Birôs de crédito suspendem negativação de dívidas por 60 dias no RS

Iniciativa passou a valer em 1º de maio de 2024

Devido à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, birôs de crédito suspendem negativação de dívidas no estado por 60 dias

Atualização: no dia 30/06/2024 encerrou-se o prazo de suspensão da negativação de dívidas no Rio Grande do Sul para pessoas físicas e jurídicas com endereço no estado gaúcho.

São Paulo, 16 de maio de 2024: Diante da situação de emergência causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, os birôs de crédito vão suspender os pedidos de negativação de pessoas físicas e jurídicas no estado por 60 dias. Além disso, durante o período, o setor postergará a inclusão de dívidas que já estejam em processo de comunicação no banco de dados e cancelará a exibição de apontamentos inscritos após a decretação da calamidade pública.

Desta forma, até o fim do prazo estabelecido, a informação de inadimplência, assim como as demais relacionadas a ela, estarão indisponíveis, seja para consulta ou utilização. A medida passou a valer em 1º de maio, data em que foi decretado o estado de calamidade pública no RS, e será aplicada de forma retroativa.

A iniciativa está sujeita a prorrogação, caso necessário. “A ideia é que, com essa suspensão, credores, consumidores e empresas sejam capazes de conversar e renegociar seus créditos de forma responsável para que a economia e o bem-estar social possam se restabelecer de forma sustentável no estado”, afirma Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito, entidade que representa o setor de birôs de crédito.

“O crédito é um instrumento fundamental e mais do que nunca necessário para a retomada das atividades produtivas no Rio Grande do Sul. Por isso, o setor entende ser fundamental a adoção de medidas que protejam a integridade do fluxo de informações para avaliação do crédito e, consequentemente, o sistema creditício e todos os seus agentes”, conclui o executivo.

Anteriormente, em abril de 2020, frente às consequências econômicas da pandemia, o setor de birôs de crédito ampliou o prazo de negativação de consumidores e empresas para 45 dias pelo período de 90 dias. A ação teve impacto positivo, ao trazer estabilidade ao processo de crédito e estimular a negociação entre credor e devedor durante a crise de saúde.

Sobre a ANBC

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) é uma associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do crédito no Brasil. A ANBC congrega os birôs de proteção ao crédito que atuam no país e é uma das entidades fundadoras do Fórum Empresarial LGPD. Também é membro de associações internacionais para promover as melhores práticas do setor como a Associação de Fornecedores de Informação de Crédito ao Consumidor (ACCIS), que reúne 39 birôs de crédito do mundo, e a Associação Latino-Americana de Birôs de Crédito (ALACRED), é membro ainda do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ministério da Economia (FPMPEs).

Relações com a Imprensa ANBC