13º dos aposentados: como funciona a antecipação
13º dos aposentados: como funciona a antecipaçãoData de publicação 28 de abril de 20256 minutos de leitura
Publicado em: 28 de abril de 2025
Categoria Educação financeiraTempo de leitura: 6 minutosTexto de: Time Serasa
O período para a declaração do IR 2025 já está aberto e vai até 30 de maio. Se precisar retificar informações, confira um guia completo sobre como corrigir a declaração de Imposto de Renda 2025, com os principais motivos que podem levar à correção, o processo passo a passo e como evitar problemas com a Receita Federal.
A necessidade de retificar uma declaração de Imposto de Renda ocorre sempre que um contribuinte notar algum erro em sua declaração. Se isso acontecer antes do envio, basta corrigir os dados. Porém, se a declaração já tiver sido enviada, e o contribuinte perceber que cometeu algum erro, o processo passa a se chamar retificação.
Retificar a declaração de IR é simples. Basta o contribuinte enviar outra declaração com todas as informações corretas. Na declaração retificadora, deve constar a informação do número do recibo da declaração original que será retificada.
Se um contribuinte cometer algum erro na declaração de Imposto de Renda é preciso corrigi-lo para evitar problemas com o fisco. Caso haja um dado errado se a declaração cair na malha fina, a Receita Federal poderá pedir explicações para o contribuinte.
Isso pode acontecer, por exemplo, se um paciente declarar que pagou R$ 1.000 em uma consulta e o médico declarar que o pagamento foi de R$ 1.500. Cruzando os dados, a Receita perceberá que os valores não batem e poderá pedir explicações a ambos. É por isso que, além de corrigir erros, é preciso guardar documentos e comprovantes para o caso de precisar apresentá-los posteriormente.
Por fim, se o contribuinte identificar e corrigir os erros espontaneamente, e antes de a Receita Federal instaurar o procedimento fiscal, ele ainda poderá evitar multas.
Para corrigir a declaração de Imposto de Renda, é preciso acessar o sistema da Receita Federal dentro do ano que será corrigido. Quando essa correção ocorre após a entrega da declaração oficial, ela se torna retificação. Confira, abaixo, como fazer a retificação de Imposto de Renda em dois canais diferentes.
É justamente após o envio que um contribuinte pode retificar sua declaração.
Qualquer contribuinte pode corrigir sua declaração de Imposto de Renda antes do envio. O processo inclui apenas acessar a plataforma da Receita Federal e editar a informação ou o dado que havia sido incluído.
Já as correções após o envio da declaração original envolvem o processo de retificar a declaração. Para isso, é preciso ter a informação do número do recibo da declaração que será retificada, abrir novamente o sistema e usar esse número para retificar sua declaração.
Pode-se fazer a retificação ou mesmo trocar o regime de tributação (desconto simplificado ou deduções legais) até o último dia de entrega da declaração. Em 2025, a entrega de IR tem como prazo final as 23h59min59s do dia 30 de maio.
Depois dessa data, o contribuinte tem até cinco anos para fazer a retificação, porém sem conseguir fazer mudança do regime de tributação. Além disso, para retificar após o prazo é obrigatório que a declaração original não esteja sob fiscalização.
Agora que você já sabe como corrigir declaração de Imposto de Renda, confira mais conteúdos no YouTube da Serasa!
O Serasa Ensina é o canal da Serasa no YouTube, criado para descomplicar a educação financeira, por meio de centenas de conteúdos atualizados toda semana. Os vídeos ajudam você a cuidar do dinheiro, negociar dívidas, proteger-se contra fraudes, aumentar o Serasa Score, economizar na rotina, organizar as finanças e muito mais.
Data de publicação 28 de abril de 20256 minutos de leitura
Data de publicação 28 de abril de 20255 minutos de leitura
Data de publicação 25 de abril de 20259 minutos de leitura