Entrar

Dia do aposentado: Serasa sugere dicas de segurança para quem precisa de crédito consignado

Juros mais baixos e outros benefícios da modalidade podem se transformar em armadilhas se não forem contraídas com atenção e segurança

São Paulo, janeiro de 2022 – No dia 24 de janeiro, comemora-se no Brasil o Dia dos Aposentados. Excelente momento para refletir sobre os caminhos para uma vida financeira saudável, a Serasa aproveita para alertar sobre os cuidados que exigem a busca pelo empréstimo consignado, crédito oferecido como solução para suprir dificuldades financeiras de quem já dedicou uma vida inteira ao trabalho.

Seja para resolver pendências financeiras ou para realizar um sonho antigo, as facilidades oferecidas neste tipo de modalidade como: juros mais baixos, agilidade na obtenção e o desconto direto no benefício previdenciário podem se transformar em armadilhas se não forem contraídas com atenção e segurança.

De acordo com Amanda Rapouzo, gerente de eCred da Serasa, o empréstimo consignado representa uma oferta muito atrativa e traz inúmeros benefícios e diferenciais, mas por isso mesmo requer cuidados na hora da contratação: “Além de pesquisar a idoneidade das empresas que oferecem esse modelo de empréstimo, o aposentado ou seus familiares devem mapear os eventuais riscos que envolvem a operação para, de fato, aproveitar as melhores oportunidades do mercado e as mais adequadas para o seu bolso”, observa a responsável pelo marketplace de crédito da Serasa.

Dados do IBGE, contemplados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apontam que em 2020 havia um total de 30,7 milhões de brasileiros com alguma renda de aposentadoria ou pensão. Criado em 1981, o Dia do Aposentado remete à primeira lei brasileira destinada à Previdência Social, que foi editada em 24 de janeiro de 1923 pelo então presidente da República, Artur Bernardes.

Cinco dicas básicas para quem precisa de crédito consignado 

– Faça as contas: antes de contratar o empréstimo, verifique se as parcelas cabem no seu orçamento e coloque no papel os possíveis impactos das prestações em seus débitos mensais.

– Cuidados com os documentos: nunca compartilhe seus dados/cartão do banco ou qualquer documento para desconhecidos, para que possam fazer empréstimo em seu nome.

– Atenção para a venda casada: para conseguir o crédito consignado não é necessário contratar outro produto ou serviço do banco ou da financeira que está oferecendo o empréstimo. Ao se deparar com uma oferta deste tipo, desconfie. 

– Cuidado redobrado com ofertas por telefone: atenção às ligações para oferecer crédito consignado. Nunca informe seus dados pessoais nem bancários por telefone ou Whatsapp.

– Pesquise tudo: é fundamental conferir nos bancos e nas financeiras as taxas e as condições que mais combinam com a sua realidade financeira. Assim como se faz pesquisa de preços na hora de comprar um produto, a mesma postura deve ser adotada na hora de solicitar um crédito. Para facilitar nesta análise, marketplaces como o eCred possuem a vantagem de reunir em um só lugar diversos credores e facilitar nesta etapa de análise para obter a melhor oferta. 

Sobre o eCred 

Com o objetivo de oferecer a melhor experiência e oportunidade na hora de buscar crédito, o Serasa eCred que possui ofertas de empréstimo consignado, empréstimo pessoal, empréstimo com garantia de veículo e agora com garantia de celular, além de cartões de crédito de diversas empresas parceiras, como bancos, fintechs e outras financeiras. ​Dessa forma, o consumidor consegue comparar as taxas e as condições de pagamento disponíveis, escolher e contratar a mais adequada para o bolso e perfil.   

Desde o seu lançamento em 2017, a plataforma recebe 8 milhões de visitantes/mês e já soma mais de 13 milhões de cartões solicitados e 610 milhões de reais liberados ao consumidor. Mais informações estão disponíveis no site da plataforma www.serasa.com.br/ecred/. 

Sobre a Serasa

A Serasa é um braço da Serasa Experian e tem como propósito revolucionar o acesso ao crédito no Brasil. Para isso oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais que permitem que o consumidor consulte a sua pontuação de crédito (Serasa Score), negocie suas dívidas (Serasa Limpa Nome), consiga empréstimo e cartões de crédito (Serasa eCred), monitore seus dados (Serasa Premium) e tenha sua própria carteira digital para pagamento de todo tipo de conta e contratação de serviços. Tudo isso de forma simples e acessível via aplicativo ou site. Para mais informações, visite www.serasa.com.br.

Informações à Imprensa

Virta Comunicação Corporativa
serasa@agenciafr.com.br