Como monitorar seu Score no Serasa Premium
O Serasa Score você conhece, é a pontuação que indica a reputação de crédito do consumidor, ajudando o mercado a avaliar o risco de concessão de empréstimo, financiamento ou cartão de crédito.
Autor: Fernanda Araujo
Publicado em 26 de setembro de 2022
O Serasa Score você conhece, é a pontuação que indica a reputação de crédito do consumidor, ajudando o mercado a avaliar o risco de concessão de empréstimo, financiamento ou cartão de crédito. Quanto mais alto o Score, maior a probabilidade de obtenção de crédito, pois indica equilíbrio financeiro. Score baixo indica que é preciso cuidar das finanças. Como a pontuação pode variar por diversos motivos, é importante monitorar o Score.
A pontuação associada a cada CPF é dada a partir de um modelo estatístico calculado que usa informações relevantes para a análise de risco de crédito, como dados cadastrais, histórico de consultas, informações negativas e positivas de pagamento. A pontuação pode variar de zero a 1000 pontos e traz uma projeção para os próximos seis meses do comportamento de crédito.
A consulta ao Score pode ser feita gratuitamente no site da Serasa. Para acessar é preciso fazer um login e senha e fornecer o seu CPF.
https://www.serasa.com.br/score/
Se a pontuação não estiver alta, não há motivo para pânico. Apesar de não existir uma fórmula ou método para conseguir uma boa pontuação do dia para a noite, existem boas práticas que podem ajudar. O bom comportamento financeiro a médio e longo prazo é o melhor caminho para ter uma ótima pontuação.
O Serasa Score sobe à medida que o consumidor adota hábitos financeiros saudáveis com regularidade, e não apenas por um curto período. A recuperação da pontuação não é imediata, pois o cálculo considera o histórico positivo. Portanto, é preciso um processo de mudança de comportamento para que o mercado volte a confiar na capacidade de pagamento.
O Score de um consumidor é consultado, por exemplo, quando o titular busca crédito em instituição financeira ou quer contratar algum serviço. As empresas consultam essa base de informações porque ela é confiável. É a partir dela que inicia a negociação de taxa de juros e condições de pagamento.
Antes de decidir se emprestamos ou não dinheiro a alguém, pensamos quem é essa pessoa e como ela se comporta, certo? É assim com pessoas e com empresas. Antes de dar crédito a uma pessoa, as empresas buscam dados sobre ela para fazer a análise de risco de crédito mais adequada.
Serasa Score: chegou a versão 3.0
Por que monitorar o Score?
Monitorar a pontuação de crédito é importante para ter mais controle sobre suas finanças. Você pode acessar o Score todos os dias gratuitamente e ver a variação, mas também pode contar com o serviço Premium para ser alertado sobre alterações.
A elevação ou queda da pontuação tem relação com os critérios estatísticos da base de cálculo do Score. Quando você tem conhecimento da sua pontuação, é mais fácil tomar os cuidados necessários para mantê-la alta e conseguir crédito.
O assinante Premium pode, por exemplo, ativar o bloqueio da consulta de Score pelo CPF. Esse é um recurso que protege contra fraudes e é útil caso o consumidor não esteja em busca de crédito. A funcionalidade pode reduzir as chances de possíveis variações no Score e indica ao mercado que o consumidor não está em busca de crédito. O bloqueio ou desbloqueio acontece em tempo real e podem ser feitos quantas vezes o consumidor quiser.
Outra vantagem do assinante Premium é o acesso ao histórico de consultas ao Score dos últimos cinco anos, ou seja, você sabe quais empresas consultaram e quando fizeram esse acesso. O monitoramento é importante porque a consulta de uma empresa para a qual você não solicitou serviço pode indicar que outra pessoa utilizou seu CPF para cotar crédito.
Quais informações o assinante Premium recebe?
Com esse serviço, o assinante receberá um relatório quinzenal sobre a situação do seu CPF e sobre a faixa do Serasa Score. Caso haja alterações entre os relatórios, o assinante receberá uma notificação por SMS e e-mail. O monitoramento oferece informações importantes para a gestão da vida financeira com o objetivo de manter uma boa reputação no mercado de crédito. As informações do relatório Premium são:
• alerta por e-mail e SMS quando houver movimentações relacionadas ao CPF;
• informações sobre a situação do CPF no cadastro de inadimplentes da Serasa;
• alerta de cobrança judicial de uma dívida;
• alerta sobre dívidas antes do comunicado da Serasa;
• aviso ao entrar no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) do Banco Central;
• notificação de dívida atrelada ao CPF em cartório de protesto;
• decreto de falência em sociedade ligada ao seu nome;
• balanço de vazamento dos seus dados pessoais na dark web.
O serviço Premium trabalha 24 horas para você ter tranquilidade em relação ao monitoramento do CPF. No caso de receber um aviso, é importante agir imediatamente para evitar qualquer dano.