Conheça o serviço de iniciação no Pix

Por Lise Brenol

O serviço de iniciação no Pix encurta etapas e integra ambientes seguros para possibilitar o seu uso

Você já sabe como funciona o serviço de iniciação no Pix? Antes de abordarmos essa questão, vamos falar um pouco mais sobre essa modalidade de pagamento.

Em menos de um ano, o Pix já representa um volume maior de transações para transferências do que outras modalidades como o TED ou DOC. Para pagamentos, já é mais usado do que os boletos.

A adesão dos brasileiros foi enorme. Em julho de 2021, havia 98 milhões de pessoas cadastradas no serviço de pagamentos instantâneos implementado pelo Banco Central.

Mulher correndo em uma subida

No entanto, para utilizá-lo ainda é preciso abrir e fechar aplicativos ou websites. Caso você decida pagar uma compra online com Pix, tem que sair do ambiente de compra e entrar no aplicativo bancário para depois concluir o consumo. O serviço de iniciação no Pix tem o objetivo de encurtar o caminho.

Um exemplo da operação Pix até julho de 2021 é uma transação entre um consumidor final e um prestador de serviço.

Vamos supor que o prestador de serviço é o barbeiro ou cabeleireira: você acerta o serviço pelo aplicativo mensageiro, marca horário, local e outros detalhes. Após o serviço completo, você pede que o profissional envie os dados da chave Pix pelo mensageiro.

Então, você copia a chave e abre o aplicativo do seu banco. No ambiente seguro do seu banco, você realiza a operação com a chave Pix fornecida e salva o comprovante. Na sequência, volta ao mensageiro e compartilha o comprovante. Percebeu quantas vezes foi necessário abrir e fechar telas para concluir o pagamento?

O serviço de iniciação no Pix irá integrar as etapas no mesmo ambiente promovendo. Assim, o ambiente da negociação e o ambiente da transação financeira irão funcionar juntos.

Outro exemplo prático de como vai evoluir o pagamento com a iniciação no Pix integrada entre aplicações é em lojas online. Vamos supor que você adquiriu uma refeição para entrega a domicílio. Na loja, você poderá escolher por pagamento em cartão de crédito, de débito, dinheiro na entrega ou Pix.

Ao clicar na opção Pix, uma janela vai abrir para você selecionar a sua instituição financeira. Ao clicar no nome do banco, vai abrir uma sobretela do ambiente seguro de pagamento para você efetuar a transação.

Assim que o pagamento for confirmado, você automaticamente será redirecionado para o aplicativo do serviço de alimentação. Ou seja, você não precisa fechar um aplicativo e abrir outro depois voltar. Com a integração, as telas estarão sobrepostas em um único fluxo de navegação.

Portanto, o serviço de iniciação no Pix é oferecido pela instituição financeira e as lojas e prestadores de serviços certificados poderão integrar o recurso aos ambientes de negócios.

Como fazer uma transação segura com o serviço de iniciação no Pix?

É importante que o cidadão se mantenha vigilante em relação aos cuidados e precauções de qualquer transação financeira na Internet. Alguns pontos merecem atenção especial:
  1. Verificar se o site é seguro pela URL, pelo cadeado e o https na barra de navegação (o s é de secure);

  2. Conferir a veracidade pelos canais de atendimento e acesso direto à loja (não por meio de links de origem desconhecida);

  3. Desconfiar de sites que pedirem senhas ou credenciais de segurança fora do ambiente seguro. Por exemplo: se suas transações são autenticadas pelo reconhecimento facial, essa terá de ser a chave para a transação a partir da iniciação no Pix.

Quando o serviço de iniciação no Pix será lançado?

O serviço de iniciação começa a operar com transferência simples em 30 de agosto, ou seja, para transações de transferência entre prestadores de serviços individuais ou entre pessoas físicas. A partir de 30 de setembro, os bancos terão de oferecer o serviço integrado para pagamento em e-commerce e m-commerce.

Com o novo serviço de iniciação no Pix, fazer transações será ainda mais prático. Mas, para aproveitar todas as inovações que o mercado financeiro oferece, é importante ficar atento para não cair em golpes e fraudes.

Quer evitar fraudes e problemas futuros? Conheça o Serasa Premium

Com ele, você será alertado por e-mail e SMS quando houver uma movimentação no seu CPF e CNPJ como: novas consultas, protestos, ações judiciais, vazamento de dados na Dark Web e mudança em seu score e muito mais:

Função Lock&Unlock: bloqueie e desbloqueie seu Serasa Score para consultas de terceiros. Isso pode ajudar você a evitar que golpistas peçam crédito em seu nome.

Relatórios: receba um resumo quinzenal e tenha acesso total ao seu histórico de dados.

Consultor VIP:
atendimento exclusivo sempre que precisar de ajuda.

Usuário utilizando celular para acessar a conta Serasa Premium