Entrar

Celular como maquininha: conheça essa forma de pagamento

O celular como maquininha é uma opção prática e simples para ganhar mais autonomia e mobilidade para vender em qualquer lugar. Confira!

celular e maquininha


Autor: Ketlin Petry

Publicado em 09 de novembro de 2022

Pessoas físicas e empresas que vendem produtos ou serviços precisam se adequar às formas de pagamento escolhidas pelos clientes. Isso proporciona melhor experiência e aumento nas vendas. Entre as opções disponíveis, usar o celular como maquininha é um recurso que tem se destacado. Confira neste artigo tudo sobre essa ferramenta. 

Por que usar celular como maquininha de cartão de crédito

O cartão de crédito já é uma das principais modalidades de pagamento no mundo todo. Já são mais de 50 milhões de brasileiros que utilizam o cartão de crédito como meio de pagamento. Boa parte desses consumidores têm 4 cartões de crédito ou mais. 

Título que é uma maquininha de cartão

A máquina de cartão nada mais é que um terminal (dispositivo ou aparelho) que realiza a leitura de um cartão e faz a transmissão das informações entre a empresa que vendo o produto ou serviço, o cliente e a empresa do cartão. 

Diversas opções de máquinas de cartão estão disponíveis no mercado atualmente. Todas dependem, de alguma forma, de acesso a algum tipo de comunicação, que pode ser por linha telefônica ou internet (via cabo, wi-fi ou até mesmo com chip de celular e uso de dados móveis). 

As máquinas de cartão estão cada vez mais modernas e práticas, o que facilita a vida do comerciante e ao mesmo tempo melhora a experiência do consumidor. 

O curioso é que os modelos mais recentes de máquinas de cartão não são exatamente maquininhas. Novas soluções de recebimento de pagamentos com cartão permitem utilizar o próprio celular como dispositivo para essas transações. 

Leia também | Compra à vista ou a prazo? O que é melhor para o seu bolso?  

Como funciona um celular como maquininha

O objetivo de usar um celular como maquininha é o mesmo de qualquer máquina de cartão: receber pagamentos e facilitar a vida do comerciante e do cliente. O funcionamento não é muito diferente das maquininhas tradicionais. 

O celular recebe pagamentos como qualquer outra máquina de cartão, mas está limitado apenas ao pagamento por aproximação. Não é possível, por exemplo, inserir ou passar o cartão. 

É muito simples fazer o celular virar maquininha. Basta baixar o aplicativo da maquininha 100% digital e cadastrar-se. Seguindo as orientações de venda no app, você já se habilita para vender com o celular.  

Para realizar a venda, só é preciso digitar o valor e escolher a forma de pagamento (à vista ou parcelado). O cliente aproxima o cartão no celular e pronto, a venda está feita! 

Outra vantagem de usar o celular como maquininha é que não são apenas cartões com aproximação que são aceitos. É possível utilizar a carteira digital de outro celular ou qualquer outro dispositivo inteligente com a tecnologia NFC (aproximação), como pulseiras e smartwatches. 

Leia também | Máquina de cartão de crédito: quais as melhores opções? 

Assista | Carteira Digital Serasa

Quais celulares podem virar maquininha?

Quase todos os celulares mais novos são compatíveis para virar maquininha. Para ter certeza se seu celular se enquadra nos requisitos, basta procurar nas configurações de comunicação do celular.  

Se você encontrar a opção NFC (Near Field Communication, ou comunicação por campo de proximidade, em português), significa que o aparelho é compatível, basta apenas deixar essa opção ativa. 

Uma observação importante é que, para que esses aplicativos funcionem apropriadamente no celular, é preciso estar com a versão do sistema operacional do dispositivo.   

Os principais modelos atualmente estão disponíveis para Android e exigem versões Android 9.0 ou superiores. 

Aplicativos para transformar o celular em maquininha

Como esse tipo de solução ainda é uma novidade no mercado, poucas empresas disponibilizam aplicativos para transformar o celular em máquina de cartão.  

Atualmente, as mais procuradas no mercado são a TapTon, do grupo Stone, e a NuTap, do Nubank. 

Celular maquininha TapTon 

Esse app surgiu como uma inovação no segmento de pagamentos por aproximação no mercado.  

Não há limite de valor para vender com a TapTon, mas para vendas acima de R$200,00 pode ser necessário que o cliente valide a senha de liberação, digitando no celular (como acontece nas máquinas de cartão regularmente). 

As taxas da TapTon atualmente são de 1,39% para pagamentos no débito, 3,29% para pagamentos no crédito ou 13,75% para parcelamentos em 12 parcelas. Qualquer tipo de transação ainda inclui uma taxa fixa de R$0,40. 

Celular maquininha NuTap 

O Nubank trouxe essa solução inicialmente voltada para o público empresarial, ou seja, apenas PJ (pessoa jurídica) tem acesso à solução de maquininha celular. Gradualmente a empresa está liberando o serviço para clientes elegíveis. 

Para usar o NuTap basta atender aos requisitos mínimos solicitados pela empresa:  

  • • ser PJ de sócio único; 
  • • ter CNAE que habilite o uso de máquina de cartão; 
  • • ter celular compatível (Android 8.0 ou superior e com tecnologia NFC). 

As taxas do NuTap são de: 1,49% em compras feitas no débito, 3,19% no crédito à vista e de 12,49% no crédito em 12 parcelas. Para compras realizadas no Pix, não são cobradas taxas. A NuTap, contudo, não cobra nenhuma taxa fixa por transação. 

Controle suas finanças por meio da Carteira Digital

A Carteira Digital Serasa tem tudo o que você precisa! Com ela, é possível pagar contas online em um só lugar de forma fácil, rápida e segura. Conheça as funcionalidades:  

• Recarga de celular. 

• Pagamentos de boletos diversos. 

• Pagamento e negociação de dívidas. 

• Pagamento de débitos veiculares. 

• Receber valores em conta. 

Para acessar: 

• Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site. 

• Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 

• Faça o login. 

• Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você.