Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2022

Destaques da Pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2022

Estudo produzido pelo Instituto Opinion Box em parceria com a Serasa ajuda a traçar o perfil dos endividados no país, revela os impactos comportamentais dos devedores e mostra as perspectivas dos inadimplentes para o futuro.

• 83% dos endividados têm dificuldade para dormir por conta das dívidas;

• 78% têm surtos de pensamentos negativos devido aos débitos vencidos;

• 74% afirmam ter dificuldade de concentração para realizar tarefas diárias;

• 62% dos entrevistados sentiram impacto no relacionamento conjugal;

• 61% viveram ou vivem sensação de “crise e ansiedade” ao pensar na dívida;

• 53% dos pesquisados revelam sentir “muita tristeza” e “medo do futuro”:

• 51% dos entrevistados têm vergonha da condição de endividado;

• 33% não se sentem mais confiantes em cuidar de suas próprias finanças;

• 31% pararam de frequentar reuniões familiares.

O que você vai encontrar?

1. Tipos de dívidas.

2. Principais motivos que levaram os brasileiros ao endividamento.

3. Tempo médio de atraso.

4. Comportamento do endividado.

5. O impacto no emocional e nas relações interpessoais.

Pesquisa comentada por Valéria Meirelles, a psicóloga do dinheiro

Valéria Meirelles atua como psicoterapeuta, supervisora, palestrante e facilitadora de workshops envolvendo temas relativos a dinheiro, mulher, casal, família, saúde financeira e carreira, além de projetos de Educação Financeira voltados à população de baixa renda e de saúde financeira em instituições públicas e privadas.

É graduada em psicologia pela USP (1989), com especialização, mestrado e doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Neste último, estudou a Psicologia do Dinheiro, com a tese: "Atitudes, crenças e comportamentos de homens e mulheres em relação ao dinheiro ao longo da vida adulta". Especialização em Psicologia Econômica -PUC-SP.

Feirão ajuda a sair da inadimplência

Até 5 de dezembro é possível renegociar as dívidas no Feirão Serasa Limpa Nome por meio dos canais digitais da empresa. Com o objetivo de conter um novo recorde de inadimplência, o tradicional Feirão da Serasa traz um conjunto de novidades, como a possibilidade do pagamento via Pix e da baixa da negativação em até 24h, além dos descontos que chegam a 99%.

O Feirão Serasa Limpa Nome acontece nos seguintes canais:

Também é possível realizar a consulta e a negociação das dívidas presencialmente nas mais de 11 mil agências dos Correios distribuídas pelo país que oferecem as mesmas condições mediante o pagamento de uma taxa de R$3,60.

Quer saber mais?

Baixe o release com informações exclusivas sobre o estudo.

Para assuntos relacionados a imprensa, mande um e-mail para  serasa@adcomunicacao.com.br ou ligue para (11) 99965-8147:

Caso queira falar sobre outros temas, a nossa Central de Atendimento está pronta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre os serviços da Serasa! Confira nossos canais oficiais.