Alguma vez você já deve ter visto os noticiários anunciarem os Correios em greve a partir de determinada data. Mas como essa situação pode afetar a população?

Para entender melhor sobre o assunto, é importante saber que as greves representam um direito dos trabalhadores em diferentes setores. Isso também se aplica aos funcionários dos Correios.

Mesmo assim, não dá para negar que elas causam alguns transtornos para a população, que deve saber lidar e contornar os percalços.

Neste conteúdo destacaremos o que é a greve dos Correios, como funciona e por quais motivos ela acontece. Além disso, vamos explicar com mais detalhes como a paralisação afeta a população e mostrar alternativas que poderão te ajudar nesse momento.

O que é a greve dos Correios?

A greve dos Correios ocorre quando há paralisação das atividades por parte dos entregadores e demais colaboradores da empresa. Normalmente, ela começa em períodos em que os funcionários dos Correios buscam melhores condições de trabalho e, então, adotam essa alternativa como uma espécie de “protesto”.

Nesse contexto, eles geralmente buscam por reajustes salariais, recebidos por diversas outras categorias no mesmo período. Essa “correção” permite que os profissionais possam manter o poder de compra em um cenário de alta inflação, por exemplo, para não ficar com o salário defasado ao longo do tempo.

Como a população é afetada com os Correios em greve?

Por diferentes razões, a greve dos Correios afeta a população. Primeiro porque os Correios são a principal empresa de entregas do Brasil, que consegue atender, inclusive, as regiões distantes dos centros urbanos.

Além disso, o país conta com uma infraestrutura deficitária. Essa questão encarece o transporte e pode tornar as entregas inviáveis para diversas empresas do segmento privado. Isso acontece porque o principal meio de transporte de mercadorias é o ramal rodoviário. Ele é mais custoso e seu tempo de entrega costuma ser maior quando comparado, por exemplo, com o modelo ferroviário.

Por esse motivo, a greve dos Correios costuma causar diversos atrasos ou aumentar o tempo de diversas entregas. Considerando tudo isso, podemos dizer que a paralisação tem impacto direto no cotidiano de muitas pessoas.

Correios em greve: como evitar transtornos nesse momento?

A greve dos Correios pode gerar diversos prejuízos às pessoas. No entanto, há algumas estratégias que poderãote ajudar a reduzir os impactos desse tipo de situação. Você pode contar com o apoio de profissionais autônomos para fazer entregas, por exemplo, ou manter-se informado para saber da greve com antecedência e ter um “plano B”. Vamos falar mais sobre essas questões a seguir.

Contratar serviços de entregadores autônomos

Uma boa estratégia para evitar situações complicadas é contar com a ajuda de profissionais autônomos. Existem pessoas que vendem itens com entregas para outras cidades. Elas vêm em um ótimo momento e é uma excelente alternativa com o objetivo de driblar ou mitigar os efeitos da greve no seu cotidiano.

Acompanhar as notícias

Com frequência acontecem greves nos Correios. Na maioria das vezes, as paralisações ocorrem por um prazo determinado e comunicado com alguma antecedência. Por isso, é muito importante ficar de olho nas notícias sempre que precisar do serviço para que você não seja surpreendido pelo atraso na entrega de correspondências ou possa pensar em alternativas.

Ter um “plano B”

Em períodos de greve sempre é bom contar com um bom plano B para garantir que a sua entrega será feita ou recebida. Nesse contexto, vale a pena fazer orçamentos com outras empresas de entrega. Pesquise as condições oferecidas por cada prestador de serviço e escolha a companhia que melhor atende às suas necessidades.

Procure a segunda via digital de suas contas

Algumas empresas fornecem a segunda via digital das contas para facilitar o pagamento para os consumidores. Entre em contato com as empresas que enviam correspondências para você e verifique como pode passar a receber seus boletos online para não ficar tão dependente do serviço de entregas e fazer o pagamento dentro do prazo.

Aliás, acessar a segunda via digital das suas contas é uma das melhores alternativas para mitigar os efeitos da greve dos Correios na sua rotina. Além disso, receber seus boletos online pode manter seus dados mais segundos, já que não há chance de extravio da correspondência, como ocorre com as contas físicas.

Em algumas situações, infelizmente as empresas não disponibilizam a segunda via das contas na Internet. Mesmo assim, o consumidor continua sendo responsável pelo pagamento das contas. Então, o que fazer nesse momento?

Procure a empresa credora antes da data de vencimento da conta e tente buscar outra alternativa para fazer o pagamento e evitar a cobrança de juros e multas por atraso. Por esse motivo, é fundamental saber as datas de vencimento das suas contas.

Contatar a empresa responsável pela encomenda

Em alguns casos, a greve dos Correios pode contribuir para o atraso de encomendas. Em situações como essa, as lojas virtuais têm o dever de encontrar outra maneira de fazer a entrega ao cliente dentro do prazo combinado.

Por isso, caso você tenha comprado algum produto na Internet e está com receio de que entrega possa atrasar devido à situação dos Correios em greve, é uma boa ideia entrar em contato com a empresa e verificar opções alternativas para que o produto seja entregue no prazo combinado anteriormente.

Por fim, mas não menos importante, caso sua encomenda esteja paralisada nos Correios, você tem o direito de receber o dinheiro da entrega de volta ou mesmo ter a quantia abatida em outro serviço.

Como pudemos perceber, os Correios em greve geram diversos transtornos para a população. Por esse motivo, é muito importante ficar por dentro das notícias e contar com diferentes alternativas para evitar maiores problemas, como o atraso no pagamento de algumas contas que chegam via correspondência (contas de água, luz, entre outras).

Lembre-se: pagar as contas em dia é fundamental para manter o seu nome limpo e conseguir um bom score. Está com alguma dívida atrasada ou negativada? Acesse o Serasa Limpa Nome para consultar a situação do seu CPF e conferir as ofertas de negociação com desconto disponíveis para você.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora