômodos. Além de beleza, as plantas trazem um ar mais fresco e aconchegante para qualquer local.

Vale para todos os cômodos: sala, quarto, varanda e até banheiro. As plantas ajudam a afastar a frieza dos ambientes e conferem personalidade para a decoração.

Caso tenha mais espaço, vale até fazer uma mini horta com alguns temperos da sua preferência. Além de decorativo, suas plantinhas podem ser muito úteis na cozinha.

Isso também pode representar uma pequena economia na conta do mercado.

Papel de parede ou adesivos de azulejo

Quer dar cores diferentes para suas paredes sem precisar pintar tudo? Opte por papel de parede ou adesivos de azulejo.

São opções bem mais em conta do que tinta. Além disso, essa alternativa te abre diversas possibilidades de combinação.

Outra ideia super econômica é usar fita adesiva para fazer desenhos geométricos na parede. Aqui a ordem principal é criatividade.

Escolha um estilo que mais combine com você e deixe a imaginação livre para criar algo único para sua casa.

Combinação de quadros

Caso não queira nenhuma das opções anteriores, existe a alternativa dos quadros. Com a combinação certa você pode conseguir uma nova parede sem precisar de tintas ou adesivos.

Novamente você vai depender da sua criatividade e do seu gosto para escolher opções que combinem com o restante dos ambientes. Use imagens de referência para se inspirar.

Parede de lousa

Já pensou em modificar a decoração várias vezes ao mês sem gastar um real? É essa opção que você pode ter se pintar uma das suas paredes com tinta lousa.

Depois de pintar a parede, é possível preenchê-la da forma como bem deseja usando várias cores de giz. Caso não goste do primeiro desenho, é só apagar e fazer outro.

Com essa opção você também pode aproveitar para se organizar melhor, escrevendo tarefas do dia ou lembretes que ajudem sua rotina.
Também é uma ótima opção para distrair as crianças. Com parede de lousa elas podem desenhar qualquer coisa que será facilmente apagada depois.

DIY

O nome pode parecer gringo, mas a onda “Do it yourself” ou DIY é um conceito bem conhecido dos brasileiros. É o famoso “faça você mesmo”.

Isso vale para decoração de ambientes e tudo que sua imaginação permitir. É aquela arte de transformar materiais baratos em itens extremamente úteis para casa.

Essa alternativa é econômica porque você não precisa contratar a mão de obra. Tudo vai depender do seu esforço e criatividade.

É uma boa oportunidade para reunir a família e criar algo juntos. Veja algumas opções interessantes:

  • Construção de móveis de pallets (pode ser sofá, cama, bancos para o jardim)
  • Usar de blocos de concreto como nichos decorativos ou bancos
  • Usar caixotes como nichos, mesinha de canto, baú ou decoração
  • Fazer prateleiras com blocos de madeira
  • Usar garrafas de vidro como luminárias decorativas
  • Usar garrafas pet como vasos de planta

Dica: na internet, busque por DIY + nome do item que você deseja renovar.

Tipos de reforma

Podemos dizer que existem dois tipos diferentes de reformas, aqui chamaremos de:

  • Reforma quebra-quebra;
  • Decoração com cara de reforma.

A primeira é uma reforma intensa, daquelas que quebram parede, trocam piso, produzem entulho e utilizam mão de obra específica. Também envolvem mais dinheiro e tempo.

Já a decoração com cara de reforma é uma repaginada no seu espaço, mas que fará toda a diferença. Basta restaurar alguns móveis, pintar as paredes, melhorar a iluminação e nasce uma casa nova.

Qual a melhor reforma para o seu espaço? Você quem decide. Lembre-se dos custos e tempo que serão investidos e sua disposição para isso.

Busque inspiração e organize as ideias

Se você pensa em reformar ou repaginar algum cômodo da sua casa, provavelmente, já busco inspiração na internet.

Seja no YouTube, Google Imagens ou em perfis no Instagram e Facebook. Temos duas dicas para te ajudar nessa etapa inicial do seu projeto.

Visite o Pinterest

Essa é uma rede social de imagens. Nela você poderá buscar por temas, cores, hashtag (#), cômodos ou moveis específicos. Se surpreenda com a variedade de conteúdos disponíveis.

Crie o Painel de Inspiração

Após realizar a pesquisa, você vai perceber que se identificou com diversos objetos, cores e estilos. Junte suas imagens preferidas e construa o Painel Inspiração (também chamado de moodboard).

Ele ajuda a visualizar tudo o que você idealiza para o projeto. Isso significa que ficará exatamente igual? Não, de forma alguma. Apenas te auxilia a encontrar cores e objetos parecidos com esses, mas que caibam no orçamento.

Inicie o planejamento

É essencial que você defina a quantia a ser gasta. Essa será a base de todo o planejamento.

Seja qual for o tipo de reforma, devemos fazê-la dentro da sua realidade financeira. Nada de se endividar por falta de organização.

Confira uma lista de nove dicas para montar seu planejamento:

  1. Organize suas ideais para a reforma em ordem de prioridade.
  2. Identifique os itens que possam ser substituídos por versões mais baratas.
  3. Identifique os itens que possam ficar de fora, caso o orçamento seja extrapolado.
  4. Separe os elementos que podem ser feitos por você e os que precisam de mão de obra especializada.
  5. Faça o detalhamento de cada etapa do projeto.
  6. Liste os materiais que serão utilizados em cada etapa.
  7. Crie um cronograma de reforma, encontre itens que possam ser feitos simultaneamente e economize tempo.
  8. Liste todos os produtos e ferramentas que serão utilizados no projeto.
  9. Para encontrar a melhor oferta, faça a cotação dos produtos em diferentes lojas.

Substitua materiais

A tecnologia permitiu a criação de diversos materiais. Com algumas buscas na internet, será possível encontrar uma alternativa mais barata para a sua ideia de reforma. Confira algumas sugestões de substituição:

Material tradicional Material inovador
e econômico
Revestimento
em gesso
Revestimento
PVC 3D
Levantar parede
de tijolos
Fazer parede
com drywall
Usar vidro Usar acrílico ou
policarbonato
Tinta colorida Tinta branca +
pigmento para cor

Compre usado

Precisa trocar algum móvel? Pense na possibilidade de comprar usado. Além de ser mais econômico, você ainda contribui para o meio ambiente. Existem os tradicionais brechós e lojas de itens usados. Porém, você também encontra sites especializados nesses produtos.

Curiosidade: no Facebook, existem diversos grupos dedicados à venda de itens usados. São móveis, itens de decoração, eletrodomésticos até roupas. Procure por algum desses grupos que atue na sua região.

Dicas de canais e conteúdos

Separamos alguns canais do YouTube que vão te ajudar na reforma. Nessa lista, incluímos desde escritórios de arquitetura até aventureiros (talentosos) da decoração e DIY. Confira:

StudioM4 Arquitetura

Esse é um escritório de arquitetura localizado em Brasília. Além de se divertir com a Imira – arquiteta e apresentadora do canal – receba dicas profissionais para aplicar na sua reforma.

Recomendamos a playlist StudioM4 Transforma, são 16 reformas que custaram menos de 1000 reais em materiais.

Matheus Ilt

Se identificou com o DIY? Vai adorar o canal do Matheus. Acompanhe a transformação de ambientes, dicas de decoração e como construir móveis com apenas algumas madeiras. Comece pelo vídeo da reforma do banheiro, vai se surpreender.

Doma Arquitetura

O maior canal de arquitetura do Brasil tem muitos motivos para ocupar esse pódio. A Patrícia (Paty para os mais íntimos), é a arquiteta mais simpática que você encontrará no YouTube. Não tenha dúvidas.

Fique atento às dicas de decoração, reforma, etapas e cuidados na obra. Comece pelo vídeo sobre reformas baratas.

Diycore com Karla Amadori

Como não se apaixonar por esse canal? Se você procura reformar e gastar pouco, aqui tem dicas de sobra. Mergulhe no universo do DIY e renove os ambientes da sua casa. https://www.youtube.com/watch?v=wX3ZL8aaSqw

Gui e Rafa

Essa é uma pérola que encontramos no YouTube. O canal Gui e Rafa está crescendo e você tem inúmeros motivos para acompanhá-lo desde já. As dicas e projetos são acessíveis ao bolso da maioria. Além disso, criatividade eles têm de sobra, transforme até vassoura em porta toalhas de banho.

Reforma barata é possível e você já sabe como!

Essas são apenas algumas opções para aliviar o bolso enquanto redecora seu cantinho. Nem sempre reforma de casa precisa significar um rombo gigante no seu bolso. Fazer um planejamento claro para todos os ambientes também ajuda a unir economia e bom gosto.

E aí, gostou das dicas? Compartilhe com os amigos e familiares que queiram dar um visual novo para a casa sem gastar muito. Quer aprender mais dicas de educação financeira? Visite nosso canal no YouTube e conheça nosso podcast.

* Conteúdo construído por Clara Aguiar e Lucas Ludugerio.

Faça a faxina nas suas contas!

NEGOCIE GRÁTIS SUAS DÍVIDAS

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora