Entenda como funciona o processo de abrir conta virtual e quais são as vantagens desse modelo.

A tecnologia mudou a forma como nos relacionamos e realizamos inúmeras atividades, inclusive como resolvemos as questões financeiras. Hoje em dia, ninguém tem mais tempo e paciência para enfrentar filas de banco. Esperar horas para falar com o gerente, por exemplo, passou a ser algo extremamente incômodo. Por isso, abrir conta virtual tem se tornado cada vez mais comum.
Você já imaginou não precisar mais andar com aquele monte de boleto impresso, passar horas em uma agência bancária ou no telefone tentando resolver um problema com o seu gerente? Essas são algumas das vantagens que você deve considerar na hora de abrir conta virtual. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

O que é uma conta virtual?

Os bancos digitais vieram para trazer uma nova forma de se relacionar com os serviços financeiros. Eles oferecem processos menos burocráticos e mais práticos para os consumidores. A conta virtual, por exemplo, é uma opção mais simples do que a tradicional, oferecida pelas agências físicas.
Ao abrir conta virtual, você pode contar com diversos produtos financeiros sem precisar enfrentar filas e, geralmente, pagando tarifas menores. Tudo isso com muito mais praticidade, comodidade, economia e segurança para pagar boletos, receber dinheiro, fazer transferências, entre outros. No mais, a maioria das contas digitais oferece cartões de débito e crédito, assim como os bancos tradicionais.

A conta virtual é totalmente gerenciada por aplicativos e caixa eletrônico, democratizando o acesso ao mundo financeiro. Aliás, elas são feitas para quem quer ter mais autonomia e tecnologia na gestão financeira.

Qual é a diferença entre contra virtual e conta tradicional?

Você deve estar se perguntando qual é a diferença entre abrir uma conta virtual ou tradicional. Pode acreditar, existem várias.

A primeira delas é a inovação e a tecnologia aplicada à sua vida financeira. Para abrir conta virtual, você não precisa ir até uma agência. Basta acessar o aplicativo do banco digital, fazer um cadastro e aguardar a aprovação, que geralmente vem em poucas horas.

Outra diferença é que, para depositar dinheiro em uma conta física, é necessário ir até uma agência ou caixa eletrônico. Já com uma conta virtual você pode fazer isso por meio de um pagamento de boleto, com muito mais facilidade.
Quando falamos de atendimento em bancos presenciais, você precisa do gerente de conta para resolver qualquer situação. Enquanto isso, na conta digital, você faz tudo por meio do aplicativo, via chat.

Por outro lado, a falta de um ponto físico pode ser um problema para quem gosta de resolver tudo presencialmente, “cara a cara”. No entanto, esse tipo de serviço exige uma infraestrutura com um custo a mais que é repassado para o cliente. Ou seja, acaba se tornando mais caro para o consumidor.

Quais são as vantagens de abrir conta virtual?

Existem muitos pontos positivos ao abrir conta virtual. Além de não precisar passar horas nas filas dos bancos ou ficar esperando um tempão para ser atendido pelo gerente do banco, você ainda pode contar com tarifas menores. Mas não é só isso. Confira mais algumas vantagens de abrir conta virtual:

Suporte via Internet

Ao abrir conta virtual, todo o suporte é feito de forma online, evitando que você espere por horas nas filas para tirar dúvidas ou solicitar um serviço. O atendimento é feito de forma totalmente virtual e simples, no próprio aplicativo, em poucos cliques.

Praticidade e menos burocracia

Burocracia é algo que você raramente vai encontrar ao abrir conta virtual. Ao contrário de uma conta tradicional, que exige uma série de documentos impressos, na conta digital você faz tudo pelo aplicativo. Ou seja, preenche os dados pessoais e encaminha os documentos digitalizados para análise da instituição financeira. Geralmente, em no máximo um ou dois dias a conta já é liberada para acesso.

Sem taxas

Já falamos anteriormente que um banco tradicional precisa de uma infraestrutura para funcionar e atender seus clientes presencialmente. Para isso, há um custo que é repassado ao cliente em forma de taxas e cobranças, como manutenções de conta, anuidades e afins. Ao abrir conta virtual, você fica isento destas taxas, além de não ter nenhum custo pela movimentação bancária.

Segurança

As contas virtuais são tão seguras quanto as contas tradicionais. Ambas precisam seguir a regulamentação do Banco Central. Além disso, existe o Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
O recurso garante que todos os clientes que possuem renda de até R$ 250 mil possam receber seu dinheiro de intervenção, de liquidação ou de falência da instituição financeira. Por isso, é muito importante verificar se o banco digital possui proteção do FGC antes de abrir conta virtual.

Transferências ilimitadas

Diferente de um banco tradicional, onde as transferências entre contas são limitadas ou tarifadas, ao abrir conta virtual você tem a vantagem de realizar a função quantas vezes precisar. Bastam apenas alguns toques na tela e pronto!

Mais opções de investimento

Outra grande vantagem de abrir conta virtual é o acesso fácil e rápido a diversas opções de investimentos. Os bancos digitais trabalham com diferentes serviços, em diversas modalidades, como por exemplo, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e Imobiliário (LCI).
Além disso, alguns ainda oferecem uma plataforma completa de investimentos, como o Banco Inter e o Modalmais. No entanto, também é possível fazer investimentos mais simples atrelados ao CDI.

Com isso, o cliente consegue elevar sua rentabilidade e traçar uma estratégia de investimento variada e de baixo risco a curto, médio e longo prazo. Aliás, tudo é feito diretamente no aplicativo, com a maior comodidade possível.

Com tantas vantagens de abrir conta virtual, não há dúvidas de que esta é uma das melhores opções para quem não gosta da burocracia e da demora nos atendimentos dos bancos tradicionais. No entanto, nossa dica é sempre pesquisar muito bem sobre a credibilidade da instituição financeira e verificar se ela conta com a cobertura do FGC para garantir mais segurança para o seu dinheiro.

Quer mais dicas sobre educação financeira? Continue navegando pelo Serasa Ensina e veja outros artigos.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora