Estudo da Serasa revela que inadimplência no Estado de São Paulo cresceu 8,6% em 5 anos

• 45% da população do Estado está inadimplente
  •  Média da dívida por pessoa cresceu 15% desde 2018, sendo a terceira mais cara do Brasil
  • Apesar do alto crescimento, brasileiros estão controlando mais as finanças; acesso digital e oportunidades de renegociação têm contribuído

São Paulo, março de 2023 – Em meio à edição extraordinária do Feirão Limpa Nome, que começou na última segunda-feira (27), a Serasa divulgou um levantamento inédito sobre o Cenário da Inadimplência no Brasil, contemplando uma série histórica dos últimos cinco anos.

O diagnóstico teve como objetivo contribuir para o debate em busca de soluções para a inadimplência do país, que em janeiro deste ano apresentou mais um recorde, ultrapassando a marca de 70 milhões de brasileiros.

Somente no Estado de São Paulo, região que concentra o maior volume de inadimplentes do país, o endividamento recebeu o acréscimo de mais 1,3 milhão de pessoas nos últimos cinco anos – passando de 15 milhões em janeiro de 2018 para 16,3 milhões em janeiro de 2023. O volume recorde já representa 45% da população do Estado.

Tão impactante quanto o crescimento da inadimplência, o valor médio das dívidas por pessoa no Estado de São Paulo subiu 15%. A dívida média por inadimplente em janeiro de 2018, era de R$ 4.618,00, aumentando para R$ 5.324,66, em janeiro de 2023.

Na série histórica apresentada pela Serasa, percebe-se o efeito positivo das ações para renegociação de dívidas, como o Feirão Limpa Nome, que normalmente acontece em novembro, com uma edição extraordinária em março. Em 2022, por exemplo, a única queda da inadimplência registrada ao longo do ano foi registrada entre os meses de novembro e dezembro.

Inadimplência no Brasil

No Brasil, o número de consumidores inadimplentes cresceu 18% em cinco anos, indo de 59,3 milhões em janeiro de 2018 para 70,1 milhões de pessoas em janeiro de 2023, registrando também um recorde histórico. Hoje, cada inadimplente deve, em média, R$ 4.612,30 – um crescimento de 19% em relação a janeiro de 2018, quando o valor era de R$ 3.926,40.

Digitalização e ampliação de parceiros

Um fator que parece impactar positivamente a renegociação de dívidas é a digitalização da população. O aplicativo da Serasa, por exemplo, já figura ao lado de grandes bancos entre os mais baixados do país na categoria de finanças. Isso permitiu com que o número de negociações de dívidas subisse de 6,5 milhões em 2019 para 33,9 milhões em 2022, um salto expressivo e um número recorde.

Além da inclusão digital, em 2016, a Serasa criou uma unidade de negócio para permitir que os brasileiros encontrassem, além das ofertas de renegociação de dívidas em um único lugar, serviços financeiros e informações sobre educação financeira de uma forma mais simples.

A gerente do Serasa Limpa Nome, Aline Maciel, comenta como a parceria da Serasa com um número crescente de empresas - ao todo são 425 parceiros na plataforma Limpa Nome – vem permitindo que milhões de consumidores encontrem saídas para melhorar a saúde financeira. “Essa unidade já permitiu que 79 milhões de brasileiros acessem as suas informações financeiras para se planejar e negociar uma dívida, buscar crédito ou até mesmo monitorar seus dados pessoais”, explica Aline.

Feirão Serasa Limpa Nome 2023

A edição deste ano, que teve início na última segunda-feira (27/02) e vai até o dia 31 de março nos canais digitais da empresa, receberá uma tenda física do evento na cidade de São Paulo, no próximo dia 07 de março, com término no dia 11 de março. A tenda estará no tradicional Largo da Batata, na Av. Brigadeiro. Faria Lima, S/N, no bairro de Pinheiros.

Para contribuir com os brasileiros endividados, a Serasa conseguiu reunir o número recorde de 425 empresas dispostas a oferecer uma série de facilidades para quem está disposto a pagar seus débitos e recomeçar uma nova etapa.

São empresas de inúmeros segmentos, como bancos, securitizadoras (empresas que compram dívidas), financeiras, empresas de telefonia, varejo, universidades e outros que estão disponibilizando um total de 365 milhões de ofertas de negociações com até 99% de desconto, sendo que 113 milhões desses débitos poderão ser quitados por até R$ 100.

Serviço Tenda São Paulo

• • Data: 07 a 11/03
  • • Horário: 8h às 18h
  • • Local: Largo da Batata, Av. Brigadeiro. Faria Lima, S/N - Pinheiros, São Paulo - SP, 05426-030

Como negociar no Feirão Limpa Nome

• App Serasa no Google Play e App Store

• WhatsApp 11 99575–2096

Também é possível realizar a consulta e a negociação das dívidas presencialmente nas mais de 11 mil agências dos Correios distribuídas pelo país que oferecem as mesmas condições mediante o pagamento de uma taxa de R$3,95.

Para mais informações: www.serasa.com.br