88% das mulheres têm participação nas finanças da casa

Pesquisa Serasa revela que a população feminina é protagonista no orçamento familiar e se mostra ávida por informação e educação financeira

São Paulo, março de 2023 – Está definitivamente sepultado o estereótipo da mulher gastadora e dependente da figura masculina, conforme atesta a inédita pesquisa Relevância das Mulheres nas Finanças das Famílias Brasileiras, produzida pela Serasa. O levantamento aponta que as mulheres assumiram o comando dos recursos dentro de casa e participam de maneira mais assertiva do orçamento e da construção do patrimônio da família. Agora elas lideram a pontualidade das contas do lar e impedem, com senso de responsabilidade e muita informação, um endividamento ainda maior das famílias brasileiras. 

Mulher sorrindo

O indicador que mais chama atenção na pesquisa é que 88% das mulheres têm participação nas finanças das famílias, sendo que 38% delas são as principais responsáveis pelo provimento da casa. O perfil das mulheres provedoras revela que, em geral, elas têm entre 30 e 49 anos, ensino superior completo, um ou dois filhos, são casadas e empregadas no regime CLT.  

Gráfico mostra relevancia das mulheres nas finanças das familias

“A pesquisa reflete a mulher brasileira atual, mais empoderadas, cada vez mais dispostas a gerir as despesas da casa e a formar novos arranjos familiares. Afinal, independência financeira é pré-requisito para a independência feminina”, diz Patricia Camillo, Gerente da Serasa. Apenas 12% das mulheres ainda não contribuem financeiramente no lar. Em geral, estão na faixa de 18 e 29 anos, têm somente ensino médio completo, não têm filhos, são solteiras, estão ainda desempregadas ou são donas do lar. “Ou seja, são mais jovens, com menor nível de escolaridade e sem emprego”, diz Patrícia.  

Realizado em parceria com o Instituto Opinion Box, o estudo que ouviu 2.251 mulheres entre 10 e 22 de fevereiro traz outros importantes diagnósticos sobre a responsabilidade feminina nas finanças: 

  • 56% das mulheres não registraram atraso no pagamento de contas nos últimos 12 meses.  
  • 75% das mulheres recorreram a bicos para obter renda extra para manter a qualidade de vida e as contas em dia. 
  • 39% delas não pediram qualquer espécie de empréstimo financeiro no último ano. 
Gráfico mostrando complementação de renda das mulheres

Sem gastos supérfluos

As dificuldades, porém, não desapareceram do universo feminino brasileiro. Pelo menos 44% das mulheres tiveram atraso em pelo menos uma de suas contas nos últimos 12 meses e, na tentativa de garantir a saúde financeira, 6 a cada 10 respondentes já precisaram recorrer a uma modalidade de crédito extra pelo menos uma vez.  

“A principal motivação apresentada para buscar um empréstimo é a quitação das dívidas. Diferente da visão antiquada que enxergava apenas seus gastos com categorias supérfluas, elas estão arcando com dívidas de cartão de crédito, despesas inesperadas e pagamento de contas básicas”, explica Patricia Camillo.  

A INADIMPLÊNCIA FEMININA


Gráfico de mulheres

Educação financeira como direito de todas

Assim como tantas outras preocupações que rodeiam o universo feminino, as mulheres também se mostram atentas às informações sobre como lidar com o dinheiro. O levantamento revela que 9 em cada 10 mulheres buscam educação financeira de forma constante no seu dia a dia, e os principais canais utilizados para encontrar esses conteúdos encontram-se no ambiente digital: 48% procuram em buscadores de internet e 40% preferem seguir influenciadores digitais e/ou perfis de finanças nas redes sociais. 

“A saúde financeira está intrinsecamente ligada à educação, e as mulheres se mostram motivadas a aprender cada mais sobre organização e planejamento de suas finanças”, complementa Patrícia. “Por isso, acreditamos que o acesso ao crédito e a retomada ao mercado devem ser vistos como direitos fundamentais para o empoderamento feminino”. 

A pesquisa completa (clique aqui) contempla: 

  • • Perfil das mulheres segundo a sua participação financeira nos lares; 
  • • Capítulo sobre a vida e as lutas profissionais do universo feminino no Brasil; 
  • • A realidade da mulher empreendedora e da autônoma; 
  • • A nova relação das mulheres com crédito e com empréstimos; 
  • • Onde as mulheres buscam educação financeira e proteção contra os golpes.    

Sobre a Serasa

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais.  

Para mais informações: www.serasa.com.br

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA 

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