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O Mapa da Fraude no Brasil

As percepções e experiências dos consumidores em relação ao cenário de fraudes financeiras.

Mapa de Fraude Novembro 2021

Na pesquisa, foram entrevistados mais de 2 mil consumidores Serasa.

Às vésperas da primeira Black Friday após o auge da pandemia, a Serasa e a Opinion Box pesquisaram os hábitos, principais preocupações e intenções de compra dos brasileiros para ajudar o consumidor a se proteger.

  • Fraudes com maior incidência

  • Impactos financeiros com as fraudes

  • Fraudes mais temidas

  • Preocupação com a proteção dos dados

  • Fraudes e golpes durante a Black Friday

  • Percepções sobre a Black Friday

  • Intenções de compra durante a data

Confira os destaques do mapa:

  • 29% dos respondentes já foram prejudicados com falsos descontos em Black Friday anteriores. Outros 22% revelaram que o frete acabou representando valor superior aos produtos adquiridos.

  • 16% dos entrevistados foram surpreendidos na hora do pagamento com valores mais alto do que o anunciado, o que representa maquiagem nos descontos.

  • 60% dos entrevistados optam por sites e lojas de marca reconhecida ou recorrem a estabelecimentos ou portais dos quais já são cliente, representados por 57%.

  • 60% das pessoas apontaram a propaganda enganosa como principal irregularidade. 42% citaram golpes na compra e venda de produtos e com 40% o uso indevido de dados dos cartões de crédito/débito.

  • Para se precaver, o consumidor parece cada vez mais prudente: 8 em cada 10 entrevistados conferem os dados antes de pagar um boleto, não usam redes públicas para transações financeiras e não clicam em e-mails e sites sem antes checar a fonte.

Baixe o Mapa de Fraude de novembro de 2021 na íntegra: