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Como fazer a segunda via da Carteira de Trabalho

Saiba como fazer a segunda via da Carteira de Trabalho, que também pode ser substituída pela versão digital do documento.

homem frustrado


Autor: Mariana Furlan

Publicado 13 de fevereiro 2023

Desde setembro de 2019, a carteira de trabalho digital passou a ser aceita sem a necessidade do documento físico. Porém, quem prefere ter o documento em papel pode requerer a primeira ou a segunda via da CTPS. Confira neste artigo como fazer a segunda via da Carteira de Trabalho. 

A importância da Carteira de Trabalho

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um dos documentos mais relevantes da vida do trabalhador brasileiro, pois acompanha toda a sua trajetória profissional. É emitida pelo Ministério do Trabalho e Previdência (antigo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE) para cidadãos nascidos no Brasil ou naturalizados, com 14 anos ou mais.   

Além de ter o histórico de todos os empregos, a carteira guarda informações fundamentais sobre o titular, como data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salários e reajustes, pagamento do Seguro-desemprego e do PIS, datas e pagamentos de férias e a data de saída do emprego. Com todo esse registro de atividades, o profissional está respaldado em relação aos seus direitos trabalhistas e benefícios, que são:  

Seguro-desemprego: esse benefício pode ser requerido ao Estado pela pessoa demitida sem justa causa. O seguro-desemprego é um valor mensal recebido por um período de até 5 meses para quem esteve contratado por 24 meses ou mais. O objetivo do benefício é proporcionar um apoio financeiro no período de maior instabilidade, até que a pessoa se recoloque no mercado. 

Aposentadoria: a aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade e contribuição pode ser comprovada pela Carteira de Trabalho.   

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS): esse valor é depositado pelo empregador todos os meses em contas na Caixa Econômica Federal, correspondendo a 8% do salário bruto de cada funcionário. Há situações nas quais o trabalhador pode sacar a quantia, como após a demissão sem justa causa, para a compra de imóvel como casa própria, para a aposentadoria, ao completar 70 anos ou receber diagnóstico de doença grave, entre outros. Há também o Saque-Aniversário para quem optou por essa modalidade.  

Assista| Como consultar o número da Carteira de Trabalho

Como fazer a segunda via da Carteira de Trabalho

Caso o empregador solicite o documento físico, é possível tirar a primeira ou a segunda via da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) de forma gratuita. Para isso a recomendação padrão é acessar o sistema de agendamento do Ministério do Trabalho.  

Ao acessar, aparecerá a seguinte mensagem: “Você não precisa mais da CTPS física para ser contratado. As anotações agora são feitas eletronicamente pelas empresas através do eSocial e disponibilizadas no Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital”.    

Ao fechar a janela dessa mensagem, será possível iniciar o processo de agendamento para pedir o documento físico. Se preferir gerar o documento digital, a pessoa será direcionada para outro link.   

Como gerar a Carteira de Trabalho Digital 

Acesse o site Gov.br e faça o login com a senha de ingresso. É possível também baixar diretamente o aplicativo para iOS e Android. Procure nas lojas digitais por Carteira de Trabalho Digital.  

Preencha os dados pessoais solicitados, como CPF e informações adicionais ou atualizadas de cadastro como endereço e outros. Concluída a etapa de cadastro, o aplicativo buscará as informações já digitalizadas sobre a trajetória profissional do titular e o documento digital será gerado totalmente online e de forma imediata.  

Diferentemente dos documentos de papel, a versão digital não precisa de emissão de segunda via. As informações ficam salvas no banco de dados do Ministério do Trabalho e Previdência e podem ser sempre acessadas pelo site ou aplicativo.   

Como gerar a Carteira de Trabalho física  

Ao fechar a janela de direcionamento para gerar o documento digital, a pessoa que deseja a versão física deve preencher o estado e a cidade em que pretende realizar o atendimento.   

Depois será solicitado o tipo de atendimento: nesse caso, independentemente de ser primeira ou segunda via, o titular deverá optar por “Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro”. Muitos municípios não oferecem o serviço presencial.  

Se for esse o caso do município onde o titular reside, ele precisa ligar para o número 158 e informar-se. O governo prioriza a emissão do documento em papel para os trabalhadores contratados por órgãos públicos e organismos internacionais.  

Uma alternativa para o pedido de uma via física da CTPS é enviar a mensagem por e-mail. Cada regional do Ministério do Trabalho recebe o pedido diretamente. Para isso, o trabalhador deve enviar e-mail para trabalho.(UF)@economia.gov.br – ou seja, se o titular mora em São Paulo, deve enviar o pedido para trabalho.sp@economia.gov.br. Se vive no Rio Grande do Sul, deve enviar para trabalho.rs@economia.gov.br, e assim por diante. 

Documentos que podem ser solicitados para tirar a Carteira de Trabalho 

Antes de fazer a solicitação ou baixar o aplicativo digital, o interessado deve separar os documentos que podem ser necessários comprovar. São eles: 

  • carteira de Identidade com foto;  

  • CPF; 

  • comprovante de residência;  

  • foto recente para upload ou impressa em 3x4 para o modelo manual;  

  • no caso de trabalhador estrangeiro, é necessária a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM, antiga CIE) ou o protocolo de regularização da Polícia Federal.    

E no caso de perda da CTPS física?

Em caso de perda, furto, roubo, continuação, danificação e extravio é possível solicitar a segunda via. Na maioria dos casos é preciso fazer um boletim de ocorrência (BO) que registre a circunstância na qual a carteira foi perdida, como furto, roubo, perda ou extravio.  

Depois, faça esse mesmo procedimento para a emissão de uma segunda via.   

Transfira suas finanças para o mundo digital

Além de documentos importantes, como a Carteira de Habilitação e a Carteira de Trabalho, muitas outras funções da vida burocrática estão sendo transferidas para o mundo digital. Por exemplo, um aplicativo em que se coloca saldo para realizar os pagamentos do mês é chamado de carteira digital: uma versão online da carteira que guarda dinheiro. 

A Carteira Digital Serasa é gratuita e com ela é possível pagar contas online em um só lugar de forma fácil e segura, de boletos comuns a débitos veiculares. Veja como acessar:  

• Baixe o app da Serasa (iOS ou Android) ou acesse o site. 

• Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 

• Faça o login. 

• Pronto! É só aproveitar os serviços que a Carteira Digital Serasa tem para você.