Amazon é confiável? Saiba por que o marketplace cresceu em 2021

*Por Lise Brenol

A Amazon é confiável para a maior parte dos consumidores, mas é preciso estar atento ao compartilhar seus dados pessoais. Saiba quais informações são coletadas pelo marketplace.

A pandemia de Covid-19 impulsionou o comércio online e os grandes varejistas registraram altos volumes de vendas. Um levantamento realizado pela ComScore mostra que cresceu o total de visualizações de sites de compras como Amazon, Magazine Luiza e Mercado Livre. Entre eles, no primeiro semestre, a Amazon se destacou em novos visitantes únicos.

predio da amazon

Um dos motivos para o aumento está relacionado ao investimento da gigante norte-americana em centros de distribuição (CD) no Brasil e uma estratégia de logística para ampliar a rede de lojistas associados. A venda via Amazon Prime garante entrega rápida e frete grátis. Os lojistas associados ao marketplace selecionam os produtos prime e garantem o estoque antecipado no CD para que a entrega seja eficiente.

Mas a Amazon é segura para compras online?

Os próprios consumidores são aqueles que atribuem uma reputação positiva ou negativa para uma loja de e-commerce. A mensuração pode ser medida em sites de defesa do consumidor e pelas avaliações dos próprios usuários nas lojas de aplicativos em iOS e Android.

A escala de Likert é usada para medir a percepção dos próprios consumidores. A nota é dada na escala de menor a maior satisfação com relação à experiência do consumidor. Na internet, o método tem sido chamado de net promoter score (NPS). Outra medida que influencia na reputação do comércio online é o volume de reclamações e o tempo de resposta.

No site Reclame Aqui, a Amazon recebeu a nota 8,6 e foi avaliada como um serviço ótimo. O site somava 35.564 queixas de consumidores até setembro, com índice de resposta de 99,7% e com índice de solução de 85,7%, ou seja, a maioria dos problemas resolvidos. A taxa de retorno também é alta, considerando que 81,9% se dizem dispostos a voltar a comprar na Amazon.

Na Apple Store, o aplicativo Amazon Brasil possui 40 mil classificações computando uma nota de 4,8, sendo a avaliação máxima de nota 5. O aplicativo segue os requisitos de privacidade e explicita os dados que são coletados e vinculados ao perfil individual do consumidor.

A lista publicada na avaliação do site contém: dados de saúde e condicionamento físico, dados de compra, informações financeiras, localização, informações de contato, histórico de buscas no aplicativo, informações de uso como tempo e frequência, informações pessoais e outras.

Na Google Play, o aplicativo é avaliado em 4,4, sendo a cotação máxima de 5 pontos. Nos detalhes de permissão de uso, o app da Amazon indica acessar a câmera fotográfica e lanterna do celular, agenda de contatos para compartilhar produtos Amazon com amigos e familiares no Facebook ou outras redes de mídia social, o telefone e o armazenamento de dados de navegação para preenchimento automático.

Mesmo com as avaliações positivas, o consumidor deve estar ciente de que os dados pessoais fornecidos à plataforma serão utilizados também por parceiros autorizados. Portanto, apesar dos consumidores indicarem bom índice de satisfação, não se pode descuidar dos cuidados preventivos para não se surpreender com transtornos futuros.

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