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Como montar cursos online e monetizar conhecimento

Saiba como montar cursos online passo a passo, incluindo ferramentas e dicas de gestão.

Publicado em: 25 de fevereiro de 2025

Categoria Renda Extra: Universo DigitalTempo de leitura: 11 minutos

Texto de: Time Serasa

Mão da mulher escrevendo em bloco de notas em espiral colocado em desktop de madeira com vários itens em casa.

Há uma gama de oportunidades de negócios para criadores de conteúdo digital atualmente, em especial para quem decidir compartilhar conhecimentos em aulas e consultorias, por exemplo. Saiba quais áreas estão em crescimento e como montar cursos online passo a passo, incluindo ferramentas e dicas de gestão.

Assista | Como vender pela internet? - Serasa Ensina

O que você precisa para começar a montar seu curso online?

Confira um checklist para quem vai montar um curso online com equipamentos, plataformas e conhecimentos técnicos necessários:

  1. Equipamentos para criar um curso online

    Entre os equipamentos que vão ser necessários para montar um curso online estão:

    ●     Computador e/ou celular: apesar de ser possível fazer tudo com um só aparelho, é recomendável ter os dois dispositivos para poder recorrer a eles simultaneamente, se precisar gravar a aula e ler um slide ao mesmo tempo, por exemplo;

    ●     Acesso a uma internet de qualidade: especialmente para aulas ao vivo, é imprescindível ter um bom acesso à internet. Mas mesmo as aulas gravadas precisarão de uma banda larga de qualidade para serem publicadas nas plataformas do curso.

    ●     Carregadores para todos esses aparelhos: manter os equipamentos carregados ajuda a estar preparado para imprevistos como a queda de luz no seu barrio, por exemplo.

    ●     Equipamentos de iluminação: eles vão elevar o nível dos vídeos ou fotos que você produzir para o curso. Pode-se começar com uma luz mais básica, ou mesmo uma ring light, por exemplo.


  2. Plataformas para curso online

    1. Hotmart

    O Hotmart é ideal para vender cursos digitais, e-books e mentorias. O site possui sistema de pagamento integrado e programa de afiliados que podem ajudar a garantir também renda extra, indicando outros cursos e serviços da plataforma.

    2. Udemy

    Já a Udemy é uma plataforma global, com centenas de cursos disponíveis. Nela, você também pode se cadastrar como professor e publicar cursos para alcançar um grande público. A Udemy paga por cada venda feita, mas é preciso ler atentamente para entender valores e condições.

    3. Teachable

    Apesar de ter interface em inglês, a Teachable permite criar um site próprio para hospedar cursos em português e oferece ferramentas de marketing e automação.

    4. Sympla

    O Sympla Streaming permite criar e vender cursos online (ao vivo ou gravados), além de gerenciar inscrições e pagamentos e fazer integrações com outras plataformas como Zoom para transmissões

    É plataforma bastante usada para cursos e treinamentos.

    5. Eduzz

    O Eduzz é uma plataforma parecida com a Hotmart, mas que muitas vezes tem taxas menores. Ela possui suporte para cursos, e-books e mentorias, além de um sistema de pagamento integrado.


  3. Habilidades a se desenvolver

    ●     Comunicação: a comunicação é essencial. Neste sentido, é importante ter uma oratória que atraia a atenção do público e não se torne monótona durante o curso será um diferencial.

    ●     Didática: além disso, é preciso também ter didática. Nem todas as pessoas comunicativas conseguem passar conhecimento para os alunos. Por isso, é importante aprender diferentes formas de ensinar um mesmo tema, abrangendo assim um público mais diverso.

    ●     Organização: Por fim, a organização é outra habilidade que precisará ser desenvolvida por todo autônomo, mas ainda mais para quem deseja compartilhar conhecimentos com outras pessoas.


  4. Ferramentas de planejamento financeiro e gestão

    Falando em organização, ter um bom planejamento financeiro e de gestão será um trunfo na hora de estruturar seus cursos de forma profissional e lucrativa. Por isso, considere usar ferramentas como essas:

    ●     Planilha ou tabela financeira específica para o curso: assim, é possível dividir o financeiro profissional do pessoal;

    ●     Google calendário: criar datas referentes ao curso ajuda a se organizar definindo datas de pagamento e recebimento de cada plataforma. Além disso, também é possível compartilhar com alunos o link com horário de início das aulas, por exemplo.

Planejamento do conteúdo: como criar aulas atrativas

Para montar um bom esquema de aulas é preciso pensar na estruturação desse conteúdo de forma clara e envolvente. Confira algumas dicas:

  1. Divida o tema do curso em pelo menos 3 subtemas, ou mais dependendo do volume de material que for disponibilizar.

  2. Decida qual abordagem vai utilizar no curso e procure encontrar algo contemporâneo para trazer as aulas para algo com o qual os alunos possam se identificar.

  3. Utilize recursos audiovisuais, como vídeos e músicas. Quando incluir textos, cite de onde vieram essas referências bibliográficas e, se possível, indique onde os alunos podem ler o material completo.

  4. Comece a produzir conteúdo de cada um desses temas, e vá revisitando cada um deles para perceber se não há informações repetidas ou falta de conexão entre os tópicos.

  5. Use ferramentas como o Canva: o site pode auxiliar a montar aulas mais criativas, com fotos, ilustrações, fontes e cores. Ele possui versão gratuita e outra paga, com acesso a mais conteúdo.

Exemplos de nichos lucrativos para cursos online

  • Entre os setores que podem ser considerados lucrativos para quem quer criar um curso online estão:

  • ●     Inteligência artificial e automação: cursos que auxiliem no uso de ferramentas de IA (ChatGPT, Midjourney, automação de marketing); consultoria e treinamentos em IA; além de desenvolvimento de chatbots e assistentes virtuais.
  • ●     Marketing de afiliados e infoprodutos: aqui os cursos poderão abordar tanto a venda de infoprodutos, como e-books e mentorias (Hotmart, Kiwify, Eduzz), como ensinar a utilizar o marketing de afiliados e próprio tráfego pago e orgânico, além de mentorias em copywriting e persuasão digital.
  • ●     E-commerce e webdesign: há oportunidade também para conteúdos ensinando a criar lojas virtuais próprias (Shopify, Nuvemshop), desde a parte estrutural até os conteúdos desses sites.
  • ●     Bem-estar e desenvolvimento pessoal: outro setor que está em alta é o do bem-estar. Para aproveitar o nicho, é possível criar cursos que abordem a meditação e técnicas como o chamado playfulness, que mistura brincadeiras como o conceito de atenção plena, por exemplo.
  • ●     Finanças e investimentos digitais: a área de finanças também é um mercado aquecido, ainda mais com temas inovadores como criptomoedas, NFTs e Web3.

Estratégias de precificação e divulgação para cursos online

Para fazer a precificação e divulgação de cursos online de forma mais estratégica, leve em consideração:

Seu investimento para criar aquele curso: inclua aqui as diversas formas que você acumulou aquele conhecimento antes de decidir passá-lo para mais pessoas. Seja: graduação, cursos livres, anos de experiência na área, o alcance que você tem na área atualmente, etc.

Seus custos para montar o curso: também é preciso levar em consideração o investimento da compra de equipamentos, além de gastos fixos para produzir as aulas, como luz, internet, entre outros. Assim, será possível precificar o curso e não acabar ficando no prejuízo.

O valor percebido: se seu curso ensina algo que pode gerar alto retorno financeiro ou transformação, cobre um preço mais elevado. Isso pode incluir cursos profissionalizantes, onde os alunos saiam aptos a trabalhar com aquele tema, ou conteúdos específicos como um curso sobre investimentos, por exemplo.

Modelos como o de de assinatura: em vez de cobrar um valor único, ofereça um plano mensal ou anual (ex.: R$ 49/mês). Essa estratégia é boa para conteúdos contínuos, mentorias e comunidades exclusivas.

Já entre as estratégias de divulgação para cursos online estão o uso de:

Tráfego Pago: uma boa estratégia é criar anúncios em plataformas como o Instagram, Facebook, YouTube, Google Ads. Nesses anúncios direcionados para o público-alvo podem gerar mais conversões.

Conteúdo orgânico: produzir conteúdos gratuitos no Instagram, TikTok, YouTube e em um blog oficial pode também atrair leads. Algumas ideias de conteúdos são postagens com títulos como "Dicas Rápidas", "Erros Comuns", "Antes e Depois" ajudam a engajar.

Depoimentos de alunos: mostre histórias reais de alunos que tiveram resultados. Por exemplo: Vídeos de alunos dizendo como seu curso mudou a vida deles.

Parcerias e afiliados: crie um programa de afiliados para que outras pessoas vendam seu curso e ganhem comissão usando plataformas como Hotmart.

Para melhorar a vida financeira, acesse o canal da Serasa no YouTube

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