Entrar

Caiu a segunda parcela do 13º salário? Confira 4 dicas para aproveitá-la melhor

Se você já recebeu a segunda parcela do 13º salário, confira nossas dicas para começar 2023 no azul:


Autor: Serasa Ensina

Publicado em 16 de dezembro de 2022

O final do ano é o momento de fazer o famoso balanço do ano e ver tudo que anda pendente na nossa vida, certo? Que tal começar pela parte financeira? Confira neste conteúdo 4 dicas para aproveitar melhor a segunda parcela do 13º salário. 

1 - Organize suas contas

É sempre importante rever todos os gastos do ano, o que continua sendo despesa fixa, o que é possível cortar para economizar e o que de novo deseja incluir.  

Você pode avaliar qual o melhor destino para o seu décimo terceiro, mas não precisa usar todo o salário extra para um único fim. Ao organizar suas despesas, você poderá dividi-las de acordo com as necessidades. Não sabe por onde começar? Acesse nossa tabela financeira para ter uma ajuda. 

2 - Fique em dia com as contas

Para os especialistas financeiros, o melhor a fazer é sempre pagar as dívidas à vista, principalmente devido aos descontos que podem aparecer. Sabemos, porém, que nem sempre é possível evitar o parcelamento para negociar dívidas atrasadas.  

Uma boa estratégia é eliminar inicialmente as dívidas que têm maiores taxas de juros, como de cartão de crédito e cheque especial.  

Outro ponto importante é saber o quanto você pode pagar por mês até quitar a dívida em atraso, e o 13º salário pode ser uma boa opção neste momento para ajudar. Assuma somente compromissos que você pode cumprir para não contrair novas dívidas.  

3 - Saiba com o que gastar

Se você não tem dívidas no seu nome e suas contas estão organizadas, já pode pensar em outras formas de usar esse dinheiro. Mas lembre-se: tudo com moderação! 

Se você deseja usar o 13º para presentear os parentes na festa de final de ano, trocar o seu smartphone ou um eletrodoméstico que não funciona direito, é preciso separar um valor máximo para cada coisa. Divida o 13º em objetivos e crie um valor máximo para cada um. Assim não vai exceder o valor do salário. 

4 - Comece uma reserva de emergência

A reserva de emergência é uma ação de segurança financeira que todos nós devemos fazer. Esse dinheiro ajuda você a não acabar com uma negativação caso algum imprevisto aconteça.  

Para iniciar sua reserva, você pode usar parte do salário extra e depois todo mês guardar um pouco mais. Para saber como funciona a reserva de emergência

Assista | Reserva de Emergência: 3 Passos Para Criar Sua