Entrar

Contas de fim de ano: Serasa dá dicas para buscar crédito com segurança

Ainda que o 13º salário seja um aliado nas compras de final de ano, a procura por ofertas acompanha todos os segmentos, em especial na busca por empréstimos pessoais ou pelo melhor cartão de crédito. A pesquisa “Crédito na Retomada”, realizada pela Opinion Box em parceria com a Serasa, mostra que oito em cada 10 brasileiros tiveram de buscar algum tipo de crédito em 2020 e 2021, período marcado pela pandemia.

Com a digitalização de quase todos os setores e a alta das vendas online e por aplicativos, a demanda por cartão de crédito passou a ser ainda mais expressiva. Ao mesmo tempo em que os dados refletem uma boa oportunidade para as empresas, é fundamental ficar atento, principalmente em períodos de maior volume nas solicitações.

“Nessas datas especiais de alto consumo, como Natal e Ano Novo, os cibercriminosos costumam se aproveitar da falta de atenção dos consumidores, fazendo-se passar por empresa confiável”, alerta Amanda Rapouzo, Gerente de eCred, marketplace de crédito da Serasa. Com base em dados de mercado e pesquisas junto aos usuários encomendadas pela Serasa, Amanda disponibiliza algumas dicas essenciais para quem pretende solicitar crédito neste período do ano. “Busque dinheiro e crédito com segurança, evitando incômodos posteriores às festas”, avisa.

Cuidados básicos:
  • Informe-se antes: procure informações básicas da empresa que lhe oferece oportunidades, como razão social, CNPJ, endereço e, em especial, certifique-se de todas as formas de contato do estabelecimento, como e-mail, telefone e WhatsApp.

• Olho na lista do Procon/Reclame Aqui: as instituições atualizam os nomes das empresas periodicamente, alertando sobre as que tiveram mais reclamações, foram notificadas, mas não responderam ou, até mesmo, as que seus responsáveis nem sequer são encontrados.

• Cuidado com dados pessoais: não forneça seus dados por meio de e-mail, WhatsApp ou Redes Sociais, muito menos senhas bancárias, que são de uso privado e exclusivo.

• Não faça pagamentos antecipados: oportunistas costumam “exigir” o pagamento de uma taxa para a liberação de crédito no empréstimo pessoal.

• Fuja das “super soluções”: para não correr riscos e aproveitar as melhores oportunidades disponíveis no mercado, obtenha seu empréstimo com a empresa que oferece a maior taxa de aprovação, ofertas e parcelas que cabem no bolso.

• Atenção ao “check” de verificado: sempre que entrar em contato com uma empresa verifique se os perfis nas redes sociais têm o “check” verificado ao lado do nome da empresa. Cuidado para não confundir o símbolo oficial, que no Instagram é azul e no WhatsApp é verde, com emojis parecidos.

• Compra online? Prefira o cartão virtual: depois que estiver com o seu cartão de crédito em mãos e for realizar uma compra online, prefira sempre que possível usar o cartão de crédito virtual, disponível no aplicativo das instituições bancárias e que possui dados diferentes para cada transação. Dessa forma, você irá minimizar as chances de sofrer uma fraude, já que não irá disponibilizar as informações do seu cartão físico.

Sobre o eCred

Com o objetivo de oferecer a melhor experiência e oportunidade na hora de buscar crédito, o Serasa eCred possui ofertas de empréstimo consignado, empréstimo pessoal, empréstimo com garantia de veículo e agora com garantia de celular, além de cartões de crédito de diversas empresas parceiras, como bancos, fintechs e outras financeiras. Dessa forma, o consumidor consegue comparar as taxas e as condições de pagamento disponíveis e escolher e contratar a mais adequada para o bolso e perfil.

Desde o seu lançamento em 2017, a plataforma recebe mais 16 milhões de simulações/mês e já soma mais de 13 milhões de cartões solicitados e 610 milhões de reais liberados ao consumidor. Mais informações estão disponíveis no site da plataforma www.serasa.com.br/ecred/.

A Serasa é um braço da Serasa Experian e tem como propósito revolucionar o acesso ao crédito no Brasil. Para isso oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais que permitem que o consumidor consulte a sua pontuação de crédito (Serasa Score), negocie suas dívidas (Serasa Limpa Nome), consiga empréstimo e cartões de crédito (Serasa eCred), monitore seus dados (Serasa Premium) e tenha sua própria carteira digital para pagamento de todo tipo de conta e contratação de serviços. Tudo isso de forma simples e acessível via aplicativo ou site. Para mais informações, visite www.serasa.com.br.

Virta Comunicação Corporativa
serasa@grupovirta.com.br