Entrar

Golpe do falso suporte técnico: saiba como se proteger

A preocupação com a proteção do computador e dos dispositivos móveis em relação a ameaças de vírus e outros arquivos maliciosos é crescente. Em 2020, por exemplo, o Brasil entrou para a lista NSFocus entre os dez países que mais praticam cibercrimes no mundo. Já o relatório do FBI aponta que entre os três tipos de crimes mais praticados no último ano está a fraude do suporte técnico. Os criminosos estão espalhando na web a oferta de assistência técnica e download gratuito de antivírus para roubar dados e provocar prejuízos financeiros nas vítimas. Um levantamento do Laboratório de Ameaças da Avat revelou uma média de 168.304 ataques de falso suporte técnicos bloqueados por mês no Brasil entre junho de 2020 e maio de 2021.

O golpe da falsa assistência técnica acontece quando uma pessoa se identifica como funcionário da equipe de suporte de grandes empresas de tecnologia. A abordagem é feita por telefone, e-mail não solicitado, banner de propaganda e pop-up em sites na internet com alertas do tipo “O seu computador foi infectado. Ligue urgente.”, “Alerta! Baixe este software antivírus”. O golpista explica por fala ou chat que identificou programas maliciosos na máquina das vítimas e oferece ajuda para limpeza. Segundo André Munhoz, gerente da Avast no Brasil, o esquema visa “ fazer com que os consumidores concedam à falsa equipe de suporte o acesso remoto ao computador”.

Munhoz explica que os falsos atendentes vão se camuflar atrás da autoridade de marcas famosas como a Microsoft, Samsung e outras. Muitas vezes a argumentação envolve uma explicação enganosa de que a empresa precisa excluir as infecções para impedir que afetem outras máquinas dos clientes. O golpe do falso suporte técnico é perigoso porque uma vez que os criminosos conseguem o acesso remoto, passam a controlar a máquina da vítima. Como o objetivo é obter dinheiro e informações pessoais, a navegação remota permite acessar contas financeiras, registros de saúde e outros serviços essenciais.

Como evitar o golpe do falso suporte técnico

A forma de manter o seu computador protegido é ter um programa antivírus instalado e atualizado. O software deve ser adquirido em uma empresa reconhecida no mercado de tecnologia de comunicação e informação. Caso desconfie de infecção por vírus, rode o programa para navegar com segurança. Mesmo assim, muitas vezes o apelo do golpe pode parecer convincente, por isso fique atento para as dicas do especialista da Avast.

  1. Questione o que o levou à página de suporte ou ao atendimento: grandes empresas de softwares e hardware não entram em contato diretamente com os clientes, sem solicitação prévia; Se um pop-up – janela adicional – saltar na tela do seu computador ou dispositivo, não clique nele. Não ligue para um número que surja repentinamente na tela do computador.

  2. Lembre que a ameaça existe, mas só se concretiza se você ceder: se receber uma ligação da assistência técnica sem ter pedido, não passe informações sobre a sua máquina, dados pessoais ou financeiros; por mais que os criminosos sejam persuasivos, fique cético. Se não tiver certeza, desligue a máquina e a ligação.

  3. Verifique a página na internet: evite baixar programas de softwares e aplicativos fora das lojas oficiais. Sites de terceiros podem conter arquivos maliciosos. Compare o endereço e certifique a procedência. Suspeite caso o navegador trave na página da assistência técnica. Neste caso, reinicie o computador.

  4. Ligue para um conhecido: caso aconteça uma situação suspeita, entre em contato com um familiar ou um amigo de confiança que possa lhe ajudar a esclarecer a situação. Procure manter conversas educativas sobre segurança digital no seu círculo familiar e social.

  5. Instale um software antivírus: o antivírus bloqueia mensagens fraudulentas na internet e impede que apareçam para o consumidor. Há versões pagas e versões gratuitas como o Avast Free Antivírus;

Quer evitar fraudes e problemas futuros? Conheça o Serasa Premium

Com ele, você será alertado por e-mail e SMS sempre que houver uma movimentação no seu CPF e CNPJ como: novas consultas, protestos, ações judiciais, vazamento de dados na Dark Web e mudança em seu score e muito mais:

Função Lock&Unlock: bloqueie e desbloqueie seu Serasa Score para consultas de terceiros. Isso pode ajudar você a evitar que golpistas peçam crédito em seu nome.

Relatórios: receba um resumo quinzenal e tenha acesso total ao seu histórico de dados.

Consultor VIP:
atendimento exclusivo sempre que precisar de ajuda.