Mercado Livre é confiável? Entenda por que a plataforma lançou assinatura da Disney+

A concorrência entre as cinco maiores plataformas de comércio digital em atuação no Brasil está acirrada. Um levantamento realizado pela ComScore mostra uma disputa ativa por consumidores entre os sites de compras com maior volume de visualizações: Amazon, Magazine Luiza, Amazon, Shopee e Mercado Livre. O Mercado Livre é o mais longevo dos cinco, opera na América Latina desde a virada do século, fundado em 1999 na Argentina. A plataforma permite a compra e a venda entre pessoas e empresas e, portanto, possui menos controle sobre as operações do que as concorrentes, apesar de garantir a segurança dos serviços de pagamento por meio do serviço Mercado Pago e de entrega pela Mercado Envios.

espaço da industria do mercado livre com a caixa ao lado com a logomarca

O caráter horizontal da Mercado Livre acaba por deixar as operações mais vulneráveis e, por vezes, os consumidores sem resposta. O reflexo desta política de operação é uma avaliação regular dos clientes no site Reclame Aqui, onde a nota geral da plataforma é de 6,4 nos últimos três anos. O site soma 291.118 reclamações e, apesar de uma alta taxa de respostas (94,9%), o índice de solução é bastante baixo, 63,8%. Entre os consumidores que fizeram a avaliação, somente 58,7% afirmaram que voltariam a fazer negócios com a Mercado Livre após a experiência na plataforma.

A horizontalidade é ao mesmo tempo uma fraqueza porque deixa o consumidor, por vezes, sem solução, mas é também uma fortaleza porque permite ampliar a base de vendedores, tornando a plataforma o maior e-commerce da América Latina, com mais de 44 milhões de compradores e mais de 1 milhão de produtos vendidos por dia. Acontece que entre correr o risco no Mercado Livre e ter uma compra garantida em outro marketplace, parte dos consumidores está fazendo a segunda escolha e migrando para a concorrência. A gigante do e-commerce, apesar de ser forte em quantidade de acessos, usuários ativos e volume de negociação, anda desacomodada com a concorrência. Um dos movimentos para se manter grande no mercado foi aderir à estratégia de oferecer mais do que ofertas de produtos para ampliar o tempo de navegação dos consumidores. Com esse objetivo, a Mercado Livre se associou à Disney+. A assinatura do streaming na Mercado Livre fideliza o consumidor e garante descontos, promoções, frete grátis e outros benefícios para os membros. A estratégia não é nova, a Amazon oferece entretenimento no Amazon Prime e a Magalu comprou o portal Jovem Nerd em 2021. A disputa é de gigantes.

Mas o Mercado Livre é seguro para compras online?

A plataforma de comércio Mercado Livre segue o propósito de horizontalidade da internet. O serviço de compra e venda online foi desenvolvido em caráter aberto para que qualquer pessoa ou empresa possa oferecer produtos novos ou usados na loja digital. É como se fosse uma rede social de compra e venda, os vendedores têm perfis e são avaliados dentro da plataforma pelos consumidores. Essa política de descentralização, no entanto, não exime a Mercado Livre da responsabilidade sobre a coleta e tratamento de dados pessoais dos usuários.

Com a diversidade de ofertas, vendedores e compradores descentralizados, uma experiência ruim entre duas pessoas físicas, como uma não entrega ou uma oferta enganosa, pode gerar uma avaliação geral negativa da plataforma, por isso a nota de avaliação do Mercado Livre é regular (6,4) no site Reclame Aqui. Isso significa que as experiências no e-commerce podem ser totalmente distintas, já que as avaliações nos aplicativos são bastante positivas.

Na Apple Store, o aplicativo do Mercado Livre possui 1,1 milhões de classificações computando uma nota de 4,9, sendo a avaliação máxima de 5. O aplicativo de desenvolvimento próprio indica que a operação inclui o gerenciamento de dados pessoais, seguindo os requisitos de privacidade Na apresentação do aplicativo, o desenvolvedor indica que utiliza o ID do dispositivo e dados de publicidade para rastrear o usuário em apps e sites de outras empresas. Há ainda dados coletados e vinculados ao usuário específico como endereço físico, e-mail, nome completo e número de telefone. Já a experiência do consumidor no site gera dados não vinculados diretamente ao usuário, mas armazenados em conjunto sobre interesses de compras, histórico de buscas, localização geográfica, conteúdos gerados pelo usuário, informações de uso do aplicativo como tempo de permanência e frequência de acesso.

Na Google Play, o aplicativo é avaliado em 4,8, sendo a cotação máxima de 5 pontos. A nota é a média da contribuição de 13 milhões de usuários. Nos detalhes de permissão de uso, o desenvolvedor indica que o download do app permite o acesso a fotos, mídias e arquivos no dispositivo móvel, localização geográfica, receber dados da internet, ver as conexões de rede, medir os espaços de armazenamento entre outras ações. No app, a empresa disponibiliza um link para a política de privacidade, na qual fica explícita a lista de todas as informações pessoais coletadas quando:

1) um consumidor ou vendedor se cadastrar ou fornecer informações adicionais usando a plataforma;
2) quando o consumidor navegar nas páginas e deixar rastros de suas preferências;
3) também quando interagir com prestadores de serviços ou parceiros de negócios como agências de crédito e órgãos públicos.

Mesmo com as avaliações positivas, o consumidor deve estar ciente de que os dados pessoais fornecidos à plataforma serão utilizados também por parceiros autorizados. Portanto, apesar dos consumidores indicarem bom índice de satisfação nos aplicativos, não se pode descuidar dos cuidados preventivos para não se surpreender com transtornos futuros.

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