Mais de 5 milhões de pessoas não sabiam que tinham descontos para negociar suas dívidas na Serasa

Levantamento mostra que 53% das pessoas que acessaram os canais da Serasa pela primeira vez em 2022, encontrando dívidas e ofertas com mais de 50% de desconto

Setembro, 2022 – Nos oito primeiros meses de 2022, mais de 5 milhões de pessoas consultaram seu CPF pela primeira vez na plataforma Serasa Limpa Nome, descobrindo que tinham dívidas a pagar e ofertas para renegociar. O número de consultas inéditas, que representa um aumento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior, reflete o crescimento da inadimplência e reafirma a disposição do brasileiro em pagar suas contas e limpar o nome.

Entre os usuários que usaram seu número de CPF para fazer a primeira consulta à Serasa, 53% encontraram ofertas para negociar. “O consumidor sabe que tem dívida, mas geralmente desconhece as ofertas disponíveis”, observa Aline Maciel, Gerente do Serasa Limpa Nome. “Em geral, o consumidor acredita que só após muitos anos o valor da dívida pode cair a ponto de ele ter condições para negociar, mas essa não é a realidade. Independente do tempo da dívida é bem possível existir uma oferta muito interessante para renegociação, com descontos especiais”, explica Aline.

A prova é que mais de 1,2 milhão de consumidores que fizeram consulta pela primeira vez já aproveitaram as ofertas disponíveis e os descontos, em média de quase 60%, para realizar renegociações e recuperar crédito junto ao mercado. Os descontos podem chegar a até 90%. Entre os segmentos que tiveram maior número de acordos fechados no período destaca-se o setor de telecomunicações, responsável por 54% dos acordos. Em geral, são dívidas com empresas de telefone, celular, internet e TVs por assinatura. As securitizadoras, empresas que intermediam a negociação de dívidas, responderam por 27% dos acordos, sendo o setor de varejo responsável por 8% das negociações do ano.

Seguindo o volume habitacional, a Região Sudeste teve o maior número de renegociações no período, com 45%. Logo em seguida vem o Nordeste (22%), o Sul (12%), o Norte (9%) e o Centro-Oeste (com 8%). Proporcionalmente, porém, chama a atenção o Estado do Rio de Janeiro com o maior percentual de negociações em comparação à população total, seguido do Amapá e de São Paulo.

Durante todo o ano, os consumidores podem realizar renegociações por meio da plataforma Serasa Limpa Nome, com descontos que podem chegar a 90%. Para verificar se tem dívidas em aberto é só acessar os canais:

● Site: https://serasa.com.br/limpa-nome-online/…

● App Serasa no Google Play e App Store

● WhatsApp: 11 99575–2096

● Nas Agências dos Correios, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 3,60.

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais. Para mais informações: http://serasa.com.br

serasa@agenciafr.com.br https://www.serasa.com.br/imprensa/