Os golpistas não poupam nem o Instagram

A série “Sempre Alerta” da Serasa traz dicas para o usuário não cair nas fraudes mais comuns aplicadas na Rede Social mais suave e comercial

Outubro, 2022 — Rede Social considerada mais suave, contemplativa e sensível, o Instagram também atrai a cobiça dos golpistas porque também se transformou numa importante plataforma de negócios, como mostra o novo capítulo da série “Sempre Alerta”. A série de conteúdo disponibilizada todas as semanas pela Serasa orienta os consumidores a identificar e se proteger de fraudes com o uso de dados pessoais.

Mexendo no instagram após ler os golpes na série sempre alerta

Os golpistas das Redes Sociais estão constantemente se aprimorando no ofício de praticar crimes, mas nunca alteram o alvo: usuários pouco atentos às questões de segurança e de privacidade do perfil, pessoas que se expõem exageradamente nas postagens e, ao mesmo tempo, esquecem de criar senhas fortes.

Ao identificar e ativar gatilhos emocionais nos posts feitos pelas vítimas, os criminosos se aproveitam de brechas para furtar dados pessoais e impor fraudes financeiras que geram prejuízos materiais e psicológicos às vítimas. Separamos os três golpes mais populares aplicados no Instagram:

Golpe do Perfil Verificado

Pessoas que trabalham com Redes Sociais, seja para divulgar seu negócio ou como influenciador, buscam a verificação de perfil para trazer mais reconhecimento. Mas nem sempre é fácil de conseguir e, é nesse momento que os golpistas entram.

Eles abordam a vítima se apresentando como Consultor de Imagem e autoridade digital por mensagem fechada (DM-Direct Message), e-mail ou anúncios prometendo a verificação de forma rápida e fácil. Na primeira etapa, os golpistas solicitam um cadastro, com dados de endereço, perfil, login, senha, identidade, telefone etc. Com os dados em mãos, pedem o pagamento à vista ou antecipado do processo, com valores que variam de R$1 mil a R$5 mil. Apesar de pagarem pelo serviço, muitas vítimas têm o pedido de verificação negado e não conseguem reaver o dinheiro.

Para não cair nesse tipo de golpe, faça o pedido de verificação no titular do perfil seguindo os passos:

1. 1. Clicar no menu superior e ir para “configurações”;
  2. 2. Selecionar a opção “conta”;
  3. 3. Avançar para a opção “solicitar verificação” e preencher o pedido. Para concluir a candidatura, é preciso digitalizar um documento de identidade a ser anexado e confirmar o interesse público dos conteúdos (figura pública, celebridade, marca ou instituição).

Golpe do Perfil Hackeado

Criminosos utilizam o nome de uma vítima que tenha uma conta pública no Instagram para criar um perfil, replicando as mesmas postagens e seguindo os mesmos perfis da conta original.

Com o perfil falso pronto, um post avisando que foi vítima de hacker e o envio de mensagem para os amigos que reagiram à publicação, pedindo um valor baixo para ser transferido para uma conta ou carteira digital. A promessa é devolver o valor assim que possível.

Em muitos casos, o dono do perfil original não tem conhecimento do golpe e só fica sabendo quando começa a receber mensagens de cobrança ou alertas de amigos que caíram no golpe.

Golpe da Falsa Promoção

Semelhante ao do perfil hackeado, os fraudadores copiam as contas comerciais para divulgar sorteios e promoções, atraindo os mesmos seguidores da conta original.

Eles enviam links para os seguidores participarem do sorteio, com o objetivo de roubar os dados pessoais e usar para abrir contas em bancos, crediários, solicitar cartão de crédito, empréstimo ou outro uso indevido.

Outra fraude comum no campo das promoções é a falsa venda de eletrodomésticos baratos nos stories. Os fraudadores invadem os perfis e publicam imagens de eletroeletrônicos com valores muito abaixo do mercado. Geralmente são postagens feitas em nome de um suposto amigo ou vizinho que está de mudança e precisa vender os itens. Os fraudadores migram conversa para o WhatsApp e lá pedem o pagamento via Pix para reservar o produto, que jamais será entregue.

Confira cinco dicas para manter seu Instagram mais seguro

1. Ative a autenticação em duas etapas

Nas configurações da conta, na opção Segurança, é possível ativar a autenticação de dois fatores para receber um código de login que protegerá o seu perfil dos golpistas.

2. Ative a solicitação de login

Ao ativar a autenticação de dois fatores no Instagram você receberá um alerta toda vez que alguém tentar entrar na sua conta. Os alertas indicarão qual dispositivo tentou fazer o login e onde ele está localizado.

É possível também aprovar ou recusar de imediato a solicitação nos seus dispositivos conectados, bem como ter acesso à lista de dispositivos que entraram recentemente na sua conta. Para isso, vá em “Configurações”, “Segurança” e “Atividade de Login”. Se não reconhecer um login realizado recentemente, você poderá desconectar-se desse local ou dispositivo.

3. Desconfie de mensagens suspeitas, não clique em links e não responda

Certifique-se de manter contato só com pessoas conhecidas e de confiança. O Instagram ainda reforça que, se precisar entrar em contato, usará a aba “E-mails do Instagram”, que fica nas configurações.

4. Ajude sua comunidade a estar atenta a perfis suspeitos

Denuncie conteúdo e contas suspeitas que sejam parecidas com os golpes citados acima, compartilhando o alerta para um post falso ou acessando a conta fraude e denunciando diretamente o perfil suspeito.

5. Jamais forneça dados pessoais para perfis desconhecidos

Não acredite em qualquer mensagem ou oferta tentadora. Caso não conheça a origem, não avance na conversa e não clique em links. Os seus dados pessoais são o seu maior bem no ambiente digital, por isso, fique atento para o monitoramento de CPF ou CNPJ.

Confira o conteúdo completo deste capítulo com mais dicas no blog Serasa Premium

Todas as dicas para se proteger do Golpe no Instagram estão no vídeo do Serasa Ensina

Serasa Premium ajuda a proteção os dados dos brasileiros

O Serasa Premium é um serviço que ajuda o consumidor a se proteger de fraudes por meio do monitoramento dos dados em tempo real.

Alertas de consultas e de outras movimentações no CPF e CNPJ mantém o usuário informado sobre a situação.

Serasa Premium

Informações à imprensa: