Black Fraude: confira os produtos mais reajustados em 2020

Por Lise Brenol

Na chamada Black Fraude, os lojistas aumentam o preço na véspera para superestimar o desconto do produto no dia do evento. Confira os produtos mais reajustados em 2020

A Black Friday é um período propício para fechar ótimos negócios, mas é preciso estar atento para não cair no golpe chamado Black Fraude. Muitas vezes, os lojistas aumentam o preço na véspera para dar uma sensação de desconto no produto no dia. Saiba quais produtos foram mais reajustados em 2020 e fique de olho ao pesquisar por estes itens neste ano.

plaquinhas ilustrativas sobre produtos falsos e fatos reais

Black Fraude em números

Entre junho e novembro de 2020, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo, o Ibevar, mapeou preços de 6,5 mil produtos em 30 categorias do varejo. O levantamento sobre a variação de preços na Black Friday indicou que houve reajuste de véspera, na primeira quinzena de novembro, em todas as categorias investigadas. Entre os produtos analisados, 60% foram reajustados em mais de 25% do valor mapeado.

Os resultados mostram a maior alta de preços em produtos como home theater, freezer, câmeras filmadoras, ventilador e microondas. Já os produtos que tiveram menor variação foram computadores, secadora de roupas, smartwatches e notebooks.

Apesar de os produtos mais desejados nesta época serem roupas, calçados e smartphones, os eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos foram apontados como objeto de desejo por um a cada cinco entrevistados em um levantamento de 2020.

Checklist: como evitar a Black Fraude na Black Friday em quatro etapas

  • Faça uma lista de produtos com antecedência para evitar as compras por impulso.

  • Compare os preços entre mais de uma loja e em mais de uma marca ou fabricante. Anote os valores, guarde os links e as informações sobre o produto para fazer a comparação em mais de um site.

  • Confira as ofertas em sites de monitoramento de preços como o Zoom, Buscapé e Já Cotei antes de fechar negócio.

  • Fique atento para as informações no carrinho de compras, como a aplicação adequada do desconto anunciado, as especificações do produto, o valor do frete e o prazo mínimo e máximo de entrega.

Com estas dicas, ficou mais fácil aproveitar a Black Friday sem cair em golpes, não é mesmo? Além de auxiliar o consumidor a encontrar boas ofertas, as plataformas de monitoramento de preços que recomendamos aqui podem ser grandes aliadas para evitar que você se deixe levar por um anúncio falso, criado por golpistas para roubar suas informações pessoais ou seu dinheiro.

Quer evitar fraudes e problemas futuros? Conheça o Serasa Premium

Com ele, você será alertado por e-mail e SMS quando houver uma movimentação no seu CPF e CNPJ como: novas consultas, protestos, ações judiciais, vazamento de dados na Dark Web e mudança em seu score e muito mais:

Função Lock&Unlock: bloqueie e desbloqueie seu Serasa Score para consultas de terceiros. Isso pode ajudar você a evitar que golpistas peçam crédito em seu nome.

Relatórios: receba um resumo quinzenal e tenha acesso total ao seu histórico de dados.

Consultor VIP:
atendimento exclusivo sempre que precisar de ajuda.

Usuário utilizando celular para acessar a conta Serasa Premium