Levantamento da Serasa revela que 6 em cada 10 brasileiros pretendem sacar o FGTS Emergencial

Maioria dos entrevistados pretende usar o Saque Emergencial para pagar dívidas, limpar o nome e se reorganizar financeiramente

Abril, 2022 – Estudo realizado pelo Instituto Opinion Box, em parceria com a Serasa, revela que 63% dos trabalhadores endividados pretendem sacar o dinheiro disponível a partir desta quarta-feira, quando a Caixa Econômica Federal começa a pagar o novo saque do FGTS 2022 de até R$ 1 mil reais - o chamado ”Saque Emergencial” – os primeiros a receber serão os nascidos em janeiro.

Segundo o levantamento, apenas 28% dos entrevistados afirmaram que pretendem manter o valor em sua conta para retirada em outro momento. Os demais 9% ainda estão indecisos se realizam ou não o saque.

Com relação à finalidade da utilização do valor, o estudo mostrou que 40% dos inadimplentes pretendem usar o valor para limpar o nome. Pelo menos 26% dos questionados projetam usar o saque para pagar dívidas de cartão de crédito. Também 26% é o índice de entrevistados que pretendem usar o dinheiro para colocar em dia as contas básicas, como água, luz e gás.

Dos entrevistados, 12% afirmam que vão pagar dívidas contraídas em bancos e 8% pretendem quitar débitos feitos com familiares ou amigos. Apenas 13% dos endividados afirmam que vão usar o FGTS para fazer compras em supermercados e 12% estão fazendo planos de investir a quantia sacada.

mulher segurando o seu celular bem na tela do FGTS

Metodologia

O levantamento foi realizado pela Serasa em parceria com o Instituto de pesquisa Opinion Box durante entre os dias 12 e 14 de abril. Por meio de um questionário com dez perguntas, o estudo ouviu 1.679 usuários da Serasa. Desses, apenas 32% disseram ter saldo disponível no FGTS e 33% afirmaram não ter saldo na conta.

A Serasa é um braço da Serasa Experian e tem como propósito revolucionar o acesso ao crédito no Brasil. Para isso oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais que permitem que o consumidor consulte a sua pontuação de crédito (Serasa Score), negocie suas dívidas (Serasa Limpa Nome), consiga empréstimo e cartões de crédito (Serasa eCred), monitore seus dados (Serasa Premium) e tenha sua própria carteira digital para pagamento de todo tipo de conta e contratação de serviços. Tudo isso de forma simples e acessível via aplicativo ou site. Para mais informações, visite www.serasa.com.br

foto do escritorio da serasa com os funcionários em reunião