O Mapa da Fraude no Brasil
As percepções e experiências dos consumidores em relação ao cenário de fraudes financeiras.
Mapa de Fraude Novembro 2021
Na pesquisa, foram entrevistados mais de 2 mil consumidores Serasa.
Às vésperas da primeira Black Friday após o auge da pandemia, a Serasa e a Opinion Box pesquisaram os hábitos, principais preocupações e intenções de compra dos brasileiros para ajudar o consumidor a se proteger.
Fraudes com maior incidência
Impactos financeiros com as fraudes
Fraudes mais temidas
Preocupação com a proteção dos dados
Fraudes e golpes durante a Black Friday
Percepções sobre a Black Friday
Intenções de compra durante a data
Confira os destaques do mapa:
29% dos respondentes já foram prejudicados com falsos descontos em Black Friday anteriores. Outros 22% revelaram que o frete acabou representando valor superior aos produtos adquiridos.
16% dos entrevistados foram surpreendidos na hora do pagamento com valores mais alto do que o anunciado, o que representa maquiagem nos descontos.
60% dos entrevistados optam por sites e lojas de marca reconhecida ou recorrem a estabelecimentos ou portais dos quais já são cliente, representados por 57%.
60% das pessoas apontaram a propaganda enganosa como principal irregularidade. 42% citaram golpes na compra e venda de produtos e com 40% o uso indevido de dados dos cartões de crédito/débito.
Para se precaver, o consumidor parece cada vez mais prudente: 8 em cada 10 entrevistados conferem os dados antes de pagar um boleto, não usam redes públicas para transações financeiras e não clicam em e-mails e sites sem antes checar a fonte.