Pesquisa da Serasa revela que 85% dos pais e mães falam sobre educação financeira com os filhos

Estudo avaliou como o tema é abordado nas conversas das famílias e de que forma esses ensinamentos são colocados em prática

São Paulo, outubro de 2021 – A necessidade de os pais conversarem sobre hábitos financeiros saudáveis com os filhos não é nova, mas ainda enfrenta alguns desafios. No entanto, o tema ganha cada vez mais espaço no ambiente familiar. De acordo com a pesquisa “Finanças Infantis”, realizada pela Serasa em parceria com a Opinion Box e que entrevistou mais de 1.200 pais e mães em todo o Brasil, 85% dos pais ensinam a importância de se ter uma vida financeira saudável aos seus filhos. Apesar disso, no dia a dia, nem sempre é fácil manter o planejamento financeiro, já que cerca de 67% disseram ter ficado com o nome sujo em algum momento da vida e 66% atrasaram o pagamento de contas básicas.

menina com fone e um celular na mão dando um sorriso

De acordo com Nathalia Dirani, gerente de marketing da Serasa, a educação financeira na infância é fundamental para que as gerações mais conscientes sejam formadas: “O quanto antes iniciarmos a educação financeira dentro de casa e nas escolas, veremos gerações mais conscientes, que entenderão melhor sobre valores e até mesmo sobre autogestão financeira. Com o acesso à internet e diversos conteúdos gratuitos disponibilizados, percebemos que os pais se sentem mais confortáveis para conversar sobre o tema, o que nos mostra que o antigo tabu de falar sobre dinheiro vem perdendo força”, explica.

Um dos caminhos para ensinar os filhos a lidar com dinheiro pode ser por meio da famosa “mesada”, o que ainda gera questionamento entre os familiares, segundo o estudo: pais e mães se dividem entre os que dão mesada (51%) e os que não dão (49%). Para aqueles que dão, o principal motivo é ensinar os filhos a lidarem com o próprio dinheiro e terem autonomia. Já entre os que não dão, a principal justificativa é ensinar aos filhos a importância de trabalhar para ganhar seu próprio dinheiro, ou considerarem os filhos ainda muito novos.

A pesquisa também constatou que as classes AB já têm o hábito de fazer investimento para os filhos através de outros produtos financeiros de renda fixa e variável, como, principalmente poupança e previdência privada. Já nas classes C, D e E, investimentos como poupança e contas digitais estão entre os favoritos.

A pesquisa “Finanças Infantis” ouviu 1276 pessoas em todas as regiões do país entre 1 e 13 de setembro de 2021. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa completa com diversas informações está disponível na área de imprensa da Serasa.

A Serasa é um braço da Serasa Experian e tem como propósito revolucionar o acesso ao crédito no Brasil. Para isso oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais que permitem que o consumidor consulte a sua pontuação de crédito (Serasa Score), negocie suas dívidas (Serasa Limpa Nome), consiga empréstimo e cartões de crédito (Serasa Crédito), monitore seus dados (Serasa Premium) e tenha sua própria carteira digital para pagamento de todo tipo de conta e contratação de serviços. Tudo isso de forma simples e acessível via aplicativo ou site. Para mais informações, visite www.serasa.com.br.

Virta Comunicação Corporativa