Entrar

WhatsApp Pay: como enviar dinheiro pelo WhatsApp

Nova atualização do WhatsApp traz possibilidade transações financeiras direto no app. Saiba como funciona a nova ferramenta.

Como acessar o recurso?

O WhatsApp vai liberar, ao longo do ano, a funcionalidade para os usuários. Se a atualização já chegou para você, é possível convidar outros amigos para utilizarem, desde que tenham cartões com as bandeiras Mastercard ou Visa.

O que é Whatsapp Pay? Já pensou em fazer transferência bancária com a mesma facilidade que envia uma foto para um amigo no WhatsApp?

O WhatsApp Pay é mais uma forma de fazer transferências e pagamentos sem a necessidade de ir ao banco ou encontros presenciais. O serviço foi aprovado pelo Banco Central em março e o Brasil é o segundo país a contar com essa funcionalidade. Inicialmente, os testes foram feitos na Índia.

Como ativar o recurso e fazer a primeira transferência?

Para utilizar o WhatsApp Pay é necessário ter instalado a versão mais atualizada do aplicativo de mensagens. A opção de transferência, fica no botão com símbolo de “clipe” os aparelhos Android e “mais” no iOS. Para começar a transferir é necessário cadastrar um carto de débito válido, com as bandeiras Mastercard ou Visa.

Passo a passo para fazer transferências com WhatsApp Pay :

Passo 1 – Toque no botão com símbolo de “clipe” os aparelhos Android e “mais” no iOS;

Passo 2 – Selecione a opção “Pagamentos”, que fica entre as opções de documentos, fotos, vídeos e localização;

Passo 3 – Clique e insira o valor que deseja transferir nesta primeira vez que for utilizar o serviço;

Passo 4 – Informe a forma de pagamento (cartão de débito com bandeira Visa ou Mastercard). Nesse ponto, será aberta uma aba do Facebook Pay com os termos de uso do serviço Para utilizar o serviço, você deve concordar com os termos de uso.

Passo 5 – Crie um PIN para o Facebook Pay. O PIN é a assinatura eletrônica da transação.

Passo 6 – Insira seus dados pessoais: nome completo e CPF.

Passo 7 – Adicione um cartão de débito emitido por um dos bancos parceiros. Você vai receber código via SMS, via e-mail ou via app do banco. Após verificação e configuração, já é possível fazer transferências.

Quais são os bancos parceiros para oferecer o serviço?

Até o momento, o Banco Central autorizou os seguintes bancos a oferecerem o serviço: Banco do Brasil, Bradesco, Inter, Itaú, Mercado Pago, Next, NuBank, Sicredi e Woop (banco digital do Sicredi). E as operações são permitidas apenas entre pessoas físicas e somente cartão de débito.

Qual o limite de valores de transferências?

Cada transação pode ser no valor máximo de R$ 1.000 e o limite mensal é de R$ 5 mil. De acordo com o Banco Central, é possível fazer até 20 transações por dia, somente dentro Brasil, apenas em reais.
Os bancos parceiros podem estabelecer limites menores.

Quem pode usar o serviço?

No momento, o serviço é oferecido a pessoas físicas que utilizam o aplicativo.
Lembre-se sempre de verificar o contato ao receber um pedido de transferência de um número desconhecido. Se for necessário você pode bloquear ou denunciar o número.

É preciso pagar para utilizar o WhatsApp Pay?

O serviço é totalmente gratuito e funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana e as transferências são rápidas. Mas o serviço não é integrado com o Pix, que só é permitido para instituições financeiras e de pagamentos.

Whatsapp Pay é seguro?

O serviço é regulado pelo Banco Central como iniciador de pagamentos. Isso quer dizer que por meio do WhatsApp Pay é possível realizar operações de compra, venda e movimentação de recursos, mas não pode oferecer empréstimos ou financiamentos aos usuários.

De acordo com o Facebook, empresa que gerencia o WhatsApp, o serviço de pagamentos é seguro e protegido com camadas de segurança, como o PIN e biometria. Por isso, não compartilhe seu código PIN com outras pessoas.

Além disso, não há possibilidade de desfazer a operação. Caso você envie um valor para o número errado ou seja vítima de golpe, terá de tentar reaver o valor.