Brasileiros pretendem gastar até R$ 300 no Dia dos Namorados, revela Serasa
- · Pesquisa mostra equilíbrio entre romantismo e responsabilidade financeira nas escolhas para a data
- · Roupas e perfumes lideram a lista de presentes preferidos
- · 53% pesquisam preços e promoções antes de comprar
- · 41% pretendem gastar até 10% da renda mensal com o presente
- · 93% preferem um parceiro que economize pensando no futuro
São Paulo, junho de 2025 – Impulsionado pela expectativa de presentes, jantares e experiências a dois, o Dia dos Namorados movimenta o comércio e o coração dos casais brasileiros. Um levantamento da Serasa revela que 50% dos consumidores pretendem presentear a pessoa amada no dia 12 de junho, com gastos concentrados entre R$ 101 e R$ 300.
Entre os que vão comprar presentes este ano, 75% também compraram na mesma data em 2024. Desse grupo, 44% planejam gastar o mesmo valor do ano anterior, 23% querem reduzir os gastos e 21% pretendem investir mais. A maioria dos presentes será destinada a maridos e esposas, seguidos por namorados e por parceiros em relacionamentos mais casuais, os chamados “ficantes”.
Presentes sim, exageros não
A pesquisa também mostra uma postura cautelosa em relação ao orçamento. Quatro em cada dez entrevistados se dizem dispostos a comprometer até 10% da renda mensal com o presente para a pessoa amada. As categorias mais citadas de presente incluem roupas (38%), perfumes (32%), itens simbólicos (20%) e chocolates (19%). Mesmo com a tradição dos mimos nesta data, o autocontrole financeiro é prioridade para a maioria.
Em comparação ao ano passado, dados da Serasa apostaram aumento do ticket médio para o Dia dos Namorados: na mesma data, em 2024, 52% pretendiam gastar apenas até R$200. Além disso, as preferências acompanham os principais segmentos para presentes, com aumento de 12 pontos percentuais para o setor de vestuário.
Segundo o levantamento, 93% dos brasileiros preferem um parceiro que economize pensando no futuro, em vez de alguém que gaste com presentes. Além disso, 52% dos entrevistados dizem que costumam pesquisar preços e promoções antes de efetuar as compras.
Patrícia Camillo, gerente da Serasa, presentear é uma forma de demonstrar carinho, mas isso não precisa vir acompanhado de gastos excessivos. “Alinhar expectativas com o parceiro e investir em lembranças simbólicas, feitas com afeto e dentro do orçamento, pode ter um valor ainda maior”, afirma. “Relacionamentos saudáveis se constroem com diálogo, metas em comum e respeito à realidade financeira de cada um”.
Metodologia
O levantamento foi realizado em parceria com o instituto Opinion Box, entre 19 e 22 de maio, e ouviu 1120 pessoas, de diferentes faixas etárias e regiões do Brasil.
Informações à imprensa
Sobre a Serasa
Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais. Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.
Contate nossa assessoria de imprensa
Envie um email em serasa@vcrp.com.br
Ligue para (11) 94547-0341
Para ajuda com outros temas, a nossa Central de Atendimento está pronta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre os serviços da Serasa! Confira nossos canais oficiais.