Pesquisa da Serasa revela otimismo e maior preocupação com planejamento das finanças pessoais em 2024

“Organização” é a palavra que define o ano para quem começa 2024 com o nome limpo (35%) e para quem coloca o pé em janeiro ainda com alguma pendência (34%)


Janeiro de 2024 – Após um ano marcado pelo combate ao endividamento, com recordes de negociações estimuladas pelo programa Desenrola Brasil do Governo Federal e outras iniciativas, o debate sobre educação financeira atingiu um estágio mais amplo, como mostra pesquisa realizada pela Serasa. Com apoio técnico do Instituto Opinion Box, o estudo interpreta os impactos emocionais do alto volume de negociações dos débitos nas perspectivas de 2024.

Segundo os entrevistados, “Organização” é a palavra que define o ano de quem conseguiu limpar o nome, com 26% das respostas. “Superação” aparece na sequência, com 22% das menções. “Tranquilidade” e “Desafio” também alcançaram lugar de destaque no vocabulário financeiro de quem se livrou das dívidas, com 17% das menções.

Os consumidores que ainda possuem dívidas descrevem a relação com o dinheiro em 2023 com a palavra “Dificuldade” (31%). Eles, porém, também se mostram otimistas: tanto para quem está com nome limpo (35%) quanto para quem entrou no ano novo com alguma pendência (34%), “Organização” deve definir os hábitos financeiros de 2024. Em ambos os casos, as principais práticas de organização financeira adotadas são:

  • 1)   colocar metas para economizar (37%);
  • 2)   diminuir gastos do dia a dia (36%).


Planos financeiros para 2024

O levantamento que ouviu 4.471 pessoas em dezembro mostra que 84% dos consumidores com nome limpo acreditam que certamente vão conseguir pagar suas contas em dia ao longo de 2024. “A pesquisa acompanha o movimento de aumento de renegociações e a preocupação com o planejamento financeiro que se intensificou em 2023”, explica Patricia Camillo, gerente da Serasa e especialista em finanças pessoais. “Ao se livrar das pendências, o consumidor se sente mais animado e confiante para os próximos passos que estimulam a melhoria da saúde financeira”.

Da mesma forma, os chamados consumidores adimplentes (os que quitaram dívidas) projetam investir (28%), cuidar da saúde (28%), continuar pagando suas contas em dia durante o ano (25%), empreender (23%) e até viajar (21%).

Mesmo os consumidores que tiveram dificuldade de pagar suas dívidas exibem algum grau de otimismo ao traçar metas para o próximo ano. Pelo menos 57% desse público inadimplente acredita que conseguirá enfim pagar suas dívidas. Entre os demais planos, 29% projetam cuidados com a saúde, 19% sonham em investir, 18% desejam empreender e 16% deles fazem, inclusive, planos de viagem.

Para quem busca limpar o nome

Para saber das ofertas de dívidas disponíveis para renegociação, os interessados podem consultar a plataforma Serasa Limpa Nome ao longo de todo ano, a partir do app ou site da empresa. A renegociação também pode ser feita presencialmente nas agências dos Correios espalhadas pelo país. Confira os canais digitais oficiais:

Sobre a Serasa

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais. 

Para mais informações: www.serasa.com.br.


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