Entrar

Premium: Proteção de dados

Entenda sobre dados vazados, os riscos, as consequências e como se proteger

Por que é importante proteger seus dados?

Uma vez em posse dos seus dados, hackers e criminosos mal-intencionados podem se passar se passar por você em várias situações. Podem ocorrer compras indevidas no seu nome, cartão de crédito ou financiamento sem seu conhecimento, entre outras fraudes e transações financeiras. O prejuízo pode ser muito alto. Continue a leitura para entender melhor sobre dados vazados e aprenda formas de se proteger.

Quais dados devem ser protegidos?

Os dados são todas as informações geradas online por todas as pessoas. Sempre que você navega pela internet, visita sites, faz cadastros, marca localizações, deixa suas informações na rede. Todos esses dados são responsáveis por identificar as pessoas, seus hábitos e características. Por isso é importante prestar atenção no que é compartilhado online. Seu nome, e-mail, CPF, gastos e consumo estão disponíveis na rede e devem ser monitorados.

O que são dados sensíveis?

Existe ainda uma categoria chamada dados sensíveis. São dados especiais que podem revelar orientação política ou sexual e até condições de saúde. Esse tipo de informação precisa de uma camada extra de proteção, prevista na LGPD.

Como é feita a proteção de dados no Brasil?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi criada com o objetivo de garantir mais segurança e transparência às informações pessoais coletadas por empresas públicas e privadas, online ou não. Esse conjunto de regras representa um marco importante já que atualmente as informações da população são usadas para quase tudo que envolve internet. Desde localizações em gps, até os conteúdos presentes em redes sociais.

Meus dados estão seguros?

O uso indevido de informações pessoais para fins criminosos só cresce no Brasil. O vazamento de dados e as fraudes online mostram que suas informações nem sempre estão seguras no mar aberto da internet. Os números são alarmantes:

A cada 17 segundos acontece uma tentativa de fraude.

Mais de 443 mil brasileiros foram vítimas de vazamento de dados do Facebook.

E-commerce tem mais de R$3,6 mil em tentativas de fraude por minuto.

Quem teve RG e CPF roubados tem 2X mais chances de ser fraudados.

35% das fraudes no país correspondem a compra de celulares com documentos falsos.

2 empresas são abertas diariamente em São Paulo com documentos roubados ou extraviados.

Funcionários públicos são as maiores vítimas do golpe do crédito consignado.

Golpe do carro financiado com CPF roubado faz uma vítima a cada 2 dias.

Em geral, o vazamento acontece quando os hackers acessam as bases de informações dos clientes. Esses dados podem ser usados pelos próprios invasores ou serem vendidos clandestinamente. É necessário tomar uma série de cuidados para evitar dores de cabeça. Fique atento!

Como posso cuidar dos meus dados?

Nunca é tarde para tomar cuidados básicos com suas contas. Confira algumas práticas que podem aumentar sua segurança online:

Monitore seus dados com o Serasa Premium

Troque suas senhas regularmente

Use senhas fortes e individuais para cada plataforma usada

1 de 3 de 3

O que é o Serasa Premium?

É a solução ideal para cuidar da sua identidade e do seu crédito. Com o Serasa Premium, é possível assumir o controle da sua vida financeira tanto como pessoa física quanto jurídica. Com o aumento do vazamento de dados e crimes virtuais, o Serasa Premium se torna um recurso indispensável para garantir sua segurança. Entre as maiores vantagens estão: monitoramento de CPF e CNPJ, prevenir-se contra fraudes e uso indevido das suas informações.

Evite fraudes e tenha uma relação saudável com o mercado de crédito.

Agora você pode prevenir problemas 365 dias por ano!

Quero conhecer o Serasa Premium

Com Serasa Premium você pode:

  • Visualizar as atualizações dos seus dados, de forma rápida e simples pelo site ou aplicativo Serasa.

  • Acompanhar as ocorrências ligadas ao seu CPF e CNPJ e aumentar sua proteção.

  • Acessar detalhes dos seus dados de qualquer lugar em poucos cliques.

Você ainda tem dúvidas?

O que acontece quando tenho os dados vazados?

Se as suas informações caírem na mão de hackers, eles podem fazer compras, financiamentos, abrir contas bancárias e até mesmo empresas em seu nome. Além disso, o vazamento de dados pode levar seu CPF a ser vinculado com diversos crimes, colocando em risco o seu patrimônio, sua integridade e a segurança de sua família.

É possível evitar os riscos de um vazamento de dados?

Sim. Com o Serasa Premium você fica sabendo de tudo que acontece com seu CPF, e-mail, celular e passaporte. Essas informações permitem que você tome as medidas necessárias o mais rápido possível e evite prejuízos maiores.

Como funciona o monitoramento de Score?

Com o Serasa Premium, você recebe alertas sempre que a sua pontuação do Serasa Score mudar de faixa. Assim, é possível acompanhar o histórico de variações do seu score de crédito.

A pontuação do Serasa Score vai de 0 a 1.000. E indica a chance de um grupo de pessoas com o mesmo perfil atrasar, ou não, uma conta.

O Score é calculado de acordo com o seu histórico de crédito com o mercado. Isso inclui dados de negativação e Cadastro Positivo, caso esteja aberto em seu nome.

Como funciona o monitoramento de CPF?

Você fica sabendo sempre que alguma empresa ou banco consultar o seu nome e sua pontuação de crédito na Serasa.

Com o serviço de assinatura Serasa Premium, você recebe alerta – por SMS e e-mail – quando seu CPF for consultado. E consegue saber qual empresa realizou a consulta em busca do seu histórico de crédito com o mercado.

O monitoramento de consultas cria um histórico das consultas realizadas no seu CPF. E você pode consultar esse histórico sempre que quiser. Ele fica disponível no site e no aplicativo da Serasa.

Ter consultas em seu CPF nem sempre é prejudicial. É uma maneira de ter um relacionamento mais transparente com o mercado de crédito.

Como funciona o monitoramento Dark Web?

Infelizmente, os vazamentos de dados de e-mails ou redes sociais são comuns. Com o monitoramento na Dark Web, você descobre se os seus dados estão nas redes criminosas.

Os alertas do monitoramento do Serasa Premium servem para você tomar atitudes e proteger os seus dados. E, assim, se proteger de eventuais fraudes.

No Serasa Premium, você pode monitorar até 5 contas de e-mail, até três números de celular e um passaporte.

Como funciona monitoramento de CNPJ?

Assim como o CPF é consultado quando uma empresa faz negócio com um consumidor, um CNPJ também pode ser consultado. Em uma relação de crédito entre empresas, é comum que isso aconteça. Com o Serasa Premium, você é alertado sobre negativações, dívidas, protestos, consultas e toda movimentação do CNPJ cadastrado.
Assim você acompanha a saúde financeira da sua empresa juntamente com o seu CPF. Uma só assinatura, monitoramento completo para você.