Entrar

Animais financeiros: descubra qual você seria

A forma como os animais se apresentam ao mundo pode lembrar também a relação com o dinheiro. Descubra qual você seria.

Mulher branca segurando um cofrinho em formato de porco, rodeada de animais

Gatos são independentes, cachorros são leais, águias têm foco. A forma como os animais se apresentam ao mundo pode lembrar também o comportamento das pessoas ao lidar com as finanças pessoais. É o que propõe o educador financeiro Thiago Godoy, o Papai Financeiro, que desenvolveu a ideia de animais financeiros. Saiba neste artigo o que cada um deles representa.   

O que são os animais financeiros

A ideia de relacionar os hábitos financeiros das pessoas com o perfil de animais vem de um teste que aparece no livro de Thiago Godoy Emoções financeiras. Nele, o autor explica como o histórico familiar, as crenças limitantes e o apego a determinado estilo de vida podem atrapalhar a vida financeira das pessoas.

Capa do livro Emoções Financeira e com foto do escritor Thiago Godoy

Isso acontece com todo mundo, mas a intensidade com que isso influencia o comportamento financeiro varia de pessoa para pessoa. Quem teve muito contato com a escassez, por exemplo, pode ter desenvolvido fortes crenças de aversão ao dinheiro ou, ao contrário, um forte desejo de acumular riqueza com medo de retornar ao passado. 

Assim, para ajudar as pessoas a identificar essas crenças em si mesmas, Godoy comparou o comportamento financeiro de cada um com perfis de seis animais: águia, gato, cachorro, ovelha, urso e coruja

Essa comparação se inspirou em uma matriz técnico-científica usada em centenas de experimentos e pesquisas sobre Psicologia do Dinheiro em todo o mundo – principalmente nos Estados Unidos. O teste dos animais financeiros, portanto, é uma versão simplificada desse estudo. 

“Trata-se de uma maneira lúdica de ajudar as pessoas a entenderem o seu perfil de uso do dinheiro. Elas aprendem melhor quando se conectam com símbolos, por isso a referência. A gente consegue se lembrar facilmente dos atributos de cada animal e isso ajuda a aumentar a consciência sobre os aspectos comportamentais e de crenças que a incomodam”, explica. 

Cada um dos animais financeiros tem suas próprias luzes e suas próprias sombras, que ajudam as pessoas a olhar para os pontos de melhoria e valorizar suas qualidades. “O importante é que a pessoa se conheça e busque amplificar os aspectos que reconhece como positivos, ao mesmo tempo que trabalha para abandonar suas características negativas”. 

gráfico de pizza

Os seis animais financeiros

Conheça os animais financeiros e descubra como você se comporta ao lidar com o dinheiro e o que fazer para melhorar essa relação.

Clique no nome do animal e explore o perfil completo.

Águia

A águia é determinada, livre e ambiciosa, mas corre o risco de se deixar levar pela ganância. Por isso, esse animal representa um perfil de sagacidade e ambição com o dinheiro, com tendência a se tornar prisioneiro dele mesmo. 

  • Pontos positivos: ama a liberdade que o dinheiro pode oferecer, tem muita ambição e é arrojada. 
  • Pontos negativos:está presa em uma ideia de que o dinheiro está muito associado à felicidade. 
  • Aprendizados:precisa aprender a valorizar as coisas que o dinheiro não pode comprar. 
Imagem de uma águia

Gato

O gato é associado ao hedonismo, em que o prazer desempenha papel central. Por isso, pode representar apego ao dinheiro e ao sucesso, além de certo comodismo ao que é seguro e confortável. Os felinos são conhecidos também pela sua personalidade forte e desconfiam de quem não almeja o mesmo na vida. 

  • Pontos positivos: é atraído pela riqueza, gosta de status. 
  • Pontos negativos: associa dinheiro ao sucesso e à felicidade e é imediatista, o que tende a fazer a pessoa gastar mais do que ganha. 
  • Aprendizados: precisa aprender a planejar o futuro. 
Imagem de um gato

Cachorro

O cachorro tem a simplicidade como principal virtude. Não é muito ligado a conforto e a viver do bom e do melhor, embora almeje um futuro melhor. Gosta de uma vida simples, que lhe permita diversão sem muitas regras e preocupações com os compromissos financeiros. Tem consciência da importância do dinheiro e vontade de ganhar mais para realizar sonhos, mas não sabe bem como fazer isso. 

  • Pontos positivos: gosta de uma vida simples e não se prende a coisas supérfluas e fúteis. 
  • Pontos negativos: evita conversas sobre dinheiro, não quer estudar sobre investimentos, é acomodado. 
  • Aprendizados: precisa aprender a não encarar o dinheiro como vilão. 
Imagem de um cachorro

Ovelha

A ovelha é o animal financeiro com o maior número de desafios. Ela denota maior vulnerabilidade, porque costuma ser apontada como um animal medroso e que não sabe se defender de predadores. Assim, quem se identifica com a ovelha como animal financeiro tende a se sentir desconfortável em falar e lidar com o dinheiro, porque não o enxerga como um meio de conquista, mas como um caminho que leva as pessoas a se corromper e se tornar arrogantes enquanto tantas outras morrem de fome. 

  • Pontos positivos:costuma se manter vinculado a seus princípios e à humildade. 
  • Pontos negativos:negligencia o dinheiro de forma ingênua, acreditando que não é necessário. 
  • Aprendizado:precisa aprender sobre a importância de lidar bem com a vida financeira.  
Imagem de uma ovelha

Urso

O urso é um animal reservado e pode se mostrar agressivo nas situações em que se sente acuado. Por isso, quem se identifica com esse animal financeiro pode se mostrar inflexível em relação ao dinheiro e que dificilmente se permitirá uma ou outra regalia em momentos de diversão e improviso. Consumidores-urso valorizam o dinheiro, mas podem se acomodar e, por isso, deixar de buscar mais.  

  • Pontos positivos: valoriza a humildade e acredita que o dinheiro facilita a vida. 
  • Pontos negativos: tem receio de ganhar mais e acredita que, ao acumular muito dinheiro, pode deixar de valorizar antigos amigos e familiares. Economiza mais do que o necessário por ter medo do futuro. 
  • Aprendizados: precisa aprender a relaxar e aproveitar o momento. 
Imagem de um urso

Coruja

A coruja é o animal financeiro com o maior número de qualidades. Ela simboliza o mistério e a sabedoria nas decisões. Quem se identifica com esse animal financeiro lida discretamente com a vida financeira, fazendo escolhas inteligentes e em busca de mais. Entende que o dinheiro é um grande facilitador e abre caminhos para uma vida mais confortável e livre para fazer o que quiser. 

  • Pontos positivos: é consciente e sábia na administração do dinheiro.  
  • Pontos negativos e aprendizados: certamente deve haver áreas para melhorar, mas ainda não se sabe quais são. 
Imagem de uma coruja

Se interessou?

Faça download do material completo e confira todos os dados

Imagem do relatório de animais financeiros

Aproveite o curso de Finanças Básicas da Serasa

O curso online de Finanças Básicas da Serasa foi criado para trazer educação financeira gratuita a todos os consumidores. Com 7 módulos, o curso aborda os principais aspectos das finanças e ajuda na tomada de decisões inteligentes sobre dinheiro e orçamento.   

A Serasa acredita que o conhecimento financeiro é essencial para evitar endividamento excessivo, promover o uso inteligente do crédito e garantir maior segurança financeira. 

Imagem sobre o curso de finanças da Serasa

Todos os conteúdos do Serasa Ensina

Confira os conteúdos gratuitos e fique sempre atualizado.

  1. mulher segurando notebook

    Acompanhe os conteúdos mais recentes no blog da Serasa

    Blog da Serasa
  2. mulher posando na frente de celular

    Inscreva-se no nosso canal e receba alerta sempre que um novo vídeo chegar

    YouTube da Serasa
  3. Homem segurando microfone

    Encontre as últimas notícias sobre a Serasa

    Sala de Imprensa