Veja quais são os benefícios de cadastrar o CPF na nota fiscal

Toda vez que uma compra é feita e o consumidor cadastra o CPF na nota fiscal, ele tem benefícios. Entenda quais são.

Atualizado em: 09 de agosto de 2022.

Toda vez que uma compra é feita e o consumidor cadastra o CPF na nota fiscal, ele tem benefícios. Muita gente não sabe direito o que significa incluir o número do documento na nota e simplesmente diz não aos caixas nos estabelecimentos. Esta escolha trata-se de um grande erro!

Atualmente, das 27 unidades federativas do Brasil, 15 delas são adeptas ao sistema de CPF na nota. Esta foi uma maneira encontrada pelos governos estaduais de controlar a tributação fiscal do comércio, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e combater a sonegação de impostos e a pirataria.

O Rio Grande do Sul foi o estado pioneiro a adotar o programa de inclusão do CPF na nota fiscal. Atualmente, outros 14 estados brasileiros aderem ao programa, entre eles, São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro, Alagoas, Minas Gerais, Bahia, Pará, Amazonas, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rondônia, Paraná e Distrito Federal.

Cada programa tem um funcionamento próprio, mas benefícios parecidos. Na nota fiscal gaúcha tem sorteios regulares de prêmios em dinheiro e a possibilidade de o contribuinte indicar uma entidade a ser beneficiada pelo programa. No cadastro, é possível selecionar entre assistência social, educação, saúde e proteção aos animais.

joga a real

Como cadastrar o CPF na nota fiscal

Fazer a inclusão do seu CPF na nota fiscal é bastante simples. Toda vez que você fizer alguma compra, ao passar no caixa, peça para o atendente colocar o CPF na nota. Para compras online, a maioria das plataformas digitais e sites têm esta opção na hora do pagamento.

Como consultar a nota fiscal pelo CPF

É possível consultar nota fiscal pelo CPF de forma virtual. Entre no site da Secretaria da Fazenda do seu estado e procure pelo programa de nota fiscal. Cada estado tem adotado um nome específico. Em São Paulo, por exemplo, é chamado de Nota Fiscal Paulista. No Rio de Janeiro, de Nota Carioca.

Provavelmente, será necessário fazer um cadastro com seus dados, incluindo dados bancários, para que você possa resgatar uma parte. Após o cadastro, toda vez que você incluir o CPF na nota, vai aparecer na plataforma. Também será possível consultar a nota fiscal somente pelo CPF e senha cadastrados.

Leia também | Quer consultar CPF online e grátis? Descubra como!

Cadastrar CPF na nota: conheça os benefícios

Cada estado possui o seu próprio sistema de benefícios ao cadastrar CPF na nota fiscal. Os mais comuns são os seguintes.

Resgate: é permitido o resgate de créditos que se acumulam. Cada Estado tem o seu sistema próprio de resgate. O mais comum é o resgate em dinheiro na conta periodicamente.

Descontos: dependendo do Estado, é possível conseguir descontos no IPVA e no IPTU, por exemplo.

Prêmios: já pensou em ganhar R$ 1 milhão em prêmios? Há Estados que fazem sorteios das notas fiscais como forma de incentivar que mais pessoas coloquem o CPF na nota.

Veja a lista de Estados adeptos do CPF na nota (por ordem alfabética)

  • Alagoas

  • Amazonas

  • Bahia

  • Ceará

  • Distrito Federal

  • Maranhão

  • Minas Gerais

  • Pará

  • Paraná

  • Rio de Janeiro

  • Rio Grande do Norte

  • Rio Grande do Sul

  • Rondônia

  • São Paulo

  • Sergipe

Cadastrar CPF na nota influencia o score?

Muitas pessoas têm esta dúvida. O Serasa Score é a pontuação de crédito dos consumidores. Ela vai de 0 a 1.000 e influencia na aprovação de empréstimos, cartões e financiamentos. Quanto mais alta, melhor. O CPF na nota indica uma compra paga, e não uma dívida. Para que o seu score diminua, entre os fatores analisados, estão as dívidas que não foram quitadas.

Portanto, é importante pedir CPF na nota pelos vários benefícios que os programas oferecem, mas não para aumentar o Score. Associar ou não o CPF à nota fiscal não é um critério de variação de pontuação. A avaliação Score passa por uma combinação de critérios que analisam o comportamento de consumo.

Conheça os critérios Score

VÍDEO: CPF na nota aumenta o Score?

Vale a pena colocar CPF na nota em compras pequenas?

Vale, sim. É bastante comum que consumidores optem por cadastrar CPF na nota fiscal apenas em compras grandes, acreditando que somente estas trazem retornos significativos. Não é bem assim que funciona. Embora cada Estado defina os percentuais que retornam para o cliente, toda compra tem algum retorno, inclusive aquele cafezinho na padaria.

Se você gosta do nosso conteúdo, assista também ao nosso canal no YouTube e ouça o podcast Serasa Ensina.