Entrar

Conheça o serviço de iniciação no Pix

Por Lise Brenol

O serviço de iniciação no Pix encurta etapas e integra ambientes seguros para possibilitar o seu uso

Você já sabe como funciona o serviço de iniciação no Pix? Antes de abordarmos essa questão, vamos falar um pouco mais sobre essa modalidade de pagamento.

Em menos de um ano, o Pix já representa um volume maior de transações para transferências do que outras modalidades como o TED ou DOC. Para pagamentos, já é mais usado do que os boletos.

A adesão dos brasileiros foi enorme. Em julho de 2021, havia 98 milhões de pessoas cadastradas no serviço de pagamentos instantâneos implementado pelo Banco Central.

No entanto, para utilizá-lo ainda é preciso abrir e fechar aplicativos ou websites. Caso você decida pagar uma compra online com Pix, tem que sair do ambiente de compra e entrar no aplicativo bancário para depois concluir o consumo. O serviço de iniciação no Pix tem o objetivo de encurtar o caminho.

Um exemplo da operação Pix até julho de 2021 é uma transação entre um consumidor final e um prestador de serviço.

Vamos supor que o prestador de serviço é o barbeiro ou cabeleireira: você acerta o serviço pelo aplicativo mensageiro, marca horário, local e outros detalhes. Após o serviço completo, você pede que o profissional envie os dados da chave Pix pelo mensageiro.

Então, você copia a chave e abre o aplicativo do seu banco. No ambiente seguro do seu banco, você realiza a operação com a chave Pix fornecida e salva o comprovante. Na sequência, volta ao mensageiro e compartilha o comprovante. Percebeu quantas vezes foi necessário abrir e fechar telas para concluir o pagamento?

O serviço de iniciação no Pix irá integrar as etapas no mesmo ambiente promovendo. Assim, o ambiente da negociação e o ambiente da transação financeira irão funcionar juntos.

Outro exemplo prático de como vai evoluir o pagamento com a iniciação no Pix integrada entre aplicações é em lojas online. Vamos supor que você adquiriu uma refeição para entrega a domicílio. Na loja, você poderá escolher por pagamento em cartão de crédito, de débito, dinheiro na entrega ou Pix.

Ao clicar na opção Pix, uma janela vai abrir para você selecionar a sua instituição financeira. Ao clicar no nome do banco, vai abrir uma sobretela do ambiente seguro de pagamento para você efetuar a transação.

Assim que o pagamento for confirmado, você automaticamente será redirecionado para o aplicativo do serviço de alimentação. Ou seja, você não precisa fechar um aplicativo e abrir outro depois voltar. Com a integração, as telas estarão sobrepostas em um único fluxo de navegação.

Portanto, o serviço de iniciação no Pix é oferecido pela instituição financeira e as lojas e prestadores de serviços certificados poderão integrar o recurso aos ambientes de negócios.

Como fazer uma transação segura com o serviço de iniciação no Pix?

É importante que o cidadão se mantenha vigilante em relação aos cuidados e precauções de qualquer transação financeira na Internet. Alguns pontos merecem atenção especial:
  1. Verificar se o site é seguro pela URL, pelo cadeado e o https na barra de navegação (o s é de secure);

  2. Conferir a veracidade pelos canais de atendimento e acesso direto à loja (não por meio de links de origem desconhecida);

  3. Desconfiar de sites que pedirem senhas ou credenciais de segurança fora do ambiente seguro. Por exemplo: se suas transações são autenticadas pelo reconhecimento facial, essa terá de ser a chave para a transação a partir da iniciação no Pix.

Quando o serviço de iniciação no Pix será lançado?

O serviço de iniciação começa a operar com transferência simples em 30 de agosto, ou seja, para transações de transferência entre prestadores de serviços individuais ou entre pessoas físicas. A partir de 30 de setembro, os bancos terão de oferecer o serviço integrado para pagamento em e-commerce e m-commerce.

Com o novo serviço de iniciação no Pix, fazer transações será ainda mais prático. Mas, para aproveitar todas as inovações que o mercado financeiro oferece, é importante ficar atento para não cair em golpes e fraudes.

Quer evitar fraudes e problemas futuros? Conheça o Serasa Premium

Com ele, você será alertado por e-mail e SMS sempre que houver uma movimentação no seu CPF e CNPJ como: novas consultas, protestos, ações judiciais, vazamento de dados na Dark Web e mudança em seu score e muito mais:

Função Lock&Unlock: bloqueie e desbloqueie seu Serasa Score para consultas de terceiros. Isso pode ajudar você a evitar que golpistas peçam crédito em seu nome.

Relatórios: receba um resumo quinzenal e tenha acesso total ao seu histórico de dados.

Consultor VIP:
atendimento exclusivo sempre que precisar de ajuda.