Serasa dá suporte para o Desenrola Brasil em língua de sinais

Pessoas surdas de qualquer parte do país podem tirar todas as dúvidas sobre o programa nacional de negociação de dívidas comunicando-se em Libras pelo canal de atendimento da Serasa

Fevereiro de 2023 – A Serasa, um dos canais de negociação do Desenrola Brasil, oferece atendimento exclusivo para usuários surdos, com tradução simultânea de Libras. Dessa forma, os consumidores que se comunicam pela Língua Brasileira de Sinais podem tirar suas dúvidas sobre o programa nacional de recuperação de crédito por meio de videochamada.

Essa alternativa especial faz parte de serviço oferecido pelo time de atendimento da Serasa, com base em Blumenau (SC) e que atende consumidores de todo o Brasil. Ao todo, cerca de 300 agentes estão dedicados a todos os canais de atendimentos digitais e por canal de voz. Em funcionamento desde o fim do ano passado, agora os usuários surdos também podem receber informações pela central.

“Importante para a autonomia das pessoas surdas, essa alternativa contribui para estimular as negociações de um programa que está ajudando o brasileiro a regularizar suas contas”, diz Diego Santos, Gerente de Consumidor da Serasa.

A chamada de vídeo é iniciada pelo usuário no site da Serasa, que será atendido por um intérprete de Libras. Em contato direto com um agente da Serasa, o tradutor faz a tradução simultânea da conversa, transmitindo em língua de sinais as informações solicitadas pelo consumidor.

Além de informações sobre o Desenrola, o atendimento em Libras passa a funcionar também como um canal de orientação sobre os demais serviços da Serasa, como renegociação de dívidas, pontuação de crédito, segurança de dados e outras informações relacionadas às finanças pessoais.

Parceria com o ICOM

Para a tradução simultânea por videochamada, o time de atendimento da Serasa conta com a parceria do ICOM, Plataforma de Atendimento em Língua de Sinais sediada em São Paulo. Os intérpretes do ICOM são habilitados para fazer o contato entre consumidores surdos e centrais de atendimento de inúmeras empresas públicas e privadas.

A head de relacionamento com o cliente do ICOM, Edy Pereira, reforça a importância de acrescentar essa camada de acessibilidade aos serviços do consumidor: “O surdo, como todos os demais consumidores, passa a ter autonomia para regularizar sua própria vida financeira, sem depender de amigos ou familiares. Assim, consegue escolher o canal de atendimento de acordo com o seu conforto linguístico. Nesse caso, para o surdo que é usuário da Língua de Sinais, o atendimento em Libras”.

Ao promover a igualdade de acesso a serviços financeiros para todos os cidadãos, a acessibilidade na comunicação fortalece um dos compromissos da Serasa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 10 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva e, desse total, 2,7 milhões têm surdez profunda. A comunidade surda é amplamente diversa e parte dela usa a Língua de Sinais para se comunicar.

Como usar o atendimento em Libras:

1. Acesse o canal de ajuda ao consumidor da Serasa em ajuda.serasa.com.br.

2. Na área “Acessibilidade para quem precisa”, escolha a opção “Clique para chamar o intérprete” para iniciar o atendimento.

3. A videochamada em Libras pode ser feita tanto no computador quanto no celular. Certifique-se de que a câmera do equipamento esteja habilitada.

O atendimento em vídeo é gratuito e exclusivo para pessoas surdas. O acesso à ajuda com intérprete está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais.

Mais informações em www.serasa.com.br e pelas redes sociais no @serasa