Cresce 66% o número de jovens que renegociaram suas dívidas em um ano

Uma em cada cinco pessoas que renegociaram as dívidas na Serasa em agosto tem menos de 25 anos

A disposição de renegociar as dívidas e colocar as finanças em dia levou 398 mil jovens com menos de 25 anos a fazerem acordos em agosto na plataforma Serasa Limpa Nome. Esse número é 66% maior do que o registrado em agosto de 2021 e 33% em comparação com janeiro de 2022. Diante do total de pessoas que fizeram renegociação no período, os jovens representam 21,4% e só perdem para a população de 30 a 40 anos (30,3%).

Segundo Valéria Meirelles, especializada em Psicologia do Dinheiro, os números apontam uma saudável preocupação dos jovens em honrar com seus compromissos e com seu próprio nome. “Como os jovens têm mais acesso àinformação e às tecnologias disponíveis é possível dizer que eles têm mais conhecimento sobre educação financeira e sobre o uso mais adequado do dinheiro”, afirma Valéria. “Percebe-se que os jovens têm como valor a preocupação de cuidar bem da própria vida financeira”, completa

O valor médio das contas em atraso renegociadas por esses jovens teve um leve aumento, passando de R$ 637 em julho para R$ 643 em agosto. Grande parte dos acordos foram feitos com descontos que chegaram a até 90%, dependendo da empresa credora.

Entre os segmentos que tiveram maior número de acordos fechados pelos jovens no período destaca-se o de telecomunicações, com 189,8 mil acordos. Essas são dívidas com empresas de telefone, celular, internet e TVs por assinatura. Em segundo lugar vêm as negociações com bancos, no total de 112,2 mil, e na sequência, varejo: foram 99,9 mil acordos neste segmento.

Comparando o volume de acordos em relação à população de jovens de 25 anos ou menos por Estado, São Paulo e o Distrito Federal estão na liderança. Mais de 3% da população jovem do maior Estado do país e da Capital Federal renegociaram suas dívidas e melhoraram sua saúde financeira em agosto deste ano. Maranhão acabou se mostrando um destaque reverso neste ranking, sendo o Estado com menor percentual de negociações realizadas por esta faixa etária da população

Maior número de jovens na faixa de renda de R$ 1 mil a R$ 2 mil

O que permaneceu praticamente estável frente ao mês de julho foi a faixa de renda dos jovens que fizeram acordos: de R$ 1 mil a R$ 2 mil. Foram 225,6 mil pessoas nessa situação. O valor médio das contas pagas foi de R$ 623 e, juntos, esses consumidores conseguiram descontos que totalizam R$ 181,6 milhões. A psicóloga ressalta que a concentração dos acordos nesse nível de renda mostra que “esses jovens acham importante garantir que o nome deles fique limpo”

Oportunidades para a Renegociação de Dívidas

Para saber das ofertas de dívidas disponíveis para renegociação, os interessados podem consultar a plataforma Serasa Limpa Nome no app, site da Serasa ou pelo telefone, onde todo o processo é gratuito. Quem prefere atendimento presencial pode ir a uma agência dos Correios.

 Site: https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/

App Serasa no Google Play e App Store

WhatsApp 11 99575–2096

Nas Agências dos Correios, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 3,60