67% dos brasileiros têm medo de cair em fraudes durante as compras na Black Friday

Pesquisa realizada pela Serasa comprova que os golpes ou armadilhas nas ofertas constituem a maior preocupação dos consumidores no período de promoções

O medo de cair em fraudes ou emboscadas comerciais é a principal preocupação entre os consumidores que irão às compras na última sexta-feira de novembro, dia 25. Realizada pela primeira vez em meio à Copa, a compra de uma nova televisão ocupa a quinta posição do ranking de desejos de Black Friday, conforme 22% dos entrevistados. Os eletrodomésticos, porém, continuarão liderando a procura do período, com 36%, seguidos de notebooks e celulares (35%) e vestuário (28%).  

Se aumenta o receio, por outro lado cresce a atenção e o cuidado dos consumidores com as medidas de segurança adotadas durante as compras. Veja os principais números da pesquisa que ouviu 2.425 pessoas: 

Sobre fraudes e armadilhas comerciais:

  • • 67% dos brasileiros têm medo de cair em fraudes durante a Black Friday 

  • • Oito em cada 10 entrevistados já sofreram alguma fraude no período.  
  • • As situações de fraudes na Black Friday mais frequentes entre os consumidores entrevistados são o falso desconto (41%) e as questões relacionadas a frete (32%).

  • • A “Segurança do site” é o principal fator levado em consideração pelos consumidores na hora de fazer compras na Black Friday (38%). Na sequência estão: “Valor do frete” (35%) e “Valor final do produto” (33%). 

  • • As principais medidas adotadas pelos entrevistados para tentar fugir das fraudes e golpes são “Compras em sites/lojas grandes e conhecidas” (34%), “Compras em sites/lojas das quais sou cliente” (33%), e “Ao fazer compras online, pesquiso se o site é de confiança” (32%). Ainda, 30% dos consumidores desconfiam quando o preço está muito abaixo da média e 26% buscam avaliações da loja/marca em redes sociais e sites especializados (Reclame Aqui, Consumidor.gov, Confiômetro etc.). 
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Sobre intenção de compra:

  • • Quatro a cada dez consumidores já sabem que produto pretende adquirir na Black Friday há mais de seis meses. É quando costumam começar a comparar preços, principalmente em sites de marketplace (51%) e nas lojas físicas (50%). Esses consumidores já têm em mente, inclusive, o ticket médio previsto para as compras. 
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  • • 45% dos entrevistados pretendem realizar alguma compra na Black Friday de 2022. Dentre aqueles que não vão comprar ou que ainda não se decidiram (55%), o principal motivo é “Acho que não terei condições financeiras para compras durante a Black Friday” (35%); seguido por “Ainda não tenho nenhuma necessidade/nenhum produto em mente” (31%). 
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  • • Eletrodoméstico são os produtos mais pretendidos 
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  • • 40% dos consumidores que já decidiram os produtos estão buscando por eles há mais de seis meses. 31% estão há mais de um mês na busca. Outros 18% começaram a pesquisar pelos produtos somente em novembro – mês da Black Friday. 
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  • • A pesquisa pelos produtos é feita principalmente em sites de marketplace (51%) e diretamente nas lojas físicas (50%). 30% dos consumidores já pesquisam em lojas de marcas específicas que consideram comprar e 27% ficam atentos às redes sociais. 
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  • • A principal forma de pagamento que os respondentes pretendem utilizar para pagar as suas compras na Black Friday é o cartão de crédito (58%); seguido pelo Pix (17%) e pelo dinheiro (10%). 
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  • • Valor médio que os entrevistados pretendem gastar na Black Friday: 
  • ○ 18% até R$ 500,00     
  • ○ 22% até R$ 1 mil 
  • ○ 30% até R$ 2 mil 
  • ○ 17% até R$ 5 mil 
  • ○ 13% afirmam não ter limite de valor 


Sobre crédito

Prevendo as compras, boa parte dos consumidores busca alternativas financeiras para dar conta de todos os desejos durante o período de promoções.  

  • • 64% dos consumidores buscarão por crédito extra visando as compras da Black Friday. Veja os motivos:   

  • • A principal modalidade de crédito buscada é o cartão de crédito, com 85% de preferência; seguido pelo empréstimo pessoal, com 26%. Empréstimo para negativados e empréstimo sem comprovação de renda também são opções para 6% dos respondentes. 
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  • • 49% dos consumidores que precisarão de crédito extra já estão há mais de seis meses na busca. 22% começaram a pesquisa há mais de um mês. Outros 19% vão começar a pesquisar pelos produtos somente em novembro – mês da Black Friday. 
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  • • Os bancos digitais são os mais buscados nesse momento (66%); seguidos pelos bancos tradicionais (52%) e pelas empresas especializadas em crédito (19%). E as modalidades de crédito mais buscadas são o cartão de crédito (85%) e o empréstimo pessoal (26%). 

  • • Valor médio de crédito extra pretendido: 
  • ○ 24% até R$ 1 mil de crédito extra 
  • ○ 27% entre R$ 1 mil e R$ 2 mil 
  • ○ 27% entre R$ 2 mil e R$ 5 mil 
  • ○ 14% entre R$ 5 mil e R$ 10 mil 
  • ○ 7% valor superior a R$ 10 mil 


Sobre a Serasa

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais. 

Para mais informações: www.serasa.com.br.

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