Navegação do blog
  1. Premium
  2. Blog
  3. Golpe Investimento

O que é o golpe do investimento e como denunciar

Na hora de investir é preciso estar atento a golpes. Saiba como identificá-los o que fazer para se proteger.

Publicado em: 31 de maio de 2024

Categoria Segurança na internetTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Empresário cansado ou estressado, sentado no corredor no fundo financeiro de pânico digital mercado de ações

A decisão de investir um dinheiro que poderia ficar apenas parado, sem render, tem se tornado cada vez mais comum. São muitas as possibilidades e, por isso, é importante pesquisar e ter assessoria de profissionais. Até porque todo cuidado é pouco para não cair em fraudes como o golpe do investimento.

Saiba neste artigo como identificar esse tipo de golpe e o que fazer para se proteger.

O que é o golpe do investimento

O golpe do investimento é praticado por pessoas ou grupos que abordam as vítimas oferecendo oportunidades imperdíveis de investimento. As iscas são promessas de retornos financeiros bem acima do que o mercado costuma oferecer.

Quando a pessoa se depara com boas oportunidades de investimento pode ser difícil resistir à tentação de abraçá-las o quanto antes, especialmente quando é o primeiro investimento. É principalmente contra investidores inexperientes que criminosos têm agido.

Se a vítima tiver dinheiro em conta, ela é orientada a fazer transferências, acreditando ser para o investimento prometido. Os golpistas dizem que vão pagar o valor investido mais os rendimentos mensais desse investimento. O esquema fraudulento pode ser apresentado como um tipo de pirâmide financeira, inclusive.

No caso de a pessoa não ter o dinheiro de antemão, os criminosos podem orientá-la a pedir um empréstimo no banco. Pode ser até mesmo uma dívida com imóvel como garantia ou qualquer outra que gere recursos. Assim, os golpistas pedem a transferência com as mesmas promessas de rendimentos altos.

Com o valor já enviado para a conta, o golpe está concretizado. A vítima acaba sem o dinheiro que transferiu e nunca recebe os rendimentos prometidos, correndo ainda o risco de ficar com a dívida.

Assista | Você sabe o que é CDB? - Falando Dinheirês

Como identificar golpes de investimento

Em geral, o principal alerta para golpes em ofertas de investimento é quando uma oferta é desproporcional ao que o mercado oferece.

Quanto mais mirabolantes forem os valores oferecidos em retorno, maior a chance de ser golpe. Também há a falta de realismo no investimento. Se a pessoa ou empresa que faz a proposta não tiver cenários realistas para apresentar, mostrando riscos e possibilidades, é melhor desconfiar.

Quando se fala em investimentos financeiros, existe sempre um custo de oportunidade. Ele diz respeito ao retorno que se deixa de obter ao investir em um ativo em vez de outro e ao benefício que se deixa de ter quando a pessoa opta pelo outro.

Por isso, profissionais sérios podem orientar melhor seus clientes, mostrando sempre diversas opções e cenários.

Se quem está fazendo a oferta mostrar pressa exagerada e pressionar demais para que o cliente faça pagamentos e transferências, mais um sinal de alerta precisa ser ligado. Claro que as oportunidades de investimento mudam a cada dia, mas toda decisão deve ser tomada com cautela, e não sob pressão.

Dicas práticas para proteger o patrimônio

  • Estratégias para verificar a legitimidade de uma oferta de investimento.

  • ●     Estude para aprender sobre perfil de investidor: as muitas formas de investir existem para atender diferentes tipos de pessoas. Existem as que conseguem arriscar mais até aquelas que optam por rendimentos mais seguros. Estudar para saber em qual você se encaixa é essencial.
  • ●     Prefira começar investindo com instituições consolidadas e conhecidas: se ainda for iniciante no mundo dos investimentos, é melhor escolher bancos e empresas que tenham boa avaliação e sejam reconhecidas por um trabalho sério no mercado.
  • ●     Aprenda sobre os diferentes tipos de investimento: investir requer conhecimento sobre as opções disponíveis. Há uma gama diversificada de alternativas, como ações e investimentos ativos, renda fixa, fundos de investimento.
  • ●     Comece com investimentos de baixo risco: quando aprender sobre os perfis de investidores, vai ficar mais claro que existem formas mais conservadoras. Uma boa ideia é começar por elas, que têm risco mais baixo.
  • ●     Divida o dinheiro em diferentes investimentos: é sempre melhor não colocar todas as economias em um só lugar. Por isso, use o conhecimento adquirido estudando as diferentes formas de investimento e diversifique os seus.

Denuncie suspeitas de fraude

O Banco Central (BC) orienta que, em caso de suspeita de fraude, o cidadão deve:

  1. Entrar em contato com seu banco o mais rápido possível para tentar conseguir a devolução do dinheiro transferido.


  2. Em seguida, se necessário, é preciso registrar uma reclamação informando todos os dados, comprovantes e documentos, inclusive o boletim de ocorrência (BO).

A partir do relato da vítima, o banco deve registrar uma notificação de infração em sistema do Banco Central. Com isso, o banco do suposto golpista vai bloquear os valores e ambas as instituições terão um tempo para avaliar detalhadamente o caso.

Após sete dias, se for comprovado o golpe ou a fraude, o dinheiro poderá ser devolvido à conta original em até 96 horas. Caso não haja saldo suficiente para a devolução total dos valores, a instituição do recebedor deve monitorar a conta e, surgindo recursos na conta, deve efetuar devoluções parciais.

O problema é que muitos golpistas tiram o dinheiro da conta assim que ele chega. Por isso, quanto mais rápido a vítima fizer a denúncia, maiores as chances de reaver o valor.

Ainda assim, se a situação não for resolvida, o consumidor pode procurar o Procon de seu estado ou o Poder Judiciário, ou então abrir uma reclamação no próprio Banco Central.

Acesse o canal da Serasa no YouTube

O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube para ajudar a descomplicar sua vida financeira. Ele traz centenas de conteúdos para ajudar a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina e organizar as finanças. 

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados