Consulta de CNPJ: 7 passos para fazer a sua

Saiba como consultar o CNPJ de terceiros ou monitorar a situação financeira da sua empresa de forma rápida e segura.

consultando documentos

Publicado em: 22 de novembro de 2022.

O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) é o documento básico de identificação das empresas. Ele é uma forma de reconhecimento do negócio pelo governo e um requisito para a emissão de nota fiscal. No dia a dia, quem consulta CNPJ, próprio ou de clientes e fornecedores, pode garantir mais segurança nas negociações. A seguir, saiba mais sobre a importância da consulta de CNPJ e confira o passo a passo para fazer esse monitoramento

Se você tem empresa, por que fazer consulta de CNPJ próprio?

Algumas empresas já verificam CPF e CNPJ dos clientes, mas não têm o hábito de conferir os documentos da organização e de seus donos/sócios. Mas isso também é importante, e nós vamos explicar o porquê. A consulta CNPJ é uma prática para que você esteja no controle das finanças do negócio. Com ela, é possível: 

antecipar-se a uma eventual negativação; 

descobrir se sua empresa tem protestos; 

saber como seu negócio está sendo visto no mercado de crédito; 

conferir se não há dívidas em seu CNPJ; 

ter mais segurança para minimizar tentativas de fraudes e golpes usando seus dados; 

manter condições para acesso ao crédito (a evolução dos negócios também depende de ter crédito no mercado, e manter um bom histórico de pagador, monitorando sempre todos os débitos associados ao seu CNPJ é parte fundamental disso)

Por que realizar consulta de CNPJ de clientes e parceiros?

Além da consulta ao documento de identificação de sua empresa, você também pode fazer consulta CNPJ dos seus clientes e fornecedores. Os benefícios dessa prática incluem: 

ampliar o poder de decisão em torno da liberação de crédito ou escolha de novos parceiros de negócio; 

evitar calotes na hora de vender a crédito; 

consultar histórico financeiro e verificar o poder de compra; 

entender o momento financeiro do cliente ou fornecedor; 

ter mais segurança ao tomar decisões para o seu negócio; 

minimizar riscos de inadimplência. 

Como fazer uma consulta de CNPJ em 7 passos

Quer saber como consultar o CNPJ da sua empresa? A Serasa oferece essa opção para você. Veja como funciona: 

  1. 1 - Em seu computador ou celular, acesse o site Consulta ao CNPJ
  2. 2 -Clique no botão Cadastrar
  3. 3 - Cadastre os dados como CNPJ, CPF, data de nascimento, e-mail e telefone. 
  4. 4 - Antes de prosseguir, verifique se o preenchimento de todos os dados foi feito corretamente. Assim você evita problemas em seu cadastro e agiliza a consulta ao CNPJ. 
  5. 5 - Depois de preencher o cadastro, escolha um meio para receber um código de validação, que pode ser o seu e-mail ou celular. Então, basta fazer a validação para finalizar seu cadastro. 
  6. 6 - Em seguida, você vai precisar definir uma senha de acesso. Lembre-se de criar uma combinação segura, que não possa ser descoberta com facilidade por terceiros. Uma dica para aumentar a segurança da senha é incluir letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais (como $, @, # e outros). Aprenda a criar senhas fortes.  
  7. 7 - Faça a consulta ao CNPJ. 

Viu só como é simples? Após finalizar o cadastro, você já poderá fazer login sempre que precisar de uma consulta de CNPJ. Além disso, a Serasa também permite que você confira seu Serasa Score para saber como está a sua reputação com o mercado de crédito e monitore clientes para evitar inadimplência e prospectar com mais segurança. Tudo de forma 100% segura, com poucos cliques e sem complicação. 

Como fraudes podem acontecer a qualquer momento, é importante fazer a consulta do CNPJ da sua empresa com frequência. Assim, você consegue monitorar o uso de dados da sua empresa no mercado, evitar golpes e ter mais tranquilidade.  

Você pode fazer essas consultas individuais gratuitas no site ou, ainda, contratar o serviço Serasa Premium, uma solução de monitoramento completa. Ela gera um relatório detalhado sobre a situação do seu CNPJ e CPF e emite avisos quando alguém consultar os seus documentos. 

E a consulta CNPJ pelo CPF: existe ou é mito?

Quando o assunto é consulta de CNPJ, essa é uma dúvida muito comum. Afinal, se não temos o CNPJ de uma empresa, mas temos o CPF de seu dono, é possível fazer a consulta apenas com esse dado? A resposta é não. No plano gratuito de monitoramento da Serasa, é possível fazer consulta CNPJ de clientes e fornecedores, mas para isso é preciso ter as informações básicas cadastrais dessas empresas por questões de segurança. 

Pessoas físicas também podem fazer consulta CNPJ?

A solução que apresentamos é voltada para empresas, mas a Serasa também ajuda pessoas físicas a fazer negociações com pessoas jurídicas com mais segurança em diversas situações. Pode acontecer, por exemplo, de você estar organizando um evento futuro e querer checar se as empresas que prestam o serviço de buffet ou salão são confiáveis. Já pensou como esse tipo de informação pode evitar transtornos? 

Em casos assim, o consumidor pessoa física pode consultar o CNPJ de um fornecedor em potencial por meio do serviço Serasa Você Consulta. Veja como é fácil: 

• Acesse o site https://www.serasa.com.br/voceconsulta/

• Selecione a opção CNPJ de terceiro. 

• Informe o número do CNPJ a ser consultado. 

• Insira os seus dados básicos. 

• Cadastre seu cartão de crédito para debitar o pagamento desse serviço. 

• Pronto! Você receberá em seu e-mail cadastrado um relatório completo sobre a empresa, com informações como: negativações, cheques sem fundo, ações judiciais, protestos, entre outros dados. Com essas informações, fica muito mais fácil escolher um fornecedor confiável, não é mesmo? 

Neste conteúdo, falamos sobre as diferentes situações que demandam a consulta do CNPJ e sobre as soluções da Serasa para fazer essas consultas de maneira prática, rápida e segura. Que tal adotar o hábito de fazer a consulta CNPJ e acompanhar de perto a situação financeira da sua empresa ou de instituições com as quais você pode fechar negócio? 

Seja para consulta de documento próprio do negócio, de clientes ou fornecedores, essa iniciativa oferecerá mais segurança e transparência para as suas negociações. Consulte seu CNPJ gratuitamente agora mesmo. 

Monitore a movimentação do seu CNPJ

Para ficar no controle da vida financeira da sua empresa, é importante acompanhar tudo o que acontece com os seus dados. Você pode fazer isso com o Serasa Premium, serviço de assinatura da Serasa, que permite o monitoramento 24 horas por dia tudo que acontece com seu CPF e CNPJ, como consultas, Score, negativações e muito mais.   

Só com a conta Premium, você tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium também te avisa sempre que: 

• eu CPF e CNPJ for consultado; 

• seu Serasa Score variar;  

• seus dados vazarem na Dark Web.