Serviço de monitoramento de dados ajuda consumidor a escapar de golpe financeiro

No Dia Internacional da Internet Segura, Serasa compartilha seis dicas que ajudam a evitar fraudes como a que viralizou nas redes sociais

Episódio ocorrido sexta-feira em Belo Horizonte, quando um consumidor percebeu que estava sendo envolvido em uma fraude para obter financiamento, ilustra o crescimento das armadilhas impostas pelos criminosos no ambiente virtual e a importância dos cuidados com as facilidades digitais.

Levantamento realizado pela Serasa revela que há uma tentativa de fraude de CPF a cada 17 segundos no Brasil. “Neste cenário, o maior desafio é manter-se seguro já que, infelizmente, os golpes são cada vez mais diversificados”, diz Aline Sanchez, responsável pelo Serasa Premium, serviço de monitoramento de dados e prevenção à fraudes.

mulher fazendo um monitoramento de dados

A ação registrada na capital mineira faz parte de um novo esquema, conhecido como o Golpe do Motoboy. Para atrair vítimas, golpistas fingem ser entregadores de comida ou presentes e, após entregarem produtos não pedidos, dizem que precisam de uma selfie do suposto cliente para confirmar a entrega. Ao conseguir as imagens, aprovam financiamentos através de aplicativos de bancos ou corretoras. A vítima só desconfiou porque foi notificado pelo Serasa Premium que dois bancos haviam consultado recentemente seu Serasa Score. E também porque uma floricultura, de remetente oculto, entrou em contato para fazer a “entrega de um presente”.

No Dia Internacional da Internet Segura, a Serasa aproveita o episódio para conscientizar os consumidores sobre os diversos perigos da internet com seis dicas:

1. Desconfie de links de origem desconhecida, mesmo quando enviados por pessoas conhecidas: aplicativos mensageiros (como WhatsApp e Telegram) e e-mails são as origens mais comuns de links maliciosos. Antes de clicar, certifique-se sobre a veracidade do conteúdo.

2. Na dúvida, não clique: muitas mensagens despertam gatilhos emocionais nas vítimas, como solidariedade, curiosidade, facilidade, benefícios e outros. Podem ser mensagens do tipo “Sua fatura do mês chegou” ou “Temos uma oferta imperdível”. Na dúvida, não clique.

3. Verifique a segurança e autenticidade dos sites de navegação: o crime do furto de dados pessoais pode começar em uma promoção tentadora que remete a uma tela falsa. Um site falso costumeiramente é difícil de ser identificado justamente porque simula a página real. Neste caso, é preciso estar atento a três elementos no endereço eletrônico: possuir o https na URL, o cadeado na barra de navegação e a inscrição site seguro. Se não encontrar, desconfie.

4. Atenção ao “check” de verificado: sempre que entrar em contato com uma empresa verifique se os perfis nas redes sociais têm o “check” verificado ao lado do nome da empresa. Cuidado para não confundir o símbolo oficial, que no Instagram é azul e no WhatsApp é verde, com emojis semelhantes.

5. Atenção ao “check” de verificado: sempre que entrar em contato com uma empresa verifique se os perfis nas redes sociais têm o “check” verificado ao lado do nome da empresa. Cuidado para não confundir o símbolo oficial, que no Instagram é azul e no WhatsApp é verde, com emojis semelhantes.

6. Compra online? Prefira o cartão virtual: depois que estiver com o seu cartão de crédito em mãos e for realizar uma compra online, prefira sempre que possível usar o cartão de crédito virtual, disponível no aplicativo das instituições bancárias e que possui dados diferentes para cada transação. Dessa forma, você irá minimizar as chances de sofrer uma fraude, já que não irá disponibilizar as informações do seu cartão físico.

A Serasa é um braço da Serasa Experian e tem como propósito revolucionar o acesso ao crédito no Brasil. Para isso oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais que permitem que o consumidor consulte a sua pontuação de crédito (Serasa Score), negocie suas dívidas (Serasa Limpa Nome), consiga empréstimo e cartões de crédito (Serasa eCred), monitore seus dados (Serasa Premium) e tenha sua própria carteira digital para pagamento de todo tipo de conta e contratação de serviços. Tudo isso de forma simples e acessível via aplicativo ou site. Para mais informações, visite www.serasa.com.br.

Virta Comunicação Corporativa