Whatsapp Pay: o que é, como funciona e como usar
O WhatsApp Pay é uma forma de pagamento que permite realizar transações diretamente pelo aplicativo de mensagem instantânea. Veja se é seguro e como usar.
Publicado em: 23 de março de 2022.
O brasileiro está cada vez mais digital e tem gostado muito dessas facilidades no dia a dia. Isso faz com que novos produtos sejam criados na tentativa de se aproveitar as oportunidades. É o caso do WhatsApp Pay, nova função disponível no WhatsApp.
O aplicativo de mensagens, que pertence à empresa Meta, mesma proprietária do Facebook, decidiu embarcar nessa devido à grande aceitação do app no Brasil. O WhatsApp já conta com mais de 200 milhões de usuários ativos mensais.
A nova funcionalidade possibilita fazer pagamentos ou transferir dinheiro dentro da plataforma. A função surgiu da proposta de tornar a transação tão fácil quanto enviar uma foto para um contato da agenda.
E para se ter uma ideia de como essas funcionalidades digitais no meio financeiro têm caído no gosto das pessoas, a pesquisa intitulada Pagamentos Móveis e Comércio Móvel no Brasil revelou que, em apenas cinco meses de operação, o PIX já foi utilizado por 73% dos cidadãos que têm smartphone.
Além disso, outras descobertas foram feitas neste segmento, como: 34% dos brasileiros com smartphone já fizeram pagamento por aproximação; 25% já contrataram empréstimo por aplicativo; e 15% já contrataram seguro usando este mesmo meio.
A pesquisa foi realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box com mais de dois mil brasileiros que acessam a Internet e possuem smartphone.
Com esses dados, é fácil entender por que novas funcionalidades estão sendo criadas, certo? Então, para te ajudar a ficar ainda mais por dentro dessas novidades, continue a leitura e saiba mais sobre o que é, como funciona e como usar o WhatsApp Pay.
O que é WhatsApp Pay?
O WhatsApp Pay é a nova função do aplicativo de mensagem instantânea WhatsApp que permite efetuar pagamento aos contatos diretamente pelo app via cartão de débito ou pré-pago. Não é possível realizar o cadastro com cartão de crédito.
Para utilizar o serviço, o usuário não paga nenhuma taxa, basta realizar o cadastro na plataforma com um dos bancos participantes para enviar e receber dinheiro. É possível também acompanhar o status de suas transferências pelo próprio WhatsApp.
O serviço é seguro e autorizado pelo Banco Central. As transações são processadas pelo Facebook, que agora se chama Meta e é dona do WhatsApp, e operadas pela Cielo no Brasil.
A nova funcionalidade surgiu oficialmente em maio de 2021 e está disponível para todos os usuários do WhatsApp no Brasil e na Índia, países que mais utilizam o aplicativo.
Whatsapp Pay é seguro?
Quanto a isso, não há o porquê se preocupar. O serviço de pagamento pelo WhatsApp foi criado baseado em alguns princípios de segurança, como:
• Criptografia que garante a proteção das informações de pagamentos;
• Armazenamento avançado de dados com camadas de proteção;
• Proteção PIN do Facebook Pay;
• Confirmação de dados de cartão de débito utilizado na configuração.
A dica de cuidado que fica aqui é que, de acordo com o Banco Central, o WhatsApp Pay é um iniciador de pagamentos. Sendo assim, ele é responsável por disparar o comando do cliente pagador e fazer o recurso cair diretamente na conta do recebedor. Por esse motivo, não é possível reverter uma transação feita pelo aplicativo.
Ainda em relação à segurança, a própria Meta alerta para alguns cuidados necessários quando se utiliza o WhatsApp Pay, como:
Jamais compartilhe os códigos de segurança, seja de confirmação do WhatsApp, do PIN do Facebook Pay ou o código de verificação;
• Desconfie de links enviados por pessoas desconhecidas;
• Ative a confirmação em duas etapas no WhatsApp;
• Atualize sua versão para sempre manter a mais recente;
• Faça o mesmo com o sistema operacional do seu aparelho;
• Mantenha seu celular protegido, com uma senha segura.
Passo a passo para usar o Whatsapp Pay
Agora é hora de conhecer mais sobre como efetuar um pagamento via WhatsApp. Caso seja sua primeira vez utilizando o serviço, é preciso, primeiro, seguir o passo a passo abaixo para a configuração:
• Selecione a opção “Pagamento”;
• Informe o valor que deseja transferir e confirme;
• O aplicativo abrirá uma página do Facebook Pay com os termos de uso do serviço. Para usar o serviço, é necessário confirmá-los;
• Nesta etapa, você fará a criação de um PIN e informar seus dados pessoais, como nome completo e CPF, por exemplo;
• Por fim, adicione um cartão, débito ou pré-pago, e valide a verificação e confirmação.
A partir daí, WhatsApp Pay estará liberado para que você faça suas transferências e pagamentos para empresas, inclusive. Assim, quando for fazer uma nova transação, será necessário informar apenas o valor a ser enviado ou recebido e inserir o PIN definido na criação para validar a operação.
É possível também acompanhar o status de cada transação quando for feita diretamente na conversa com a pessoa, ou no histórico. Os status disponíveis são:
• Efetuado: quando o pagamento foi bem-sucedido;
• Solicitado: quando você pedir pagamento para alguém;
• Processando: quando estiver em fase de processamento pelas instituições financeiras;
• Pendente: quando estiver aguardando conclusão;
• Não efetuado: quando ocorrer algum erro;
• Expirado: quando o prazo de pagamento estiver excedido.
3 alternativas para realizar pagamentos online
Apesar de estar há algum tempo no mercado, o WhatsApp Pay não está tão disseminado quanto gostariam os executivos da Meta.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Mobile Time/Opinion Box, a “Mensageria no Brasil”, apenas 7% dos usuários no Brasil cadastraram um cartão para ativar o serviço.
Outro dado bem curioso levantado pela pesquisa é que 50% dos entrevistados disseram ser usuários de cartão de débito, porém não têm interesse em utilizar o serviço do app.
Mas o mais curioso é que, apesar de toda a segurança que o WhatsApp já provou ter com a função de pagamento, 33% dos entrevistados disseram que o motivo de não terem aderido é a desconfiança em relação à segurança dos dados necessários para fazer o cadastro.
Se assim como os usuários entrevistados, você também sente uma ponta de desconfiança, ou simplesmente prefere não utilizar este serviço, confira 3 alternativas para efetuar pagamentos online.
Cartão Virtual
Com a chegada das contas digitais, algumas novas funcionalidades foram liberadas por instituições financeiras na tentativa de facilitar o serviço e atrair novos usuários.
O cartão virtual é um deles. Ele é gerado dentro do aplicativo do banco e tem uma numeração única a cada utilização. Dessa forma, é possível fazer pagamento de forma segura e com menor risco de clonagem.
Pix
O Pix já é uma das formas de pagamento mais realizadas no Brasil desde sua iniciação, conforme revelado na pesquisa Pagamentos Móveis e Comércio Móvel no Brasil que foi mencionada no começo deste texto.
Sendo assim, é uma alternativa segura, democrática e fácil de usar, basta utilizar contas bancárias e cadastrar uma chave.
Carteira digital
A carteira digital também é uma alternativa devido à praticidade. Trata-se de um dispositivo eletrônico que permite realizar transações eletrônicas.
A Serasa disponibiliza este serviço onde é possível fazer pagamento e parcelamento de boletos usando o saldo disponível na carteira. A carteira digital Serasa é gratuita, segura e fácil de usar.
Agora que você já conhece mais sobre o que é o WhatsApp Pay, como funciona e até mesmo alternativas a ele, compartilhe este conteúdo com seus amigos para que eles aprendam também.