Nova alta da inadimplência reforça a importância de combater o endividamento, mostra o mapa da Serasa

• ·     Mapa da Inadimplência atinge quase 72 milhões de pessoas;
  • ·     Em momento de debate nacional, nível de crescimento do endividamento registra mais de 463 mil novos inadimplentes no país;
  • ·     Serasa Limpa Nome disponibiliza milhões de ofertas para renegociação de dívidas até R$50.
Homem de baixa renda verificando suas finanças domésticas e parecendo preocupado.

Junho de 2023 – Em meio a debates sobre alterativas para enfrentar o endividamento, o país registra o quinto mês consecutivo de alta na inadimplência, contabilizando 71,9 milhões de brasileiros com o nome negativado. De acordo com o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa, maio apontou mais de 463 mil novos inadimplentes, leve desaceleração comparada ao levantamento anterior – abril contou com 732 mil pessoas a mais. Como iniciativa para combater este crescimento, a Serasa reúne mais de 49 milhões de ofertas até R$50 em sua plataforma de renegociação de dívidas.

grafico de evolução do numero de inadimplentes no brasil

Em relação a maio de 2022, o crescimento chega a 8%: nos últimos 12 meses, mais cinco milhões de brasileiros entraram em situação de inadimplência. Entre os segmentos das dívidas, Bancos e Cartões de Crédito seguem como a principal razão das pendências, com 31,94% das dívidas. Na sequência, as Contas Básicas, como água, luz e gás, concentram 21,45% dos débitos e o Varejo representa 11,31%.

Acompanhando a alta dos meses anteriores, o Amapá segue na primeira e indesejada posição entre os Estados com os maiores percentuais de pessoas inadimplentes, com 53,23% da sua população adulta endividada. Por sua vez, o Rio de Janeiro volta a aparecer em segundo lugar, com 53,04% da população fluminense negativada.

ranking de maio da representatividade da população adulta inadimplente

Milhões de ofertas até R$50

Com mais de 500 empresas parceiras na plataforma Serasa Limpa Nome, a empresa disponibiliza mais de 49 milhões de ofertas disponíveis até R$50 para incentivar a quitação das dívidas. As oportunidades de acordos oferecem a possibilidade de pagamento via Pix em diversos segmentos, como bancos e cartões, securitizadoras varejo e telecomunicações.

“Este é um momento importante no combate à inadimplência, que continua avançando nos últimos meses e nunca foi tão discutida no país”, explica Aline Maciel, gerente da Serasa. “Por isso, reforçamos nosso propósito de ajudar os brasileiros na retomada da saúde financeira, contando com a união de parceiros para oferecer soluções e oportunidades de renegociação”.

Os consumidores podem conferir as ofertas disponíveis na Plataforma Serasa Limpa Nome, com descontos e condições especiais, durante todo o ano. Para consultar, acesse os canais oficiais da empresa:

·     Site: http://www.serasalimpanome.com.br

·     App Serasa no Google Play e App Store

·     WhatsApp 11 99575–2096

Como renegociar pelos canais da Serasa

Aplicativo: https://youtu.be/too-JJ_6OCw

Site: https://youtu.be/nLJrUpyDkSM

WhatsApp: https://www.youtube.com/watch?v=DVyx1QY5xD0

Para mais informações: www.serasa.com.br.