Para 53% dos brasileiros, contas de água, luz e gás representam o maior percentual do orçamento mensal

• ●     Estudo da Serasa analisa perfil e comportamento dos endividados no Brasil, com destaque para as contas básicas.
  • ●     Para 82% dos brasileiros endividados, o valor das contas básicas chega a representar até R$ 750.
  • ●     83% já atrasaram o pagamento de outras contas para priorizar o pagamento de água, luz ou gás.
  • ●     74% das dívidas de contas básicas estão atrasadas há pelo menos um ano.
O empresário usa o celular para escanear um código de barras para pagar a fatura mensal do cartão de crédito após receber uma fatura. conceito de pagamento de faturas online

A pesquisa “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023” revela que 53% dos brasileiros endividados dizem que as contas de luz, água e gás representam a maior parcela do seu orçamento mensal. E 83% dos entrevistados dizem que já atrasaram o pagamento de outro tipo de conta porque tiveram de priorizar o pagamento de uma conta de água, luz ou gás.

Produzido pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, o estudo identificou também que para a maioria (82%) das pessoas o valor dessas contas dentro do orçamento chega a até R$ 750 – quase a metade do salário-mínimo, que está em R$ 1.320.

Atrasos longos no pagamento de dívidas também são comuns entre boa parte dos brasileiros: 74% dos devedores de contas básicas afirmam ter uma pendência atrasada há pelo menos um ano.

A pesquisa “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023” ouviu 11.541 pessoas maiores de 18 anos de todas as regiões do país, sendo 52% homens e 48% mulheres.

Confira a pesquisa completa no link: Serasa Comportamento

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais.

Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.