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Entenda a diferença entre seguro e assistência auto

As duas formas de proteção veicular possuem semelhanças e diferenças, mas também são complementares.

Publicado em: 9 de junho de 2025

Categoria SegurosTempo de leitura: 13 minutos

Texto de: Time Serasa

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Para quem pesquisa sobre um serviço para proteger o veículo, é fundamental entender a diferença entre seguro e assistência auto, pois muitas pessoas confundem os termos.

Enquanto o seguro auto cobre danos ao veículo, a assistência auto oferece serviços emergenciais. Neste artigo, aprenda sobre as funções de cada produto para tomar decisões conscientes e de acordo com suas necessidades.

Assista | O que é seguro de proteção financeira e quando usar? - Serasa Ensina

O que cobre o seguro auto?

O seguro auto oferece diversas coberturas para proteger o motorista, o veículo e terceiros contra diferentes tipos de imprevistos e eventos.

Cada seguradora pode oferecer diferentes combinações de coberturas — com mais ou menos serviços adicionados —, com variações nos valores de indenização e condições de contratação.

  • As principais coberturas disponíveis no mercado são:
  •  
  • ●     Cobertura compreensiva (ou total): inclui colisão frontal, capotagem, abalroamento (colisão lateral ou traseira), roubo ou furto total ou parcial, incêndio ou explosão acidental, danos causados por fenômenos naturais (granizo, enchentes, raios e vendavais) e danos causados por terceiros (involuntariamente).
  • ●     Cobertura de danos a terceiros (RCF-V): garante indenização por danos materiais, corporais ou morais causados a terceiros em acidentes nos quais o segurado seja o responsável.
  • ●     Cobertura de acidentes pessoais de passageiros (APP): oferece indenização por morte, invalidez permanente ou despesas médico-hospitalares aos passageiros do veículo segurado em caso de acidente.
  • ●     Cobertura de vidros, faróis e retrovisores: cobre reparos ou substituição de pára-brisas, vidros laterais, traseiros, faróis, lanternas e retrovisores danificados.

 

As coberturas para fenômenos naturais, incêndio, roubo e furto podem ou não estar incluídas na cobertura total do veículo. Caso não estejam, podem ser contratadas como adicionais, assim como outros serviços oferecidos pela seguradora.

Leia também | Como funciona o seguro caução? Conheça vantagens

Quais serviços fazem parte da assistência veicular?

A assistência veicular oferece suporte imediato em situações de emergência para garantir a segurança e a mobilidade dos motoristas.

  • Assim como o seguro auto, os serviços oferecidos pela assistência podem variar conforme a seguradora e o plano contratado. Os principais serviços incluídos são:
  •  
  • ●     Reboque ou guincho: transporte do veículo até uma oficina em casos de pane mecânica, elétrica ou acidente que impossibilita a locomoção do veículo.
  • ●     Socorro mecânico e elétrico: envio de um profissional para realizar reparos emergenciais no local.
  • ●     Pane seca: se o veículo ficar sem combustível, a assistência providencia o envio de uma quantidade suficiente para que o motorista chegue ao posto de abastecimento mais próximo.
  • ●     Chaveiro: em situações de perda, quebra ou esquecimento das chaves dentro do veículo, um chaveiro é enviado para auxiliar na situação. A confecção de novas chaves pode não estar incluída no serviço.
  • ●     Troca de pneus: envio de um profissional para realizar a troca do pneu furado ou danificado pelo estepe (pneu reserva) do veículo.
  • ●     Transporte alternativo: oferecimento de táxi ou aplicativo de mobilidade em caso de veículo imobilizado por pane ou acidente.
  • ●     Carro reserva: se o veículo precisar de reparo por um longo período, é possível contar com um carro reserva por um determinado número de dias.

Principais diferenças entre seguro e assistência auto

O seguro e a assistência auto são serviços diferentes que, embora sejam complementares, atendem a necessidades específicas dos motoristas. Confira a comparação entre eles em algumas categorias:

Finalidade

Assistência Seguro
Fornece suporte imediato para imprevistos do dia a dia, como problemas mecânicos ou elétricos, troca de pneu e serviço de chaveiro. Não envolve o pagamento de indenizações.Fornece proteção financeira ao realizar o pagamento de indenização ao motorista para cobrir os prejuízos em caso de colisão, roubo, furto, incêndio e danos a terceiros.

Valores envolvidos

Assistência Seguro
Geralmente possui preço mais acessível, com valor fixo mensal. É a opção ideal para quem busca suporte para as situações cotidianas. Pode ser contratada como um serviço isolado ou como adicional à apólice de seguro auto.Envolve o pagamento de um prêmio (mensal ou anual) pelo segurado à seguradora. Em caso de sinistro coberto, o segurado pode precisar pagar uma franquia (participação financeira obrigatória). Os custos são determinados com base em uma análise de risco que considera fatores como o perfil do motorista, modelo do veículo e a região de circulação.

Coberturas

Assistência Seguro
Oferece um conjunto de serviços para auxiliar o motorista em situações de emergência ou imprevistos do dia a dia relacionados ao veículo.Oferece cobertura ampla contra diversos eventos que podem causar danos materiais ao veículo, lesões corporais a terceiros e, em alguns casos, aos ocupantes do veículo.

Situações de acionamento

Assistência Seguro
É acionada em situações de emergência ou imprevistos que impedem o uso normal do veículo. O acionamento, geralmente, é feito por telefone, e a empresa envia um profissional ou serviço para solucionar o problema no local ou providenciar o reboque do veículo.É acionado em situações que resultam em danos materiais ao veículo ou danos corporais a terceiros. O processo de acionamento envolve a comunicação do sinistro à seguradora, apresentação de documentos e, em alguns casos, vistoria do veículo. Após a análise e aprovação, a seguradora providenciará a indenização ou o reparo dos danos.

Por que contratar seguro e assistência auto juntos?

Contratar o seguro e a assistência veicular em conjunto é uma estratégia inteligente que garante uma proteção abrangente — desde emergências mecânicas até eventos mais graves.

Listamos as principais vantagens de adquirir ambos os produtos:

  1. Cobertura para diversas situações

    A indenização do seguro e os serviços emergenciais da assistência garantem que o motorista fique protegido financeiramente e que o veículo esteja protegido operacionalmente.

  2. Economia de tempo e recursos

    A contratação de ambos os serviços evita a necessidade de buscar serviços emergenciais separadamente, o que pode ser mais caro e demorado. Além disso, muitas seguradoras já oferecem pacotes que incluem os serviços com condições mais vantajosas do que contratá-los separadamente.

  3. Atendimento personalizado e centralizado

    Ao ter ambos os serviços sob a mesma seguradora, o atendimento pode ser mais eficiente e integrado. Em caso de sinistro, por exemplo, a empresa pode coordenar tanto a indenização quanto os serviços de assistência necessários, agilizando o processo e reduzindo o estresse para o cliente.

Vantagens e limitações de cada serviço

No processo de escolha entre seguro e assistência auto, é fundamental compreender os pontos fortes e as limitações de cada serviço. Por isso, considere os pontos apresentamos a seguir:

Seguro veicular

  • As principais vantagens do seguro veicular são:
  •  
  • ●     Proteção financeira contra perdas significativas decorrentes de acidentes, roubo/furto e outros danos causados ao veículo.
  • ●     Em casos de perda total do veículo, o seguro realiza a indenização com base no valor de mercado do veículo ou valor determinado na apólice, o que facilita a aquisição de um novo bem.
  • ●     Protege o segurado financeiramente em caso de danos materiais ou corporais causados a terceiros em um acidente, evitando que ele tenha que arcar com as despesas de forma judicial.

 

  • Por outro lado, as limitações do seguro incluem:
  •  
  • ●     Geralmente, possui custo mais elevado em comparação com a assistência auto, pois envolve a transferência de um risco financeiro para a seguradora.
  • ●     Em muitos casos de sinistro com danos parciais, o segurado precisa pagar a franquia antes que a seguradora cubra o restante dos custos de reparo.
  • ●     O processo de acionamento do seguro pode envolver burocracia, como preenchimento de formulários, documentos específicos e até a vistoria do veículo.

Assistência auto

  • As principais vantagens da assistência são:
  •  
  • ●     Possui um custo menor em comparação com o seguro, sendo mais acessível para o público.
  • ●     Oferece soluções práticas e rápidas para problemas frequentes que podem ocorrer com o veículo.
  • ●     O acionamento é simples e rápido, proporcionando suporte imediato ao motorista.
  • ●     Geralmente, não há cobrança de franquia para a utilização dos serviços de assistência.

 

  • Entretanto, o serviço possui as seguintes limitações:
  •  
  • ●     Não cobre os custos de reparo de danos materiais. O foco é apenas no serviço de apoio, não na indenização.
  • ●     Da mesma forma, a assistência não cobre danos corporais sofridos pelo motorista ou terceiros em acidentes.
  • ●     Os planos geralmente estabelecem limites para a quantidade de vezes que cada serviço pode ser acionado dentro de um determinado período de tempo.
  • ●     O atendimento da assistência pode depender da disponibilidade e da qualidade da rede de prestadores de serviço conveniados.

 

Leia também | Quando assistência é melhor que seguro?

Conheça os seguros e assistência da Serasa

Agora que você sabe as diferenças entre seguro e assistência auto, chegou o momento de iniciar as pesquisas para encontrar as melhores opções para suas necessidades e seu orçamento. Para isso, conte com a Serasa para encontrar a proteção ideal para você e sua família.

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  • ●     Assistência saúde 
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  • ●     Seguro prestamista 
  • ●     Seguro bolsa protegida 
  • ●     Seguro perda de renda 


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Perguntas frequentes sobre seguro e assistência auto

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