Projeto Serasa na Estrada oferece educação financeira e serviços gratuitos para a população de Porto Alegre a partir de terça (8)

  • ·      Serviço itinerante fornece atendimento presencial gratuito para orientações sobre finanças, negociação de dívidas, solicitação de crédito, consulta de pontuação de crédito, entre outras soluções oferecidas pela Serasa;
  • ·      Mais de 3,5 milhões de gaúchos estão inadimplentes; dívidas chegam a R$ 17,9 bilhões
  • ·      Índice de inadimplência no Brasil é o mais alto dos últimos anos. Para conter esse avanço, o projeto itinerante Serasa na Estrada percorrerá todo o país para oferecer educação financeira
ilustração de uma carteira

Agosto de 2023 – Na tentativa de melhorar a saúde financeira dos brasileiros, a Serasa realiza a partir de agosto uma iniciativa que irá percorrer todas as regiões do Brasil. Denominado Serasa na Estrada, o serviço itinerante inicia a sua jornada nesta terça-feira (8), em Porto Alegre, e vai fornecer atendimento presencial gratuito para orientações sobre finanças, negociação de dívidas, solicitação de crédito, consulta de pontuação de crédito, entre outras soluções oferecidas pela Serasa.

A jornada do caminhão, Serasa na Estrada, começará na Capital gaúcha no próximo dia 8, onde ficará até 12 de agosto, no Largo Glênio Peres, com atendimentos diários das 8h às 18h nos dias de semana e das 8h às 13h no sábado. De lá, partirá para Florianópolis. No total, serão 22 cidades de sul a norte do país percorridas, em um trajeto com 6 meses de duração que terá como última parada Manaus (AM), em fevereiro de 2024, somando um total de 10,5 mil quilômetros rodados.

Experiência bem-sucedida em 2018 e 2019 como “Serasa Itinerante”, o caminhão já atendeu mais de 250 mil pessoas nas edições anteriores e possibilitou mais de R$ 50 milhões em negociações de dívidas, levando esperança e serviços a quem mais precisa de ajuda para organizar a relação com as finanças.

Inadimplência em RS

No Brasil, os índices de inadimplência sobem de maneira contínua nos últimos sete anos e quebraram o recorde da série histórica da Serasa em maio deste ano, ao atingir 71,9 milhões de pessoas. Nunca na história recente do país tantos brasileiros deveram tanto. Hoje, segundo dados compilados pelo Serasa, cerca de 44% da população adulta do país tem alguma dívida em atraso. Só nos últimos três anos, quase 7,5 milhões de brasileiros entraram na lista de maus pagadores.

Mais de 3,5 milhões de gaúchos estão inadimplentes e somam dívidas que chegam a R$ 17,9 bilhões, segundo dados da Serasa. Em média, cada devedor do Rio Grande Sul tem cerca de R$ 5 mil em débitos, e o índice de inadimplentes do estado, 39,22% da população adulta, está de abaixo da média nacional, de 43,78%. Em todo o país, 71,45 milhões de brasileiros estão com dívidas atrasadas que, juntas, somam mais de R$ 346 bilhões.

A maior parte das dívidas do Estado está concentrada em dois setores: bancos/cartões (31.52%) e utilities (água, luz, gás), que representam 19,95%.

Os maiores devedores têm entre 41 e 60 anos (34,1%), seguidos da população entre 26 e 40 anos (32,7%).  A população gaúcha acima dos 60 anos é a segunda mais endividada do País, representando 21,1% dos negativados, atrás apenas do Rio de Janeiro, com 22,8%. Os jovens de até 25 anos são 12% dos devedores do Estado.

Atendimento personalizado

Com roupagem nova e mais digitalizada, o Serasa na Estrada traz novidades nos serviços oferecidos à população e atendimento. Desta vez, além de 6 atendentes presenciais e uma equipe focada nos atendimentos deque atenderá serviços de forma remota, o caminhão estará equipado com um estúdio completo para entrevistas, transmissão de lives, rodadas de conversas, palestras de educação financeira, programas de podcast e gravações de conteúdo financeiro. 

O “Serasa móvel” será especialmente adaptado para prestar atendimento presencial a milhares de pessoas em busca de serviços que vão além da negociação de dívidas, como: consulta de pontuação de score, solicitação de crédito, proteção de dados pessoais e informações sobre a carteira digital Serasa, que organiza todas as finanças pessoais em um só lugar.  

“O objetivo é levar os serviços e orientações sobre como lidar com o dinheiro, especialmente, para quem tem acesso digital limitado ou pouca afinidade e confiança na internet”, afirma Clara Aguiar, especialista da Serasa que acompanhará a caravana para estimular pessoalmente a mensagem da educação financeira.


Serviços gratuitos disponíveis no veículo:  

  • ·     Consulta de pontuação de crédito 
  • ·     Negociação de dívidas 
  • ·     Solicitação de empréstimos e cartões de crédito 
  • ·     Unificação de pagamentos e contratação de serviços na carteira digital 

 

Sobre a Serasa

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais. 

Para mais informações: www.serasa.com.br.

Informações à imprensa:

serasa@adcomunicacao.com.br

Fábio Suzuki: (11) 98383-3313

Daniela Giuntini: (11) 98292-0826

Daniela Bonacorso: (11) 99659-4647

Ana Davini: (11) 99965-8147