Cinco dicas para comprar online em aplicativos com segurança

Por Lise Brenol

É seguro comprar online em lojas virtuais? Veja como se proteger se fraudes digitais e cibercrimes.

A pandemia acelerou a adoção de métodos digitais para compra e venda no Brasil. Com as medidas sanitárias de distanciamento e protocolos de atendimento estabelecidos para as lojas físicas, comprar online se tornou um hábito ainda mais comum.

A mudança de comportamento gerou crescimento de lojas na modalidade e-commerce na Web e em aplicativos. A pesquisa BigDataCorp/Paypal, divulgada em agosto de 2021, aponta que nos últimos dois anos 666.193 novos lojistas implementaram o canal de e-commerce.

clipes separados em um quadro

A adesão em massa ao ambiente digital requer por parte dos consumidores e dos lojistas cuidados de segurança para que as transações financeiras ocorram sem transtornos. Um dos recursos que os lojistas passaram a observar nos últimos anos foi o padrão SSL nos sites. A pesquisa mostra que em 2015 apenas 20% dos sites brasileiros tinham o certificado, mas neste ano são mais de 92%.

A sigla significa Secure Sockets Layers (SSL) e cria uma conexão criptografada entre o servidor e o navegador, ou seja, uma codificação para que a mensagem não possa ser interceptada na transmissão. Por isso, antes de comprar online, verifique se a URL do site possui essa certificação.

Outro resultado interessante da pesquisa é o registro de empresas que oferecem os produtos em aplicativos próprios para dispositivos móveis. O computador de bolso tem se tornado um meio frequente para trocas de mensagens, Internet Banking e operações de compra e venda.

O levantamento indica que as lojas de aplicativos do Android e iOS somam 611.800 apps de lojistas. As compras tanto em sites como em aplicativos devem ser realizadas após a verificação de segurança e dupla checagem na primeira compra.

É seguro comprar online nos apps de lojas virtuais? Sim, se você seguir estas dicas:

  1. Compre de quem confia

    A primeira regra é estabelecer uma relação de confiança com o lojista. Antes de comprar online ou até mesmo baixar o app, pesquise sobre o lojista. Acesse sites como o “Reclame Aqui” para verificar a reputação da loja no ambiente digital. Caso não encontre muitos registros, tente identificar canais de relacionamento com o consumidor para ter certeza de que a empresa é idônea.

  2. Baixe aplicativos a partir do site oficial

    Muitas vezes as fraudes podem acontecer por duplicação de aplicativo de lojas ou descuido do usuário. Um app falso com as mesmas características e identidade visual do original ou um app desatualizado (anterior) com falhas de segurança podem estar na loja de aplicativos do seu celular. Na dúvida, acesse o portal da loja e clique em baixar o app. O site vai te direcionar para o aplicativo verdadeiro.

  3. Atenção ao certificado de segurança

    O aplicativo costuma ser um segundo canal de vendas para os lojistas, depois do site. Para conferir se a operação tem certificação de segurança, acesse o site.

    No endereço, observe se na barra de navegação há a letra “S” após o http e o cadeado de segurança SSL. Para o consumidor, antes de cogitar a possibilidade de comprar online é preciso observar o certificado SSL em um site de e-commerce. Caso o lojista não ofereça o ícone de cadeado ao lado do endereço do site no navegador, o protocolo não está ativo e, portanto, o site não é seguro para transações financeiras.

  4. Verifique quem desenvolveu o aplicativo

    Abaixo do nome do aplicativo irá aparecer a própria marca, a razão social ou o nome do desenvolvedor da loja virtual. Antes de baixar, confira se esse desenvolvedor tem boa reputação no mercado ou se é um desenvolvimento da própria marca. Caso seja um desenvolvedor sem referências na Web e sem legado na loja de apps, desconfie.

    As medidas de segurança para compras online são uma forma de proteger os seus dados pessoais. As fraudes e golpes digitais estão cada vez mais evoluídas e os criminosos, criativos, por isso é importante monitorar o uso dos seus dados de CPF e CNPJ para se proteger. Muitas vezes os seus dados estão sendo comercializados para cibercrimes e você nem desconfia até perceber o dano financeiro.

Quer evitar fraudes e problemas futuros? Conheça o Serasa Premium

Com ele, você será alertado por e-mail e SMS quando houver uma movimentação no seu CPF e CNPJ como: novas consultas, protestos, ações judiciais, vazamento de dados na Dark Web e mudança em seu score e muito mais:

Função Lock&Unlock: bloqueie e desbloqueie seu Serasa Score para consultas de terceiros. Isso pode ajudar você a evitar que golpistas peçam crédito em seu nome.

Relatórios: receba um resumo quinzenal e tenha acesso total ao seu histórico de dados.

Consultor VIP:
atendimento exclusivo sempre que precisar de ajuda.

Usuário utilizando celular para acessar a conta Serasa Premium