Entrar

Serasa passa a permitir que dados de pagamento, transferência, débito e crédito sejam considerados na análise do Serasa Score

Novidade possibilita que brasileiros conectem seu histórico bancário para compor a pontuação de crédito

São Paulo, outubro de 2021 – A partir de hoje, a Serasa permite que os brasileiros contem com novas informações na análise do seu perfil de crédito e na pontuação do Serasa Score. Com a nova solução, que possibilita conectar a conta bancária ao perfil da Serasa, as transações realizadas pelos consumidores como os pagamentos de contas básicas, por exemplo, podem ser consideradas nessas avaliações. A novidade representa uma evolução para o mercado brasileiro, já que dessa forma, as empresas que concedem crédito ou serviços passam a ter informações mais precisas e completas nos seus processos de concessão.

Lançado em 2017, o Serasa Score (pontuação que as empresas podem usar no momento de conceder crédito) já foi consultado por mais de 63MM de brasileiros de forma gratuita. A pontuação, que vai de 0 a 1.000, indica para o mercado as chances de o consumidor pagar aquela conta nos próximos 6 meses. Para a análise, são considerados dados financeiros como os créditos contratados, histórico de dívidas, pagamento de crédito, pagamento de dívidas, tempo de crédito e consultas ao CPF. A partir de agora, mediante a consentimento prévio do consumidor, as movimentações feitas na conta bancária, como os pagamentos de contas básicas (como água, luz, telefone e outras transações bancárias), também podem ser consideradas para a análise da pontuação.

De acordo com Lucas Lopes, diretor da Serasa, a conexão tem como objetivo dar aos consumidores maior controle sobre suas vidas financeiras e permitir que mais pessoas tenham acesso ao crédito: “Quanto mais a gente conhece o consumidor e seus hábitos, melhor pode ficar a análise do seu Serasa Score e do seu perfil financeiro. Além de possibilitar um aumento instantâneo na pontuação, a conexão não terá impacto negativo no Score do usuário, beneficiando principalmente as pessoas que não têm acesso ou que não utilizam muito opções de crédito.”, explica.

Outros mercados e segurança dos dados

Segundo Lucas, a ferramenta é novidade no Brasil, mas segue modelos aplicados nos EUA e no Reino Unido: nos EUA, por exemplo, os benefícios ao consumidor são evidentes: 23% das pessoas com o Score considerado “baixo” mudaram de faixa de pontuação a partir da conexão.

A conexão é 100% digital e só acontece mediante o consentimento do usuário: “Levamos em conta todas as camadas de segurança de forma que os dados são utilizados apenas em modo leitura e as informações podem ser adicionadas a partir da conexão da conta bancária pelo site da Serasa”, finaliza o executivo.

Vale ressaltar que a Serasa não coleta e não solicita outras informações que permitem realizar transações com as contas bancárias e cartões, como, por exemplo, número completo do cartão de crédito associado ao código de segurança (CVV) e data de vencimento.

Passo a passo para a conexão bancária

Com um ecossistema totalmente focado na experiência do consumidor, a conexão bancária está disponível no site da Serasa e pode ser realizada de acordo com o passo a passo abaixo:

  1. Acesso ao Serasa Score

  2. Introdução e dúvidas comuns

  3. Escolha da conta para conexão

  4. Consentimento da senha/token

  5. Compartilhamento dos dados

  6. Turbo no Serasa Score

Sobre a Serasa

A Serasa é um braço da Serasa Experian e tem como propósito revolucionar o acesso ao crédito no Brasil. Para isso oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais que permitem que o consumidor consulte a sua pontuação de crédito (Serasa Score), negocie suas dívidas (Serasa Limpa Nome), consiga empréstimo e cartões de crédito (Serasa eCred), monitore seus dados (Serasa Premium) e tenha sua própria carteira digital para pagamento de todo tipo de conta e contratação de serviços. Tudo isso de forma simples e acessível via aplicativo ou site. Para mais informações, visite www.serasa.com.br.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Virta Comunicação Corporativa
serasa@grupovirta.com.br