Férias escolares: Serasa alerta sobre golpes em viagens

Conheça os cinco tipos de golpes financeiros mais frequentes que transtornam a vida de turista. Serasa traz sugestões para se prevenir

Mulher ajoelhada no chão do aeroporto chorando ao lado de sua mala

Julho de 2023 – Quem pretende viajar nas próximas semanas deve estar atento a como se prevenir de golpes financeiros que costumam mirar os turistas em seu momento de descontração.

Aline Sanchez, gerente da Serasa, lembra que férias é um momento de relaxar e as pessoas acabam ficando mais vulneráveis, tornando-se iscas para golpistas durante as viagens. “Os criminosos aproveitam essa desatenção temporária para enganar, tirar vantagem ou mesmo roubar documentos, cartão de crédito e até o aparelho celular”, observa Aline.

Nesta edição da série “Sempre Alerta” listamos algumas situações suscetíveis a golpes em viagens e dicas de como preveni-los:

1. Fique atento durante o transporte

Ao pegar um táxi ou um veículo de aplicativo em uma cidade desconhecida, fique mais atento. Geralmente temos a tendência de confiar nos motoristas, pois costumam ser solícitos e têm dicas sobre o lugar e sobre pontos turísticos. Contudo, há aqueles que vão tentar se aproveitar da distração do viajante e aplicar golpes conhecidos como taxímetro adulterado, troco errado, notas falsas e, em casos extremos, mudanças de rota e roubo de bagagens.

Como evitar: Acerte o transporte com antecedência e tenha uma pessoa de confiança esperando no destino. Se optar por táxi, exija que o motorista ligue o taxímetro na sua frente. Evite fornecer informações pessoais ao motorista. Acompanhe o trajeto pelo GPS do telefone para ver se o caminho escolhido está de acordo com o mapa. Somente pague a corrida após tirar todas as bagagens do porta-malas.

2. Cuidado com a generosidade

Turistas são fáceis de identificar, sejam chegando de taxi a um hotel, andando com máquina fotográfica ou tirando fotos do celular. São nesses momentos que aparece aquele residente local simpático oferecendo ajuda para carregar as malas, indicar passeios e até se propondo a ser guia local. Cuidado. Às vezes o golpista exigirá um pagamento ou a compra de algo como retribuição ao favor, praticando extorsão. O prejuízo pode ser ainda maior se a pessoa estiver em caixas eletrônicos ou lojas de câmbios.

Como evitar: Pesquise antes sobre o local e tenha sempre um roteiro a seguir, evitando ter de aceitar ajuda aleatória em local desconhecido. Agradeça a pessoa com segurança, não se intimide diante da oferta e seja firme em negar a ajuda.

3. Seja você o fotógrafo da sua viagem

Pessoas que viajam sozinhas ou em casal costumam ter dificuldades para tirar fotos com a paisagem ao fundo. Neste tipo de situação podem aparecer falsos fotógrafos querendo ajudar gentilmente a tirar uma foto e, quando menos se espera, levam seu celular ou câmera embora. O furto do telefone pode gerar transtornos financeiros, de comunicação, identificação, logística entre tantos outros.

Como evitar: Compre um tripé ou bastão de selfie com cabo extensor para ganhar distância e poder enquadrar a paisagem. Não empreste o aparelho fotográfico nem peça ajuda a estranhos. Em último caso, faça selfies e fotos de paisagens e depois monte um álbum bem bonito combinando os dois tipos de enquadramento.

4. Planeje o aluguel do carro ou outro transporte

Alguns destinos funcionam bem ao incluir no roteiro o aluguel de carro ou outro meio de transporte como buggy ou bicicleta. É uma forma diferente de explorar o local visitado. É nesse momento que surgem diversas empresas de aluguéis pressionando turistas, os deixando confusos ao escolher qual contratar. Ao optar pelo prestador de serviço errado, o golpe ocorre no momento da devolução do transporte, quando o prestador exige cobranças de arranhões e defeitos pré-existentes, como se fossem novos. Sem ter como provar que não provocou o dano, o turista fica com o prejuízo.

Como evitar: Tente não decidir na hora a empresa pela qual vai contratar. Faça isso antecipadamente. Dessa forma, busque referência do prestador de serviço com o hotel ou amigos e pesquise na internet avaliações da empresa ou até a reputação em sites de consumidor. Leia com atenção o contrato antes de assinar. Se estiver alugando no local faça com calma e dedique tempo para isso. Além disso, pague sempre o seguro que cobre acidentes e intempéries.

5. Seja cauteloso com as redes de wi-fi em locais públicos

Liberar o acesso à internet em roaming pelo celular, geralmente, tem um custo alto. Por isso, muitos turistas optam por utilizar redes de wi-fi públicas durante a viagem. É preciso ter cautela quanto a essa prática porque opções abertas de rede, por exemplo, podem ser uma porta de entrada para roubo de dados pessoais e financeiros. Há ainda outro risco: o de acessar uma rede mediante cadastro. Se não for a rede do hotel ou de um restaurante recomendado, evite. O link para o cadastro pode liberar o acesso a criminosos.

Como evitar: No caso de destinos internacionais, pesquise antes onde é possível comprar um chip de internet local. Muitas vezes é mais vantajoso o valor do pacote de internet local em relação ao da própria operadora funcionando em roaming. Caso precise de wi-fi, opte por utilizar sempre o da hospedagem ou redes de restaurantes e estabelecimentos de confiança.

Serasa Premium ajuda na prevenção a golpes

Com mais de 500 mil assinantes ativos, o Serasa Premium é um serviço que ajuda o consumidor a se prevenir de fraudes e a monitorar seus dados em tempo real, com o uso de alertas de consultas e outras movimentações no CPF e CNPJ do usuário. O Premium também oferece alerta de vazamento de dados na Dark Web, notificações sobre mudanças no Serasa Score e bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas, entre outros mecanismos de prevenção e monitoramento.

serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

Sobre a Serasa: