Como precificar serviço de maquiagem: guia completo
Como precificar serviço de maquiagem: guia completoData de publicação 26 de fevereiro de 20259 minutos de leitura
Publicado em: 25 de fevereiro de 2025
Categoria Renda Extra: Universo DigitalTempo de leitura: 11 minutosTexto de: Time Serasa
Há uma gama de oportunidades de negócios para criadores de conteúdo digital atualmente, em especial para quem decidir compartilhar conhecimentos em aulas e consultorias, por exemplo. Saiba quais áreas estão em crescimento e como montar cursos online passo a passo, incluindo ferramentas e dicas de gestão.
Confira um checklist para quem vai montar um curso online com equipamentos, plataformas e conhecimentos técnicos necessários:
Equipamentos para criar um curso online
Entre os equipamentos que vão ser necessários para montar um curso online estão:
● Computador e/ou celular: apesar de ser possível fazer tudo com um só aparelho, é recomendável ter os dois dispositivos para poder recorrer a eles simultaneamente, se precisar gravar a aula e ler um slide ao mesmo tempo, por exemplo;
● Acesso a uma internet de qualidade: especialmente para aulas ao vivo, é imprescindível ter um bom acesso à internet. Mas mesmo as aulas gravadas precisarão de uma banda larga de qualidade para serem publicadas nas plataformas do curso.
● Carregadores para todos esses aparelhos: manter os equipamentos carregados ajuda a estar preparado para imprevistos como a queda de luz no seu barrio, por exemplo.
● Equipamentos de iluminação: eles vão elevar o nível dos vídeos ou fotos que você produzir para o curso. Pode-se começar com uma luz mais básica, ou mesmo uma ring light, por exemplo.
Plataformas para curso online
1. Hotmart
O Hotmart é ideal para vender cursos digitais, e-books e mentorias. O site possui sistema de pagamento integrado e programa de afiliados que podem ajudar a garantir também renda extra, indicando outros cursos e serviços da plataforma.
2. Udemy
Já a Udemy é uma plataforma global, com centenas de cursos disponíveis. Nela, você também pode se cadastrar como professor e publicar cursos para alcançar um grande público. A Udemy paga por cada venda feita, mas é preciso ler atentamente para entender valores e condições.
3. Teachable
Apesar de ter interface em inglês, a Teachable permite criar um site próprio para hospedar cursos em português e oferece ferramentas de marketing e automação.
4. Sympla
O Sympla Streaming permite criar e vender cursos online (ao vivo ou gravados), além de gerenciar inscrições e pagamentos e fazer integrações com outras plataformas como Zoom para transmissões
É plataforma bastante usada para cursos e treinamentos.
5. Eduzz
O Eduzz é uma plataforma parecida com a Hotmart, mas que muitas vezes tem taxas menores. Ela possui suporte para cursos, e-books e mentorias, além de um sistema de pagamento integrado.
Habilidades a se desenvolver
● Comunicação: a comunicação é essencial. Neste sentido, é importante ter uma oratória que atraia a atenção do público e não se torne monótona durante o curso será um diferencial.
● Didática: além disso, é preciso também ter didática. Nem todas as pessoas comunicativas conseguem passar conhecimento para os alunos. Por isso, é importante aprender diferentes formas de ensinar um mesmo tema, abrangendo assim um público mais diverso.
● Organização: Por fim, a organização é outra habilidade que precisará ser desenvolvida por todo autônomo, mas ainda mais para quem deseja compartilhar conhecimentos com outras pessoas.
Ferramentas de planejamento financeiro e gestão
Falando em organização, ter um bom planejamento financeiro e de gestão será um trunfo na hora de estruturar seus cursos de forma profissional e lucrativa. Por isso, considere usar ferramentas como essas:
● Planilha ou tabela financeira específica para o curso: assim, é possível dividir o financeiro profissional do pessoal;
● Google calendário: criar datas referentes ao curso ajuda a se organizar definindo datas de pagamento e recebimento de cada plataforma. Além disso, também é possível compartilhar com alunos o link com horário de início das aulas, por exemplo.
Para montar um bom esquema de aulas é preciso pensar na estruturação desse conteúdo de forma clara e envolvente. Confira algumas dicas:
Divida o tema do curso em pelo menos 3 subtemas, ou mais dependendo do volume de material que for disponibilizar.
Decida qual abordagem vai utilizar no curso e procure encontrar algo contemporâneo para trazer as aulas para algo com o qual os alunos possam se identificar.
Utilize recursos audiovisuais, como vídeos e músicas. Quando incluir textos, cite de onde vieram essas referências bibliográficas e, se possível, indique onde os alunos podem ler o material completo.
Comece a produzir conteúdo de cada um desses temas, e vá revisitando cada um deles para perceber se não há informações repetidas ou falta de conexão entre os tópicos.
Use ferramentas como o Canva: o site pode auxiliar a montar aulas mais criativas, com fotos, ilustrações, fontes e cores. Ele possui versão gratuita e outra paga, com acesso a mais conteúdo.
Para fazer a precificação e divulgação de cursos online de forma mais estratégica, leve em consideração:
Seu investimento para criar aquele curso: inclua aqui as diversas formas que você acumulou aquele conhecimento antes de decidir passá-lo para mais pessoas. Seja: graduação, cursos livres, anos de experiência na área, o alcance que você tem na área atualmente, etc.
Seus custos para montar o curso: também é preciso levar em consideração o investimento da compra de equipamentos, além de gastos fixos para produzir as aulas, como luz, internet, entre outros. Assim, será possível precificar o curso e não acabar ficando no prejuízo.
O valor percebido: se seu curso ensina algo que pode gerar alto retorno financeiro ou transformação, cobre um preço mais elevado. Isso pode incluir cursos profissionalizantes, onde os alunos saiam aptos a trabalhar com aquele tema, ou conteúdos específicos como um curso sobre investimentos, por exemplo.
Modelos como o de de assinatura: em vez de cobrar um valor único, ofereça um plano mensal ou anual (ex.: R$ 49/mês). Essa estratégia é boa para conteúdos contínuos, mentorias e comunidades exclusivas.
Já entre as estratégias de divulgação para cursos online estão o uso de:
Tráfego Pago: uma boa estratégia é criar anúncios em plataformas como o Instagram, Facebook, YouTube, Google Ads. Nesses anúncios direcionados para o público-alvo podem gerar mais conversões.
Conteúdo orgânico: produzir conteúdos gratuitos no Instagram, TikTok, YouTube e em um blog oficial pode também atrair leads. Algumas ideias de conteúdos são postagens com títulos como "Dicas Rápidas", "Erros Comuns", "Antes e Depois" ajudam a engajar.
Depoimentos de alunos: mostre histórias reais de alunos que tiveram resultados. Por exemplo: Vídeos de alunos dizendo como seu curso mudou a vida deles.
Parcerias e afiliados: crie um programa de afiliados para que outras pessoas vendam seu curso e ganhem comissão usando plataformas como Hotmart.
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais.
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