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Não sou o dono do carro: posso acionar a assistência auto?

Mesmo que você não seja o dono do carro, ainda pode contar com assistência automotiva. Entenda regras, exceções e como contratar um bom plano.

Publicado em: 20 de junho de 2025

Categoria SegurosTempo de leitura: 12 minutos

Texto de: Time Serasa

Casal com avaria do veículo e usando o telefone para ligar para o seguro do carro

Se você costuma dirigir o carro de um amigo, familiar ou divide o veículo com alguém, já deve ter se perguntado “não sou dono do carro, posso acionar a assistência auto?”.

A boa notícia é que sim, em alguns casos, é possível acionar o plano de assistência veicular mesmo sem ser o proprietário formal do carro.

Mas é preciso entender algumas regras e limitações importantes: as operadoras de serviço de assistência para carro têm critérios claros sobre quem pode acionar a assistência automotiva, mesmo que o veículo não esteja no nome da pessoa que faz o pedido.

Assista | O que acontece se não pagar financiamento veicular? - Serasa Ensina

O que é uma assistência auto?

Assistência auto é um serviço oferecido para ajudar motoristas em situações de emergência com o veículo, como pane elétrica, pneu furado, falta de combustível, problemas mecânicos ou até acidentes leves.

Diferente do seguro tradicional, a assistência automotiva não cobre grandes perdas financeiras causadas por colisões ou roubos, mas oferece suporte imediato para que o motorista possa continuar sua jornada ou levar o carro com segurança até uma oficina.

  • Esse tipo de serviço está disponível por meio de planos de assistência veicular, que podem ser contratados de forma avulsa ou junto com um seguro. A cobertura varia de acordo com o plano escolhido e pode incluir, por exemplo:
  •  
  • ●     Guincho (reboque do veículo em caso de pane);
  • ●     Troca de pneu;
  • ●     Chaveiro (em caso de perda ou esquecimento da chave dentro do carro);

●     Socorro mecânico no local.

Um dos grandes benefícios da assistência para carro é oferecer tranquilidade e agilidade em momentos de imprevisto. O serviço geralmente pode ser acionado 24 horas por dia, 7 dias por semana, e em muitos casos não exige que o contratante seja o dono do veículo — o importante é que a placa esteja cadastrada e o CPF do contratante esteja regular no plano.

Leia também | Como cuidar do seu carro e das suas finanças?

Como funciona o vínculo entre CPF, veículo e plano de assistência

Os planos de assistência auto costumam ser vinculados ao CPF do contratante e não diretamente ao veículo.

Isso significa que, ao contratar assistência veicular, você está contratando um serviço de suporte para o carro em situações emergenciais, mas nem sempre é obrigatório ser o dono do automóvel.

Em alguns planos de assistência, o atendimento é vinculado à placa do veículo e ao CPF de quem contratou o plano. Portanto, se você pensa não é dono do carro, mas quer garantir segurança para o veículo, pode sim contratar uma assistência para carro de outra pessoa, desde que tenha autorização e os dados corretos da placa.

Regras da Maxpar para uso do serviço

A Serasa fez uma parceria com a Maxpar, empresa especializada em assistência auto 24 horas, e criou a Assistência Auto Conforto. Ela tem cobertura nacional e suporte emergencial 24 horas.

  • As regras da Maxpar são bastante claras para garantir a segurança de quem contrata o serviço de assistência para carro. Veja as condições principais:
  •  
  • ●     o carro precisa estar com a placa cadastrada no momento da contratação;
  • ●     o CPF do contratante deve ser apresentado no atendimento;
  • ●     o carro pode estar em nome de outra pessoa, desde que o plano esteja vinculado corretamente.

Não sou dono do carro: quem pode acionar a assistência auto da Maxpar?

Podem acionar a assistência auto Maxpar pela Serasa: o proprietário via app da Serasa ou uma pessoa indicada pelo proprietário – informada diretamente no ambiente da Maxpar. Essa pessoa indicada deverá confirmar os dados de cadastro na Serasa e as informações necessárias para atendimento.

Portanto, se você não é dono do carro e não é proprietária do plano veicular, deverá ter em mãos os dados de cadastro do proprietário do plano para acionar o atendimento – que também pode ser feito pelo 0800 da Maxpar: 0800 707 5150.

Como acionar a assistência Auto Conforto da Maxpar pela Serasa

Caso prefira acioná-la via telefone, a central de atendimento da Maxpar é o 0800 707 5150. Se preferir fazer o procedimento online, siga as etapas:

  1. Faça login no site ou aplicativo da Serasa (disponível para Android e iOS).

  2. Clique na aba Serviços.

  3. Acesse a área Meus seguros.

  4. Clique em Acionar assistência.

  5. Encontre o serviço Auto Conforto e clique sobre ele.

  6. Preencha as informações solicitadas e conclua o pedido.

Em quais situações o atendimento pode ser negado

  • Apesar da flexibilidade, existem situações em que o atendimento pode ser negado, mesmo que você tenha um plano ativo. Conhecer essas limitações evita frustrações. Confira os principais casos:
  •  
  • ●     O carro informado não bate com a placa cadastrada no plano.
  • ●     O CPF do contratante não está presente no momento da solicitação.
  • ●     A ocorrência está fora da área de cobertura do plano.
  • ●     O veículo foi modificado e não consta como elegível (ex: carros rebaixados, blindados sem aviso prévio).

●     Tentativa de usar o serviço mais vezes do que o plano permite por mês.


Por isso, mesmo que você diga “não sou dono do carro”, é fundamental seguir corretamente o processo de contratar assistência veicular e manter os dados atualizados. A maioria das operadoras oferece atendimento simples e rápido, mas exige responsabilidade do contratante.

Leia também | Quando contratar uma assistência é melhor que contratar um seguro?

O que fazer se você divide o carro com outra pessoa

Muita gente divide o carro com cônjuge, pais, irmãos ou sócios. Se esse é o seu caso, a recomendação é que uma das pessoas — preferencialmente a que mais dirige — seja a titular do plano de assistência para veículos.

Você pode incluir a placa do carro no cadastro do plano e, com isso, garantir a cobertura. Caso necessário, ambas as pessoas podem estar no local na hora do chamado, facilitando a comprovação e o atendimento.

Se você está pensando: “não sou dono do carro, mas dirijo todo dia”, não corra riscos. Ter um plano de assistência veicular pode evitar gastos elevados com reboque, chaveiro ou socorro mecânico, além de garantir tranquilidade.

O que a assistência Auto Conforto cobre?

As coberturas disponíveis na Assistência Auto Conforto Maxpar pela Serasa incluem:

Chaveiro automotivo

O usuário tem direito a 1 utilização por 12 meses, com limite de até R$ 240. Perdeu a chave? Quebrou na ignição? O serviço envia um chaveiro até você ou leva o carro para uma oficina, caso seja necessário.

Reboque leve

O usuário tem direito a 1 utilização por 12 meses com limite de 100 km. Ideal para situações como pane mecânica ou elétrica. Evita altos custos com guinchos particulares.

SOS emergencial

Cobre serviços como pane seca, pane elétrica, troca de pneu, carga de bateria e outros, com limite de até R$ 120 por 12 meses. Um suporte rápido e essencial para o dia a dia.

Assistência a vidros

Cobre 2 utilizações por ano, com cobertura de até R$ 10.000 mediante franquia de R$ 250. Serve para reparos ou substituição de para-brisa, vidro lateral ou traseiro.

Martelinho de ouro

Cobre 1 utilização no período de 12 meses com franquia de R$ 300. Ideal para consertos estéticos sem necessidade de repintura.

Importante: se o custo do serviço exceder os limites de cobertura, a diferença deverá ser paga diretamente ao prestador de serviço. Além disso, verifique todas as cláusulas da assistência para conferir o que está incluso ou não incluso na cobertura.

Leia também | Quando contratar uma assistência é melhor que contratar um seguro?

Como contratar a assistência Auto Conforto da Maxpar pela Serasa

  1. Faça login no site ou aplicativo da Serasa (disponível para Android e iOS).

  2. Vá até o menu Serviços.

  3. Procure pela seção Seguros e Assistências.

  4. Clique em Assistências para seu carro.

  5. Confira os detalhes e clique em Contratar.

  6. Confirme seus dados cadastrais e os dados do seu veículo.

  7. Finalize a contratação com pagamento no cartão de crédito.

  8. Aguarde a confirmação do serviço e o início da vigência após 5 dias.

Contrate agora mesmo o seu plano de assistência auto Maxpar pela Serasa! Garanta cobertura para os imprevistos do dia a dia, mesmo que o carro não esteja em seu nome. É fácil, rápido e seguro.

Perguntas frequentes sobre assistência para carro de outra pessoa

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