Apenas 35% dos brasileiros acreditam ter alcançado a sua independência financeira, aponta pesquisa da Serasa

• Estudo inédito investiga qual o conceito de independência financeira no país.

77% dos brasileiros se dizem “distantes” da independência financeira.

65% dos que se consideram independentes revelam que a conquista ocorreu entre os 18 e 30 anos.

87% descrevem que a sonhada independência promove uma “sensação de liberdade e segurança”.

Entre os sem autonomia, quitar dívidas (41%), conseguir emprego (25%) e conseguir investir (24%) são as principais metas para alcançar a independência.

49% dos consumidores que dependem economicamente de alguém admitem “sentir culpa” pela situação incômoda. 


Duas mulheres negras organizando as finanças com planilhas

Setembro de 2024 – No mês em que o Brasil celebra a Independência, a Serasa divulga estudo que traça um diagnóstico da autonomia financeira do brasileiro. Segundo o levantamento inédito produzido pelo Instituto Opinion Box, apenas 35% dos consumidores se consideram independentes quando a pauta trata de finanças pessoais.

Para os entrevistados, os primeiros passos para alcançar este patamar são conseguir pagar as próprias contas em dia (48%), ter os gastos planejados e organizados (48%) e conseguir pagar as dívidas de forma segura (34%).

O caminho para a independência

Ao analisar a pequena parcela de público que se considera independente financeiramente, 44% afirmam que a conquista aconteceu entre os 18 e os 24 anos – para 21%, entre os 25 e os 30 anos, e 5% declaram que já eram independentes financeiramente antes mesmo dos 18 anos. E 46% desse público mais independente admite que a chamada independência os estimulou a contrair dívidas.

“Os dados mostram que, para a maior parte dos brasileiros, essa sensação de autonomia chega junto com a inserção no mercado de trabalho, uma promoção profissional ou coincide com o período de mudança da casa dos pais”, traduz Thiago Ramos, especialista da Serasa em finanças pessoais. “A chamada independência, por sua vez, demanda cautela e exige cuidados necessários sobre o que fazer com os primeiros salários, como organizar as novas contas básicas e como utilizar a obtenção de crédito da forma mais consciente possível”.

Realidade para poucos, sonho para muitos

Ainda de acordo com o levantamento, 77% dos brasileiros afirmam que a independência financeira é uma “realidade distante” para boa parte da população. Entre aqueles que ainda são dependentes de alguém para arcar com suas despesas, 49% admitem sentir culpa por estar nesta situação, e 43% temem nunca conseguir sair dela.

Para quem ainda não conseguiu alcançar a almejada independência, metas como quitar as dívidas (41%), conseguir um emprego (25%) e ter um investimento (24%) estão entre as prioridades.

Gráfico mostrando porcentagem das principais atitudes tomadas pelos brasileiros

“A independência financeira precisa de planejamento financeiro, controle do orçamento e informações suficientes para tomar decisões assertivas”, explica Thiago. “Uma planilha ou o bom e velho caderninho de anotação são ferramentas que podem contribuir para a liberdade em relação aos gastos. A Serasa, por exemplo, oferece a funcionalidade ‘Minhas Contas’, que permite a transação de qualquer boleto registrado no CPF do consumidor, auxiliando na organização do orçamento e emitindo alertas antes do vencimento para evitar a inadimplência decorrente desses atrasos”.

A função gratuita já está disponível no aplicativo da Serasa. Acesse e saiba mais sobre os benefícios do Minhas Contas e como habilitar o serviço.

Metodologia

O levantamento contou com 1.200 respondentes (52% mulheres e 48% homens) de todas as regiões do Brasil, de 18 a 60 anos ou mais. Para conferir o relatório completo, acesse aqui.

Sobre a Serasa

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais. Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.

Informações à imprensa: serasa@vcrp.com.br 

Contate nossa assessoria de imprensa

Envie um email em serasa@vcrp.com.br

Ligue para (11) 94547-0341

Para ajuda com outros temas, a nossa Central de Atendimento está pronta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre os serviços da Serasa! Confira nossos canais oficiais.