Mesmo com transformações digitais e custos crescentes, o carro ainda “vale a pena” para 57% dos brasileiros, revela pesquisa

  • ·      Pesquisa da Serasa e da fintech Zapay analisa o comportamento e os gastos dos consumidores com o carro, ainda uma paixão nacional.
  • ·      63% dos brasileiros ainda utilizam o veículo todos os dias.
  • ·      Compras e tarefas diárias são os principais motivos de uso do automóvel.
  • ·      39% dos entrevistados não têm reserva de emergência para lidar com surpresas e manutenção do automóvel.
  • ·      21% dos proprietários entraram em 2025 sem saber como pagariam o IPVA.
  • ·      Zapay disponibiliza parcelamento para facilitar contas de proprietários de veículos.


Carro na cidade

Maio de 2025 – Apesar das mudanças impostas pelo transporte via aplicativo e por outras facilidades do mundo digital, o automóvel ainda tem alta representatividade na vida e no orçamento dos brasileiros, como aponta uma pesquisa realizada pela Serasa e a Zapay, fintech especializada em simplificar a vida dos proprietários de veículos. Segundo o levantamento, 57% dos consumidores concordam que ter um carro próprio “ainda vale a pena”.

Realizado pelo Instituto Opinion Box, o estudo ouviu 4.121 pessoas de todas as regiões do país para entender o comportamento do brasileiro em relação aos veículos, considerando as principais despesas e os modos de uso. De acordo com o estudo, 63% ainda utilizam o carro diariamente e 35,8%, pelo menos, uma vez na semana. O automóvel continua sendo uma paixão nacional.

Entre as funções mais usuais dos carros, estão as compras e tarefas diárias (72%), passeios em fins de semana (70%) e locomoção própria para o trabalho ou o local de estudo (66%). A locomoção de familiares ocupa 60% das prioridades de uso dos veículos.


O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) administra os benefícios da previdência social e pensões no Brasil, garantindo serviços de assistência social e aposentadoria.

Surpresas no orçamento

Com facilidades digitais ou não, a organização financeira ainda é um desafio para o motorista brasileiro. Mesmo que 74% dos proprietários de veículos se digam preparados para arcar com despesas de manutenção e impostos relacionados ao carro, 21% afirmam que ainda se surpreendem com gastos rotineiros, como combustível, seguro, manutenção e impostos.

Nesse cenário, 39% não constituíram uma reserva de emergência para lidar com custos inesperados. Entre as despesas atreladas a imprevistos, as mais comuns são relacionadas a troca ou conserto de pneus (50%), consertos mecânicos (46%) e multas (30%).

Monitoramento mensal

“Um automóvel exige avaliações mensais de custos”, alerta Thiago Ramos, especialista em educação financeira da Serasa. “Anotar todos os gastos, fixos e variáveis, é imprescindível para evitar que as despesas relacionadas ao veículo transtornem o orçamento pessoal ou familiar”, explica.

Um exemplo de surpresa desnecessária ocorre com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Mesmo sendo uma despesa prevista, tradicional e anual, a pesquisa revela que 21% dos proprietários não estavam preparados para o custo do IPVA 2025.

A Zapay se posiciona como aliada do motorista na hora de lidar com essas surpresas ou sustos. Em 2025, 46% dos clientes analisados optaram por parcelar o IPVA no cartão de crédito. Entre esses, metade escolheu 10 ou mais parcelas, com destaque para o parcelamento em 12 vezes, preferido por 43% dos usuários. Pelo aplicativo da Zapay, é possível consultar gratuitamente e parcelar IPVA, licenciamento e multas em até 12 vezes.

Informações à imprensa

Sobre a Serasa 

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais. Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.

Sobre a Zapay

Startup que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos. a Zapay é credenciada junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), opera em todos os Detrans do Brasil e agora está integrada ao Sem Parar. Os serviços da Zapay permitem que motoristas de carros, motos e caminhões consultem e paguem IPVA, licenciamento e multas no Pix ou no cartão de crédito, em até 12x.

Informações para a Imprensa/Sem Parar:

Relações Públicas            

Tatiane Santos | tsantos@golin.com  | (11) 95436-4932

Carolina Palhares | cpalhares@golin.com      

Contate nossa assessoria de imprensa

Envie um email em serasa@vcrp.com.br

Ligue para (11) 94547-0341

Para ajuda com outros temas, a nossa Central de Atendimento está pronta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre os serviços da Serasa! Confira nossos canais oficiais.