Entrar

Serasa passa a permitir que dados de pagamento, transferência, débito e crédito sejam considerados na análise do Serasa Score

Novidade possibilita que brasileiros conectem seu histórico bancário para compor a pontuação de crédito

São Paulo, outubro de 2021 – A partir de hoje, a Serasa permite que os brasileiros contem com novas informações na análise do seu perfil de crédito e na pontuação do Serasa Score. Com a nova solução, que possibilita conectar a conta bancária ao perfil da Serasa, as transações realizadas pelos consumidores como os pagamentos de contas básicas, por exemplo, poderão vir a ser consideradas nessas avaliações. A novidade representa uma evolução para o mercado brasileiro, já que dessa forma, as empresas que concedem crédito ou serviços poderão, futuramente, contar com informações mais precisas e completas nos seus processos de concessão.

Lançado em 2017, o Serasa Score (pontuação que as empresas podem usar no momento de conceder crédito) já foi consultado por mais de 63MM de brasileiros de forma gratuita. A pontuação, que vai de 0 a 1.000, indica para o mercado as chances de o consumidor pagar aquela conta nos próximos 6 meses. Para a análise, são considerados dados financeiros como os créditos contratados, histórico de dívidas, pagamento de crédito, pagamento de dívidas, tempo de crédito e consultas ao CPF. A partir de agora, mediante a consentimento prévio do consumidor, as movimentações feitas na conta bancária, como os pagamentos de contas básicas (como água, luz, telefone e outras transações bancárias), também poderão vir a ser consideradas para a análise da pontuação.

De acordo com Lucas Lopes, diretor da Serasa, a conexão tem como objetivo dar aos consumidores maior controle sobre suas vidas financeiras e permitir que mais pessoas tenham acesso ao crédito: “Quanto mais a gente conhece o consumidor e seus hábitos, melhor pode ficar a análise do seu Serasa Score e do seu perfil financeiro. Além de possibilitar um aumento instantâneo na pontuação, vai beneficiar principalmente as pessoas que não têm acesso ou que não utilizam muito opções de crédito.”, explica.

Outros mercados e segurança dos dados

Segundo Lucas, a ferramenta é novidade no Brasil, mas segue modelos aplicados nos EUA e no Reino Unido: nos EUA, por exemplo, os benefícios ao consumidor são evidentes: 23% das pessoas com o Score considerado “baixo” mudaram de faixa de pontuação a partir da conexão.

A conexão é 100% digital e só acontece mediante o consentimento do usuário: “Levamos em conta todas as camadas de segurança de forma que os dados são utilizados apenas em modo leitura e as informações podem ser adicionadas a partir da conexão da conta bancária pelo site da Serasa”, finaliza o executivo.

Vale ressaltar que a Serasa não coleta e não solicita outras informações que permitem realizar transações com as contas bancárias e cartões, como, por exemplo, número completo do cartão de crédito associado ao código de segurança (CVV) e data de vencimento.

Passo a passo para a conexão bancária

Com um ecossistema totalmente focado na experiência do consumidor, a conexão bancária está disponível no site da Serasa e pode ser realizada de acordo com o passo a passo abaixo:

1. Acesso ao Serasa Score

2. Introdução e dúvidas comuns

3. Escolha da conta para conexão

4. Consentimento da senha/token

5. Compartilhamento dos dados

6. Turbo no Serasa Score

A Serasa é um braço da Serasa Experian e tem como propósito revolucionar o acesso ao crédito no Brasil. Para isso oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais que permitem que o consumidor consulte a sua pontuação de crédito (Serasa Score), negocie suas dívidas (Serasa Limpa Nome), consiga empréstimo e cartões de crédito (Serasa eCred), monitore seus dados (Serasa Premium) e tenha sua própria carteira digital para pagamento de todo tipo de conta e contratação de serviços. Tudo isso de forma simples e acessível via aplicativo ou site. Para mais informações, visite www.serasa.com.br.

Para falar com a gente, mande um e-mail para serasa@agenciafr.com.br ou ligue para:
Julia (11) 98981-3416
Mariluza (11) 98100-9364